A decoração com nichos está com tudo! Afinal, os nichos ajudam a decorar e a organizar. Eles trazem destaque às paredes e ainda dão uma “mãozinha” na hora de organizar livros, objetos decorativos, vasos de plantas, louças, itens de coleção e muitos outros detalhes.

Você sabia que os nichos são grandes aliados na decoração de espaços pequenos? Isso porque, como eles não têm portas, pesam menos visualmente.

E, o melhor de tudo, é que os nichos para decoração podem ser usados em diferentes espaços de casa. Quartos, salas, cozinhas, home offices e diferentes ambientes se tornam mais bonitos e organizados com os nichos certos.

Quer levar essas ideias para sua casa? Veja as dicas que a Madesa separou!

Para que serve o nicho de parede?

O nicho é uma espécie de prateleira, porém em formato de caixa — com fechamento nas partes laterais e superior.

Embora o formato quadrado e o retangular sejam os mais comuns, existem outras opções. Como o nicho hexagonal, octogonal e em formato de nuvens, estrelas etc., muito usados em quartos infantis.

Os nichos podem ser usados para diferentes funções. É mais comum que eles sejam empregados para organizar itens. Por exemplo: livros, cosméticos, objetos decorativos, brinquedos, utensílios de cozinha, eletroportáteis, entre outros.

Além de organização, os nichos também têm funções decorativas. Isso porque eles ajudam a transformar as paredes e adicionam um toque de sofisticação e modernidade aos espaços.

Como fazer a decoração com nichos? 5 dicas essenciais!

A decoração com nichos pode ser empregada em diversos ambientes de casa. Para bons resultados, é imprescindível tomar alguns cuidados. Veja as principais dicas que separamos.

1- Pense no estilo e no material do nicho

Os nichos podem ser encontrados em diferentes opções. Por isso, é importante encontrar um modelo que combine com a sua decoração e com o espaço onde será usado.

As versões de madeira são as mais conhecidas. Elas podem ser usadas em cômodos sociais, como na sala de estar ou de jantar, nos quartos, nas cozinhas, no hall de entrada etc. Nos banheiros, também é possível usar as versões de MDF ou MDP, desde que não sejam colocadas dentro do box.

Para essa área, uma opção muito usada é o nicho de porcelanato ou cerâmica. Ele é ideal para para organizar shampoos, condicionadores, máscaras e outros itens.

Além desses, você encontra nichos de vidro, de mármore, de metal, entre outros. Avalie onde o nicho ficará e qual material combina melhor com o estilo decorativo do ambiente.

2- Considere o formato e o tamanho do nicho

Os nichos são encontrados em diferentes formatos e tamanhos. Para entender qual é o ideal, avalie o local onde ele será instalado. Normalmente, a decoração com nichos é feita com uma composição de alguns nichos. Nesse caso, eles precisam ser menores.

Se você for usar apenas um nicho em destaque, por exemplo na parede da cabeceira da cama, vale a pena investir em um nicho maior.

Caso a ideia seja usar os nichos de maneira funcional, além de decorativa, por exemplo para organizar itens, pense em usar tamanhos diferentes. Ou seja, você pode usar nichos maiores e menores. Dessa maneira, será mais fácil organizar tudo o que precisa.

Nos quartos e home offices, uma ideia bacana é usar os nichos em substituição à estante de livros. Essa ideia é bem interessante para quem tem um quarto pequeno, que não comporta uma estante. Para fazer isso, você pode dispor vários nichos, lado a lado e um em cima do outro, criando uma espécie de estante, mas aproveitando o espaço da sua parede.

Se você vai dispor de objetos decorativos pequenos e deseja que o nicho valorize uma parede da sua  sala de estar, use nichos em formatos diferentes. Você pode usar, por exemplo, dois nichos triangulares e um nicho retangular no meio. E, dentro deles, incluir vasos de plantas, livros  ou porta-retratos.

Nos quartos infantis, os nichos em formatos lúdicos são mais usados. Por exemplo, em formato de nuvem, estrela, bichinhos, carrinhos etc. Pense em formatos que façam sentido dentro da proposta decorativa do espaço.

Nas cozinhas, os nichos aparecem junto dos armários ou também suspensos — como na bancada da cozinha americana ou sobre a ilha. Nesse caso, eles podem ter detalhes em serralheria, o que traz um aspecto bem moderno.

Caso vá usar os nichos nas cozinhas em substituição aos armários, pense no que irá dispor nesse espaço e no tamanho disponível no local, para encontrar o melhor formato e tamanho de nicho.

