Já pensou em ter uma área gourmet na sua casa? Saiba que é cada vez mais comum as pessoas sonharem com um cantinho assim em seus lares. Que tal torná-lo realidade? O foco principal desse ambiente é, sem dúvidas, a interação, proporcionando um clima descontraído e muito propício para um almoço em família, uma refeição especial ou apenas um encontro para saborear alguns drinks.

E sabe o que é legal de tudo isso? A área gourmet pode ser inserida em diferentes ambientes, como na área comum de um apartamento ou condomínio, ou em um espaço privado, podendo ser uma continuação da cozinha ou da varanda, além de outras possibilidades criativas.

Tendo o espaço e as necessidades de uso definidas, é hora de pensar nos móveis que farão parte da sua área gourmet. Pensando na funcionalidade e ótima acomodação de todos, separamos ideias de móveis mais indicados para o espaço, além de dicas imperdíveis de como aproveitar cada cantinho disponível, deixando sua área gourmet simplesmente incrível. Siga com a gente!

Área gourmet para casa: dicas imperdíveis!

Monte a sua na varanda

A primeira super dica aqui é utilizar a varanda para montar a área gourmet na sua casa. Nesse ambiente, você pode aproveitar toda a privacidade disponível e imprimir a sua personalidade no espaço, deixando tudo do jeito que você sempre sonhou. 

Para que a sua área gourmet fique ainda mais convidativa, você pode incluir uma geladeira maior, uma adega ou uma geladeira específica para armazenar as bebidas. Caso conte com um espaço maior na sua varanda, é bacana explorar o espaço para inserir itens que proporcionem lazer e que possam trazer um clima descontraído e de interação à sua área gourmet. Uma mesa de sinuca, pebolim e diferentes objetos para jogos podem ser ótimas opções, e você pode apostar naqueles que melhor combinam com o seu gosto e estilo. 

Aproveite a churrasqueira

Outra dica bem interessante na hora de definir o espaço para montar a sua área gourmet é observar se ele conta com churrasqueira. Assim, o espaço escolhido pode ser adaptado e você pode criar a sua área gourmet perfeita. Quer saber como?

Para ter um ótimo aproveitamento, instale um fogão propício para as refeições mais elaboradas ou outros equipamentos, como uma geladeira específica, um freezer para bebidas, forno elétrico e outros itens que você deseja ter em sua área. Planejar as necessidades de uso do espaço já é um bom passo para auxiliar você a definir os móveis que irão compor a sua área gourmet. 

Lembrando que esse é um ambiente que pode ser inserido tanto em casas quanto em apartamentos, onde a criatividade e orçamento devem andar juntos para implementar o seu cantinho. 

Integre espaços

Falamos, aqui, de ambientes que já existem na casa e que podem ser adaptados para virar a sua área gourmet. Saiba que também é possível integrar espaços que já existem na casa – gerando muita economia e proporcionando uma transformação no local. Você pode integrar, por exemplo, a cozinha junto com a sala, a sala com a sacada, ou a cozinha com a varanda. Como você já percebeu, as opções são variadas.

Ambientes em conceito aberto tem sido uma tendência muito explorada na arquitetura e decoração de interiores, principalmente por ampliarem os espaços e incentivarem o convívio em diferentes disposições. Então, se você se interessa pela integração e ótimo aproveitamento de espaços, o conceito aberto é uma ótima ideia para investir e se inspirar. 

Móveis mais usados: inspire-se!

Bancadas e ilhas

Para tornar a sua área gourmet ainda mais funcional, as bancadas e ilhas são ótimas aliadas para essa finalidade. São móveis excelentes para distribuir os seus utensílios mais utilizados, tanto de cozinha, de churrasqueira ou outros equipamentos necessários.

Como a área gourmet é um espaço propício para a integração, as bancadas e ilhas acabam indo de encontro com essa proposta. E, para garantir uma boa socialização entre os convidados, você pode investir em banquetas altas, onde as pessoas podem ficar sentadas ao redor do móvel, conversando e interagindo durante a refeição. 

Mesas compridas

Se o seu ambiente é espaçoso e você deseja aproveitá-lo bem para acomodar os seus convidados, investir em uma mesa comprida pode ser a peça-chave do seu espaço gourmet. Uma mesa comprida é ideal para que todos se sintam confortáveis e possam interagir ao longo do encontro.

Além disso, se você deseja usufruir de uma mesa espaçosa, vale a pena conhecer os modelos disponíveis, para acertar muito bem na hora da escolha. Você pode optar por modelos de mesa altas, baixas, de madeira, de plástico, de ferro e outras possibilidades. Desde formatos, cores e materiais: use a sua criatividade e faça com que a sua personalidade esteja representada no cômodo.

Pendentes e luminárias

Outra dica que não poderia ficar de fora diz respeito à iluminação. Ela é, sem dúvidas, o ponto chave para melhorar a acomodação dos convidados, considerando as tarefas que ali serão executadas e, principalmente, aquelas relacionadas à culinária.

São várias as opções disponíveis, como pendentes, luminárias, lustres e outras opções, que podem ser combinadas com o estilo e tema da área gourmet. A iluminação do ambiente também contribui para ativar sentimentos e sensações, por isso, defina a atmosfera que você deseja transmitir.

Se você tem a intenção de criar um espaço mais rústico, peças com madeira, ferro e aço são ótimas sugestões, além de tantas outras temáticas possíveis de decoração. 

Cadeiras, poltronas e sofás

E, quando o assunto é conforto e bem-estar, contar com cadeiras, poltronas e sofás aconchegantes é extremamente importante, principalmente para acomodar os convidados, seja para relaxar, para promover a interação ou para descontrair. Um espaço goumert deve ser acolhedor e, como já mencionamos, existem móveis essenciais para esse espaço.

Para atender perfeitamente o que você procura, existem diferentes modelos que vêm de encontro com a disposição do seu espaço. Separamos algumas dicas para agregar conforto e praticidade ao seu dia a dia:

  • Sofás retratéis – são ótimos aliados para otimizar o seu espaço. Além de serem confortáveis, eles possibilitam uma ótima acomodação dos convidados.
  • Sofás como canto alemão – excelentes opções para aproveitar cada cantinho da sua casa, além de trazer um charme ao espaço.
  • Puffs – perfeitos para dar um up no conforto e na descontração da sua área gourmet.
  • Banquetas altas – além da sofisticação, as banquetas auxiliam na acomodação de todos os convidados, podendo ser super funcionais. 
  • Banquetas menores – elas podem ser com ou sem encosto, de acordo com as suas necessidades e preferências.
  • Cadeiras de madeira – se você quer trazer um estilo mais rústico à decoração da sua área gourmet, as cadeiras de madeira irão combinar super bem com a proposta.
  • Cadeiras de plástico – opções modernas e funcionais, muito práticas para a sua área. 

Como você pôde notar, são muitas as possibilidades para deixar a sua área gourmet personalizada e cheia de estilo. E, para que isso seja possível, use a sua criatividade na hora de escolher os seus móveis.

Montando sua área gourmet com a Madesa

Agora que você já sabe tudo sobre como montar a sua área gourmet, a Madesa pode auxiliá-lo na escolha ideal dos seus móveis. Isso mesmo! Na nossa Loja oficial você encontra móveis práticos e funcionais para agregar conforto ao seu cantinho. Não perca tempo e já nos siga nas redes sociais para acompanhar as nossas novidades. Estamos sempre atualizando o Blog Madesa com dicas de conteúdo super inspiradores para você colocar em prática na sua casa!