Atualmente, os imóveis já não ganham tanta fama por serem espaçosos. Como consequência, as cozinhas pequenas estão sendo consideradas belas e funcionais, afinal, as necessidades das pessoas mudaram, e os espaços pequenos estão revolucionando o mobiliário – ao mesmo tempo em que ganharam o coração de muita gente.

Com isso, a ideia de que, quanto mais ampla a cozinha, melhor, ficou para trás! Hoje em dia, é possível criar uma cozinha pequena simples e, ao mesmo tempo, cheia de beleza e sofisticação. Descubra dicas práticas de como criar a sua!

Como montar uma cozinha muito pequena?

Desde a escolha dos móveis até a definição das cores, tudo importa quando o assunto é montar uma cozinha pequena e moderna! O primeiro passo é levar em consideração que o seu espaço é compacto e, a partir disso, pensar em formas de aproveitar cada cantinho dele.

Vamos ao que interessa? Veja 5 dicas para montar uma cozinha pequena:

1 – Aposte na cozinha americana pequena

Moderna, funcional e sofisticada: essas são as três palavras que definem muito bem a cozinha americana pequena. Ela consiste em uma cozinha ligada à sala de estar – ou seja, não tem nenhuma parede separando os dois ambientes, o que promove a sensação de um espaço mais amplo e moderno.

Neste caso, é essencial combinar o mobiliário da sala com os móveis da cozinha. Opte por tonalidades similares e evite utilizar cores muito vibrantes nessa composição. Elas pesam o ambiente e reduzem a amplitude que o estilo de cozinha americana pequena proporciona.

2 – Opte por prateleiras e armários suspensos

Como você não conta com muito espaço, o ideal é deixar áreas livres para a circulação. Um armário de cozinha pequeno, por exemplo, pode ficar suspenso ao lado ou no meio de prateleiras – que são peças-chave quando o assunto é otimização. Além disso, mesclar móveis com e sem portas aumenta ainda mais a sensação de amplitude na sua cozinha.

Muito mais do que optar por móveis suspensos, essa é uma opção para criar um design diferenciado e arrasar na decoração. E não se esqueça da famosa frase: “Menos é mais”.

3 – Prefira cores mais claras

Cores escuras tiram a claridade do ambiente – principalmente se a sua cozinha não tiver uma janela ampla. Isso não quer dizer que você não possa usar cores para compor sua cozinha pequena, mas, sim, que você deve ter cautela com as tonalidades, e dar preferência aos tons mais claros e neutros, nesse caso.

Ter uma parede branca, por exemplo, já é meio caminho andado! Se os seus móveis forem brancos ou em um tom pastel, você pode apostar em um estilo de decoração mais vibrante – porque tudo é questão de equilíbrio!

Ah, aqui vai uma dica extra: utilizar pendentes na iluminação, é uma forma de tornar a sua cozinha pequena mais aconchegante e com aquela famosa sensação de amplitude que nós já conversamos antes.

Confira a paleta de cores para cozinha e descubra a que mais combina com você!

4 – Use e abuse das paredes!

Colocar alguns utensílios na parede, além de ser uma forma de otimizar espaço, também é um modo de decorar a sua cozinha. Pendurar frigideiras e outros itens em ganchos, é um ótimo jeito de liberar espaço, deixando a sua cozinha muito mais funcional e, claro, trazendo uma decoração cheia de estilo ao ambiente. 

Além disso, os trilhos também são opções modernas e inteligentes para pendurar colheres, facas, escumadeiras e o que mais você achar que combina com a sua cozinha!

5 – Eletrodomésticos embutidos

Embutir eletrodomésticos, como forno e micro-ondas, é a escolha perfeita para projetos de cozinha planejada pequena. Além de garantir mais espaço à sua cozinha, esse estilo garante muita beleza e sofisticação – e você pode personalizá-la do seu jeitinho. 

Esteja sempre atento às entradas dos fios, para que você não tenha problemas com a questão elétrica – evitando aquelas situações indesejadas na execução do seu projeto.

Qual é o preço de uma cozinha pequena?

Quando falamos em cozinha prática e funcional, nos referimos a uma cozinha feita de forma personalizada, em que cada módulo pode ser adaptado de acordo com o seu espaço. O valor vai depender do material que será utilizado – MDF ou MDP, do layout, dos acabamentos, acessórios e, principalmente, das medidas necessárias.

Para ambientes mais pequenos, uma cozinha compacta é uma boa pedida, garantindo um ótimo aproveitamento do seu ambiente.

Na Madesa, você encontra diversos modelos de cozinha pequena, assim como inúmeras opções de módulos para você criar e decorar o seu ambiente da forma que achar melhor. Visite nosso site e confira as opções disponíveis!