Os apartamentos pequenos têm ganhado cada vez mais popularidade, considerando a busca por estilos de decoração atuais, principalmente nos maiores centros urbanos brasileiros.

Então, se você mora em um local mais compacto, já deve ter se perguntado sobre o modelo de mesa de jantar ideal para a sua sala, certo? Pensando nisso, separamos dicas para não errar na escolha do móvel. Confira os detalhes e garanta um cantinho cada vez mais otimizado!

Como escolher mesa de jantar para apartamento pequeno?

Para garantir o melhor para o seu lar, é preciso se atentar para algumas questões bem importantes. Veja abaixo as nossas top 7 indicações!

1 – Tenha as medidas do espaço

De nada adianta se apaixonar por aquele móvel tão desejado e ele não caber no espaço disponível do seu apartamento. É por isso que, antes de mais nada, é preciso ter em mente todas as medidas exatas do cômodo que será ocupado. Assim, fica muito mais fácil filtrar as opções.

Lembre-se de arredondar as medidas sempre para mais. Dessa forma, ainda sobra um espacinho extra para aqueles casos de emergência.

2 – Defina a decoração do ambiente

Agora é o momento de saber qual será a decoração que vai complementar os outros espaços do ambiente. E essa tarefa pode ser tornar bastante prazerosa. 

Você pode optar por diferentes propostas decorativas, como:

  • Clássica;
  • Colorida;
  • Vintage;
  • De madeira;
  • De concreto;
  • Móveis tombados.

E muitas outras possibilidades. Tudo isso será essencial para escolher o móvel mais compatível com o seu estilo e personalidade. 

3 – Aposte em móveis multifuncionais

Isso não vale somente para sua mesa de jantar, mas para todos os móveis que irão compor o ambiente. Opte por modelos funcionais como, por exemplo:

  • Banco baú: uma das opções mais procuradas pela sua funcionalidade, o banco baú possui um fundo embaixo das almofadas que pode ser usado para armazenar produtos em sua base, sejam panelas, paninhos ou outros utensílios da casa;
  • Mesa dobrável: essa possibilidade é ótima para quem quer aproveitar o máximo do espaço. O móvel pode ser transformado em um banquinho, em uma bancada ou recolhido para ser guardado no cantinho da cozinha, por exemplo;
  • Móveis com nichos: tanto na parte inferior, nas laterais ou demais possibilidades, as opções de móveis que possuem gavetas acopladas ou nichos são uma excelente pedida para organizar os utensílios ou objetos decorativos.

São muitas as possibilidades. Tudo o que você precisa é encontrar aquele móvel que consiga dar o match perfeito com o estilo de decoração do seu ambiente e, assim, colocá-lo para jogo!

4 – Prefira cores mais claras

As colorações mais claras dão a impressão de amplitude, fazendo com que o cômodo pareça maior do que realmente é. Assim, algumas das cores mais indicadas são:

  • Branco;
  • Bege;
  • Gelo;
  • Off white.

Evite aqueles móveis ou tonalidades mais escuras, elas “fecham” a luminosidade local e reduzem ainda mais o espaço, que já é compacto.

5 – Cozinha americana

Outra opção muito interessante e adotada por várias pessoas, seja para espaços pequenos ou aqueles mais amplos, é a cozinha americana – sendo uma proposta super indicada quando há a separação entre os ambientes. 

A cozinha americana geralmente possui uma ilha ou uma bancada que amplia a usabilidade dos dois espaços. Acomodar uma bancada é uma das ideias mais utilizadas, visto que é possível fazer a integração da cozinha do apartamento com a sala de estar ou jantar, por exemplo. 

Por isso, basta encontrar aquele móvel que melhor atende a necessidade em questão, a decoração local e, claro, apostar nele. Com certeza você não vai se arrepender do resultado!

6 – Troque cadeiras por bancos

Se você possui pouco espaço para inserir cadeiras, uma boa ideia é optar por bancos de madeira ou de outros materiais. Além de serem super estilosos, podem otimizar muito bem o espaço, acomodando mais pessoas com maior conforto e praticidade.

Entre os mais variados modelos disponíveis, selecione aquela cor que mais gosta e o modelo que melhor complementa a decoração e, pronto!

7 – Defina o formato do móvel

São muitas as ideias para escolher a mesa correta para sua sala de jantar. Outra dica importante é selecionar o formato ali posicionado:

  • Mesa retangular;
  • Mesa arredondada;
  • Mesa oval;
  • Mesa bistrot;
  • Mesa dobrável;
  • Mesa redonda.

Essa também é uma possibilidade para filtrar com mais precisão o que será escolhido, portanto, tenha atenção e não deixe de selecionar o modelo preferido.

Acesse a Loja Madesa e confira mais estilos e propostas de móveis para a sala de jantar e para a casa toda. Encontre aquele que melhor combina com a sua personalidade.

E para decorar a sua sala de jantar com muito estilo, fique por dentro das dicas e móveis essenciais para criar uma composição perfeita.