3- Avalie o posicionamento dos nichos na decoração

O posicionamento dos nichos interfere totalmente no resultado final da sua decoração. Veja algumas opções que você pode usar para compor sua parede:

Nichos alinhados: as peças são instaladas em linha reta, o que transmite a ideia de equilíbrio e seriedade. É um ótimo posicionamento para escritórios, home offices e locais que precisam passar mais confiança e rigidez;

Nichos irregulares: as peças são instaladas sem seguir um alinhamento tradicional, dispostas de maneira irregular pela parede. Assim, você consegue ter uma atmosfera mais leve e descontraída. A combinação é a mais usada em quartos e salas;

Nichos alternados: a ideia é usar nichos de formatos diferentes para formar sua composição. Você pode ir alternando entre um formato e outro. A composição funciona em diferentes espaços, dependendo de como você agrupa os nichos;

  • Nichos diagonais: os nichos são instalados em uma linha diagonal. Essa composição apenas funciona em paredes grandes;
  • Nichos-estante: a organização dos nichos é feita de tal maneira que, ao olhar para a parede, você terá a ideia de que é uma estante. Assim, é preciso usar nichos de formatos e tamanhos semelhantes, agrupados lado a lado e um em cima do outro. É ideal para quem precisa organizar muitos objetos, como livros ou utensílios de cozinha;
  • Espiral ou formatos geométricos: é possível agrupar os nichos para formar uma espiral, o que traz uma sensação de movimento à decoração. Ou, ainda, criando formatos geométricos, como quadrado, retângulo etc.

4- Saiba o que você irá colocar no nicho

Antes de pensar nos efeitos decorativos dos nichos, entenda qual será a funcionalidade deles. Analise quais materiais ou objetos serão usados no nicho. Assim, será mais fácil, também, avaliar se os nichos precisarão ter detalhes adicionais, como a luz de LED.

Caso vá adicionar  objetos decorativos, usar os nichos com LED é uma ótima maneira de valorizar esses elementos. A ideia é muito bacana para decorar salas e quartos. Você pode compor um ambiente com cerâmicas ou porcelanas e vasos nesses materiais, trazendo um toque sofisticado e luxuoso.

Já em uma varanda (seja ela integrada ou não), os vasos de plantas fazem muito sentido. É possível combinar, colocando vasos em alguns nichos, e decorações de áreas externas em outros, como estátuas e velas.

Na cozinha, você pode usar os nichos para expor seus itens mais bonitos. Como louças trabalhadas, copos e taças ou objetos decorativos. Os vasinhos de tempero e hortaliças também podem ser destacados nesses espaços.

Quem deseja criar um home bar, pode usar nichos e um aparador no espaço. Nos nichos, coloque as garrafas de destaque da sua coleção e algumas bandejas com taças. O resultado será funcional e bem bonito.

Mas, se a ideia é apenas organizar, que tal usar caixas? Assim, em alguns nichos, você pode colocar objetos decorativos e, em outros, caixas organizadoras, escondendo aqueles itens que você não deseja que fiquem à mostra. 

As caixas, claro, devem seguir um padrão, para ficarem bonitas no espaço.

5- Atenção à parede onde irá instalar a decoração com nichos!

A decoração com nichos é uma forma de destacar uma parede. Por isso, pense bem em qual parede deseja enfatizar. O ideal é que ela tenha destaque ou importância no cômodo, pois chamará a atenção de quem entrar no ambiente.

Nos quartos, a parede da cabeceira costuma ser a mais usada. Mas você pode criar um cantinho com mais privacidade, como um espaço de leitura, com nichos e uma poltrona confortável, o home office (caso ele divida espaço com o quarto) ou a área para se maquiar — usando os nichos para colocar perfumes ou jóias.

Nas salas, os nichos podem destacar a parede atrás do sofá ou aparecerem junto ao painel da TV, ajudando a organizar e decorar. Na sala de jantar, a área próxima ao aparador ou da mesa de jantar costuma ser a ideal.

Além desses espaços, você pode destacar as paredes de um corredor ou hall de entrada, trazendo mais vida a essas áreas — e também criar um cantinho mais intimista ou de meditação na varanda, por exemplo.

Caso o restante da decoração do espaço seja bem neutra, é possível brincar entre a cor da parede e os nichos. Você pode usar uma cor contrastante ao restante do espaço e destacar ainda mais os nichos e a sua decoração. Ou usar spots de luz para criar uma iluminação que valorize os itens dispostos.

Outra ideia é usar papel de parede no fundo do nicho, deixando o restante do espaço em cores neutras e claras. Ou, ainda, deixar a parede escura com nichos claros (o contrário também funciona muito bem).

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que a decoração com nichos pode unir aspectos decorativos e funcionais. 

Além de criarem um ponto focal nas paredes, os nichos ajudam a organizar diversos itens, como: vasos, objetos de decoração, livros, garrafas de bebida, louças, copos e taças, jóias, perfumes, discos de vinil, coleções etc.

Eles podem ser encontrados em diferentes tamanhos, formatos e materiais, combinando com vários estilos decorativos e podendo ser usados em diferentes ambientes.

Antes de comprar seus nichos, planeje sua decoração. Pense na parede que deseja destacar, nos objetos que irá adicionar ao nicho, na forma como eles serão colocados na parede e nas cores e detalhes que combinam melhor com o espaço. Não tem erro!

Agora você já sabe como fazer uma decoração com nichos bem bacana na sua casa! Aproveite para conferir as dicas que separamos para decorar com fotos e deixar seu lar muito mais personalizado e criativo!