Saber como organizar a casa é fundamental para quem deseja tornar o lar mais funcional. Porém, nem sempre é fácil manter tudo em ordem – principalmente com a rotina corrida e com todos os afazeres domésticos, não é?

A boa notícia é que organizar a casa não é nenhum bicho de sete cabeças – e com algumas dicas simples e práticas, você consegue deixar tudo no lugar e manter sua casa organizada.

Quer saber como? Veja as dicas que separamos!

10 dicas para organizar a casa

Criar uma rotina e definir onde cada objeto ficará são dicas fundamentais de como organizar a casa que tornam o seu dia a dia mais funcional. As ideias que separamos abaixo vão te ajudar muito nessa tarefa! Confira:

1. Organize um cômodo por dia

Se a bagunça está muito grande, o ideal é começar separando um dia para cada cômodo. Por exemplo, um dia para os quartos e banheiros, outro para a sala e mais um para a cozinha.

Querer fazer tudo em um único dia lhe deixará extremamente esgotado, e você poderá acabar não conseguindo fazer tudo o que planejou, tornando o processo mais desgastante do que realmente é.

2. Tenha um lugar definido para cada coisa

Ter um local específico para guardar cada coisa é uma dica muito importante de como organizar a casa e mantê-la sempre em ordem. Mas é claro que essa divisão de espaço deve seguir alguns pontos importantes.

Sempre pense em termos de funcionalidade. Assim, tente deixar os itens que você usa com maior frequência em locais práticos de serem acessados. Por exemplo, no guarda-roupa, separe as primeiras gavetas para as roupas do dia a dia e da estação – e guarde no maleiro ou em prateleiras mais altas, dentro de caixas, as roupas de inverno e os casacos, caso você esteja no verão.

3. Separe o que não usa mais ou está fora do prazo de validade

Na hora de realizar a organização da casa, é importante se desapegar daqueles itens que você e sua família não usam mais, abrindo espaço para os itens novos.

Para arrumar o guarda-roupa, separe as peças que podem ser doadas e aquelas que devem ser descartadas. Na cozinha, abra os armários e a geladeira e faça uma limpa, jogando fora itens vencidos. Aproveite e faça uma boa limpeza dentro do guarda-roupa e armários de cozinha.

4. Use organizadores e etiquetas

Essa é uma das dicas mais valiosas de como organizar a casa! Os organizadores são ótimos aliados e ajudam a deixar tudo em ordem. Na cozinha, dentro das gavetas, use organizadores de talheres e potinhos e cestos para os alimentos. Não se esqueça de etiquetar, incluindo o nome do alimento e a data de validade.

No guarda-roupa, as gavetas podem receber organizadores em formato de colmeia, por exemplo, para guardar meias, lingeries e acessórios. Você também pode usar caixas organizadoras transparentes ou sacos plásticos próprios para guardar cobertores, casacos e outros artigos que não são usados com frequência.

Os cestos aramados podem ser usados para organização da roupa de cama ou das toalhas. Para facilitar, eles podem ser separados em pequenos kits, com toalhas de rosto e de banho, por exemplo.

5. Organize corretamente as panelas e os potes plásticos

As panelas e os potes plásticos costumam ser os itens mais difíceis de serem organizados dentro da cozinha, justamente porque são maiores e tomam mais espaço útil. Porém, deixá-los em ordem não é nada impossível!

Normalmente, as panelas são guardadas no armário, embaixo da pia, porque ficam mais próximas do fogão. Quando for organizar, deixe aquelas que você usa com frequência mais à frente, facilitando o seu alcance. Outra dica é empilhar as panelas por tamanho. As tampas podem ser guardadas em um porta-tampa colado na porta do armário ou em uma das gavetas.

Os potes plásticos devem ser guardados destampados, para que não peguem cheiro. Você também pode usar a estratégia de empilhá-los do maior para o menor, guardando as tampas separadas em outro compartimento. Para deixar a geladeira mais prática, prefira os potes transparentes e de vidro.

6. Guarde todos os eletroportáteis no mesmo lugar

Já deu para perceber que uma das coisas que parecem mais complicadas quando pensamos em como organizar a casa é a cozinha, não é mesmo? Afinal, esse é um ambiente que usamos com frequência – e abrange inúmeros itens de formatos e tamanhos diferentes.

No caso dos eletroportáteis (batedeira, liquidificador, espremedor de fruta etc.), a dica é separar um espaço para guardá-los todos juntos na sua cozinha. Assim, você economiza tempo tendo de procurá-los.

Caso faça uso diário de algum desses equipamentos, como o liquidificador ou a torradeira, deixe-os na frente ou coloque-os sobre a bancada (caso haja espaço e não vá criar uma sensação de desorganização).

