Quarto infantil: como deixá-lo funcional e bonito

O planejamento do quarto infantil, além de ser uma tarefa bem divertida, é feito com muito carinho e atenção, afinal, é aquele cantinho mega especial preparado para os pequenos. Uma proposta bem bacana, pensando na decoração, é refletir a personalidade e o mundo da criança, explorando diferentes itens decorativos para compor o cômodo.

Porém, além de personalizado, o quarto infantil precisa ser prático e funcional, certo? Tanto para a criança quanto para os pais, que também irão curtir bastante o ambiente. Então, a nossa dica de ouro é: escolha móveis práticos e acessíveis, que atendam perfeitamente as necessidades da criança. Quer saber como? Siga com a gente!

Dicas de como escolher móveis para quarto infantil

Sabe aqueles móveis essenciais que não podem sair de cena do quarto infantil? Então, nós preparamos uma lista especial para facilitar, e muito, na hora de definir os móveis para esse espaço. Mas, antes de começar, vale reforçar que é importante dar preferência para os móveis atemporais, que são super fáceis de adaptar conforme o desenvolvimento da criança.

1 – Berço e cama infantil

Além de prezar pelo conforto, que tal escolher uma cama infantil divertida? Isso mesmo! As crianças são atraídas pela novidade e pelo diferente. Principalmente durante a fase de troca entre o berço e a cama, é legal escolher modelos mais descontraídos, estimulando as crianças nessa fase. Um exemplo bacana é personalizar a cama com diferentes temáticas. Outra ideia é utilizar luzinhas na parte superior do móvel, explorando a iluminação e dando um charme incrível na decoração do quarto. 

2 – Guarda-roupa

Um guarda-roupa infantil versátil e funcional é essencial para organizar todas as roupas, calçados e brinquedos das crianças, deixando tudo prático e à mão na hora de utilizar. No momento da escolha, considere a circulação do ambiente e preze pela otimização do espaço interno, pensando na maior praticidade para o seu dia a dia.

E, aqui, vai mais uma super dica: quer dar ainda mais amplitude ao quarto do seu pequeno? Muito simples! Opte por modelos de guarda-roupa com espelhos nas portas e garanta a sensação de um quarto amplo e aconchegante.

3 – Cômoda 

Os móveis para quarto infantil estão ficando cada vez mais modernos e funcionais e, um móvel que não pode ficar de fora, é a cômoda. Vale ressaltar as diversas funções da cômoda: elas podem ser utilizadas unicamente para guardar as roupas da criança, ou servir como móvel multiuso, funcionando como trocador, por exemplo. Defina as suas necessidades e faça a escolha do modelo ideal, que vem ao encontro da sua rotina. 

4 – Estante e prateleiras

E, que tal transformar o quarto infantil em um ambiente estimulante e que favoreça o aprendizado das crianças? Para isso, você pode usar estantes, prateleiras e nichos com objetos, organizando livros e brinquedos, por exemplo. Deixe tudo bem acessível e ao alcance das crianças, assim fica muito mais fácil para elas escolherem o que querem ler ou brincar. 

5 – Escrivaninha 

A escrivaninha é uma grande aliada na hora das tarefas das crianças. Um móvel prático e essencial para auxiliar na realização de atividades divertidas e para estudar com mais atenção. Além disso, ter uma escrivaninha no quarto contribui para a decoração do espaço, basta explorar a criatividade e escolher o melhor modelo para o seu cantinho! Uma sugestão é dar maior destaque à parede em que a escrivaninha ficará localizada. Essa é uma opção para estimular a criança, proporcionando bons momentos de aprendizado. 

Decoração para quarto infantil

A personalidade e o gosto das crianças devem ser considerados na hora de fazer a decoração do quarto infantil, afinal, são eles que vão passar a maior parte do tempo nesse ambiente. 

Na hora de decorar, considere o universo infantil mas, tenha cuidado para não cometer exageros. Dê atenção aos detalhes. Vale a pena investir em uma parede de destaque, escolhendo uma temática e um papel de parede bem criativo, por exemplo. 

Explorando bem cada cantinho, fica fácil transformar o cômodo em um espaço perfeito para a diversão e bem-estar dos pequenos, além de ser funcional, prezando sempre pela facilidade na hora da arrumação. 

Além disso, para que o ambiente fique com a carinha dos pequenos, é indispensável explorar as cores. As cores claras são ótimas aliadas de ambientes compactos. Para quarto infantil pequeno, é interessante manter uma base neutra nas paredes, como o branco, off white, cinza ou bege claro. O complemento da decoração ficará por conta dos detalhes coloridos, que irão trazer um ar mais descontraído e alegre ao ambiente. O colorido pode ser explorado através de um tapete, almofadas, nichos, prateleiras, quadros e fotografias. 

Para manter a organização no ambiente, é bem útil investir em cestos, caixas e baús nichos, deixando tudo acessível e em ordem. Você também pode usar uma estante escada para armazenar os livros e organizar os brinquedos, contribuindo para a decoração e deixando o ambiente muito mais funcional.

Quarto infantil planejado vale a pena?

Apesar do projeto demandar um maior investimento, o quarto infantil planejado pode oferecer diversas vantagens. O cômodo contará com móveis personalizados e com o estilo de decoração que você desejar.

Outra vantagem do quarto infantil planejado está na questão da otimização do espaço, pois todos os móveis são feitos sob medida para ocupar o espaço adequado no ambiente sem comprometer a circulação.

Porém, se você considerar as mudanças na personalidade e nos gostos da criança, os móveis modulados podem ser mais adequados nesse sentido. O grande benefício é a facilidade de adaptação, sem contar que, quem gosta de dar aquela inovada no ambiente, os modulados são perfeitos para você. Ou seja, é possível renovar o ambiente de forma rápida e bem mais acessível. É importante analisar as suas intenções e optar pela melhor solução.

Agora que você já está por dentro de tudo o que precisa saber para transformar o quarto dos pequenos em um ambiente bonito e funcional, acompanhe a nossa loja oficial e garanta o móvel perfeito para o seu cantinho. O Blog Madesa está cheio de dicas e novidades de decoração super úteis para você se inspirar!