O terrário com suculentas é um detalhe que faz toda diferença na decoração dos ambientes. Delicado, ele pode aparecer decorando inúmeros cômodos. Além disso, tem a vantagem de ser fácil de cuidar. Perfeito para quem não tem tantas habilidades com jardinagem.

Se você não tem ideia de como montar o seu terrário com suculentas, veja as dicas que a Madesa separou!

O que é um terrário de suculentas?

O terrário é um recipiente onde são reproduzidas as condições ideais para que os seres vivos se reproduzam. Assim, um terrário de suculentas cria o ambiente perfeito para que diferentes espécies de suculentas possam se reproduzir  e crescer  de forma saudável 

É possível criar terrários de diferentes tamanhos, inclusive versões em miniaturas. A principal característica é o equilíbrio. Então, ele deve simular as condições da natureza.

Quando bem montado, um terrário não precisa de quase nenhuma manutenção, sendo auto sustentável por anos.

Como decorar com um terrário de suculentas?

O terrário em si deixa qualquer espaço muito mais bonito e moderno.  Se você for montar um terrário de suculentas, ele pode ser aberto ou fechado. Mesmo os abertos, exigem manutenção mínima, porque as suculentas não precisam ser regadas com muita frequência.

Você pode usar o terrário em diferentes espaços da sua casa. Para decorar a sala de jantar, sobre uma mesa ou um aparador, em quartos, banheiros, salas e diversos outros ambientes.

O resultado será um espaço moderno e com um toque natural incrível. E o melhor de tudo, sem ter que passar horas cuidando das plantinhas.

Como montar um terrário com suculentas?

Já está convencido de que o terrário com suculentas é a opção ideal para transformar a sua casa? A boa notícia é que dar vida a  essa ideia não é muito complicado. Veja os principais passos.

1 – Escolha o recipiente

O passo inicial é definir o recipiente onde você irá montar o seu terrário com suculentas. O mais tradicional é usar o vidro transparente. Mas você pode aproveitar o que tiver em casa. Como vasos comuns, jarros, garrafas ou vasilhas.

Antes de definir, pense se você irá montar um terrário aberto ou fechado. Os terrários abertos são compostos por suculentas que se adaptam melhor à luz direta e necessitam de menos água para sobreviver. Já os fechados são indicados para espécies de luz indireta e que gostam de ambientes úmidos.

Se você está começando agora, prefira os terrários fechados. Assim, você não precisará fazer grandes intervenções.  Afinal, não será preciso regar.

2 – Defina as espécies

Depois de definir o recipiente e o tipo de terrário, é hora de escolher as espécies de suculentas. Para isso, a dica é avaliar as condições de luz e de umidade do local onde você irá colocar o terrário de suculentas.

Em geral, todas as suculentas precisam de mais sol. Porém, existem espécies de meia sombra, que devem ficar, no máximo, 4 horas no sol e o restante do tempo em ambientes protegidos da incidência solar.

Evite misturar suculentas de sol pleno e de meia sombra em um mesmo terrário, principalmente se  você estiver começando. Caso você não saiba  quais as características da suculenta que escolheu, comece cultivando-a em meia sombra e acompanhe o seu desenvolvimento.

Caso a plantinha comece a crescer alongada, como se estivesse procurando luz, então ela precisa de mais horas por dia de sol. Vá mudando o local do terrário, até que a suculenta se desenvolva bem.

Misturar as aloés  com os cactos é uma boa ideia, porque essas espécies gostam de sol pleno. Assim como as crassulas com as haworthias, que preferem sombra.

3 – Atente-se para o substrato

O substrato é um ponto super importante. Afinal, ele deve ser compatível com as características e necessidades da espécie de suculenta que você escolheu. Além disso, é importante investir em algumas pedrinhas.

Mais do que decorar, elas ajudam na drenagem da água. Lembre-se que as suculentas são plantas naturais do deserto. E por isso não gostam de ambientes extremamente úmidos.

O substrato escolhido deve ser de boa qualidade, com fertilizante para ajudar no desenvolvimento das plantas. Outra dica é preferir por substratos porosos, que seja formulado com areia de construção ou outro material que impeça o acúmulo de água.

Se for possível, prefira um substrato que misture diferentes ativos, como terra vegetal e areia, e também condicionador de solo, húmus de minhoca e fontes de nutrientes como calcário, superfosfato e esterco.

4 – Faça a montagem

A montagem é uma etapa crucial para garantir que suas plantas terão o ambiente correto para crescer e se desenvolver.

As pedras mais indicadas são cascalho de rio, pedras de aquário e alguns cristais. Evite as granilhas (brancas e coloridinhas) porque elas contêm substâncias que alteram o pH da terra, o que prejudica o desenvolvimento das suas suculentas.

Coloque primeiro uma camada de drenagem de pedras menores. Depois coloque o substrato e, por último, as suculentas. Finalize com algumas pedras maiores para decorar.

5 – Decore

Agora que você já fez toda a parte “obrigatória”, começa a diversão: decorar o seu terrário de suculentas. Solte a criatividade. Use pedras maiores, folhas secas, peças em biscuit, cristais, itens em miniatura e o que mais desejar.

Você pode até criar um jardim de fadas, que é muito fofo. Ou usar elementos de jardinagem em miniatura, como mini bancos, mini cogumelos e outros enfeites.

Como cuidar de um terrário?

Para que seu terrário de suculentas se mantenha sempre bonito, é importante ter alguns cuidados básicos. Lembre-se que, no caso das suculentas, menos água é sinônimo de mais saúde.

Como regar terrário com suculentas?

Os terrários de suculentas de vidro, como não costumam ter furos, precisam de uma rega ainda menor. Além disso, você deve caprichar na camada de drenagem, evitando acúmulo de água. Se for montar um terrário no vaso de barro, que puxa bem a umidade e tem furos, pode fazer uma rega um pouco mais generosa.

A frequência dependerá do clima da região. Quem vive em locais frios ou está atravessando um inverno mais rigoroso, pode regar a cada 15 dias. Isso considerando que você tem um terrário de vidro, acrílico ou outros materiais semelhantes e sem furo.

Para locais mais quentes ou para terrários em vasos de barro ou com drenagem, regue a cada 7 dias.

Mais importante que essas dicas, contudo, é observar o estado da terra. Se, passados os 15 dias, a terra ainda estiver úmida, não regue. Por outro lado, se em 3 dias, você notar a terra seca, é hora de regar.

Se você tem dificuldade para verificar o estado da terra, use um palitinho de churrasco. Espete na terra e, caso ele saia limpo, a terra está seca e você precisa regar. Caso saia sujo, a terra ainda está úmida.

Adubação

A adubação é uma etapa crucial na hora de cuidar de um terrário de suculentas. O mais indicado é usar o adubo líquido, porque será mais fácil de aplicar. 

Para a diluição, sempre siga as orientações do fabricante indicadas na embalagem do produto. Nunca use o adubo puro, porque ele é muito forte e pode matar suas plantinhas.

O ideal para as suculentas crescidas e já estabelecidas é o NPK 10-10-10. Já se a planta estiver na fase de floração, você pode usar proporções com níveis menores de nitrogênio, como NPK 4-14-18 ou 4-14-8.

Limpeza

A limpeza do terrário deve ser feita de tempos em tempos. Pois, se o vidro estiver sujo, será mais difícil para sua planta fazer a fotossíntese.

Use uma pinça com gaze para alcançar todos os cantinhos e deixar o recipiente sempre limpo. Não há uma frequência certa para a limpeza, você pode observar conforme as necessidades do seu terrário.

Inverno

Uma dúvida comum é sobre como cuidar do terrário de suculentas no inverno. A principal dica é manter o seu terrário em um local protegido e abrigado das baixas temperaturas e dos ventos. Especialmente no caso dos terrários abertos. 

Como o inverno brasileiro é mais seco, pode ser necessário regar a plantinha mais vezes. A dica do palito de churrasco é ótima para fazer o monitoramento da frequência ideal.

Outra dica bacana é aproveitar o inverno para fazer a adubação. Pois, assim, você oferece um reforço a mais para a suculenta aguentar os dias de frio.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil montar um terrário com suculentas aí na sua casa? Siga a Madesa no Instagram e receba mais dicas e inspirações incríveis para transformar sua decoração!