7. Organize temperos e panos de prato

Outra dica para organizar a cozinha é se atentar aos pequenos itens, que acabam ocupando espaço e tornando nossa rotina mais complicada, como os temperos e os panos de prato.

Os temperos podem ser organizados em potinhos e colocados em um local específico dentro do armário, em cestinhas ou até usar potinhos de vidro com ímã e colocá-los em um painel, aproveitando algum espaço livre da parede da cozinha.

Para guardar os panos de prato, separe uma gaveta exclusiva para eles. Caso você tenha muitos, guarde-os em rolinhos. Se tiver apenas alguns, poderá usar a mesma gaveta que guarda a toalha de mesa e os jogos americanos, por exemplo.

8. Organize corretamente os sapatos

Nos quartos, os sapatos são sempre itens complicados de serem organizados. Se eles forem ficar em uma sapateira ou uma prateleira, deixe-os um à frente do outro, assim, será mais fácil visualizar onde está cada par.

Caso vá guardá-los embaixo da cama, use caixas organizadoras transparentes e tenha atenção com alguns materiais que precisam “respirar”, como os calçados de couro.

As botas devem ser guardadas com o cano esticado, para que não fiquem tortas. Uma dica é usar um macarrão de piscina dentro de cada bota (aí é só cortar para a altura do cano).

9. Atenção aos brinquedos das crianças

Lidar com brinquedos espalhados é uma rotina em casas com crianças, mas é possível deixar tudo mais organizado. Invista em cestos organizadores lúdicos e divertidos e em prateleiras em formatos inusitados.

Aproveite e ensine as crianças desde cedo a guardarem os brinquedos após usarem, fazendo isso como se fosse uma brincadeira e tornando esse momento mais divertido.

10. Considere os fios e os controles remotos

Na sala de estar, os fios e os controles espalhados acabam gerando uma sensação de desorganização e, por isso, devemos solucionar esse problema quando pensamos em como organizar a casa.

Prefira os móveis com espaços para a passagem dos fios, deixando-os embutidos ou escondidos. O ideal é que os fios não fiquem no chão, porque juntam poeira e dão uma sensação de bagunça. Você pode usar prendedores de fios para fixá-los nos móveis.

Para os controles remotos, existem algumas opções, como caixinhas organizadoras ou aqueles compartimentos próprios, que podem ser colocados no braço do sofá.

Como organizar uma casa pequena?

As ideias de como organizar a casa que trouxemos acima são ótimas, mas algumas pessoas têm um desafio ainda maior: manter a organização em uma casa pequena. Se você também passa por esse problema, veja só essas dicas extras que separamos:

  • Prefira os móveis multifuncionais e com espaços para organização, como bancos com baú, cama com baú, entre outros;
  • Use o espaço vertical para criar áreas de armazenagem, como prateleiras e nichos para organizar os livros, ganchos para pendurar as panelas na parede da cozinha e assim por diante;
  • Evite o excesso de móveis que dão uma sensação de desorganização e tente manter, sempre, no mínimo, 70 cm livre para a circulação;
  • Nas cozinhas, prefira os armários altos (que vão até o teto), porque permitem organizar mais itens. Opte pelos tons claros e neutros ou por algumas portas espelhadas, que ajudam a ampliar visualmente o espaço;
  • Se for possível, opte pelos móveis principais planejados ou modulados. Assim, você poderá pensar em como esses móveis devem ser por dentro, com o intuito de facilitar o armazenamento de tudo que você precisa (quantidade de gavetas, de prateleiras, altura entre elas etc.);
  • Aproveite os pequenos espaços, como as quinas, fazendo o uso móveis de canto e outras soluções criativas para armazenar os objetos;
  • Use um nicho, ou outra solução de armazenamento, dentro do box do banheiro para depositar o shampoo, os cremes e outros itens de higiene pessoal;
  • Não deixe itens sobre a bancada da cozinha ou do banheiro porque, assim, elas parecerão menores e muito desorganizadas.

Como manter a casa organizada?

Depois de descobrir como organizar a casa, é hora de manter tudo isso em ordem, não é mesmo? Com algumas “regrinhas”, o seu lar se manterá mais prático e funcional. Veja quais são elas:

  • Após usar, guarde o objeto de onde retirou;
  • Crie o hábito de fazer uma arrumação geral a cada seis meses, por exemplo, retirando itens para doação dos guarda-roupas;
  • Crie uma rotina de organização todos os dia, separando de 15 a 20 minutos diários para limpar a casa e colocar tudo em ordem;
  • Arrume a cama todos os dias;
  • Não tenha preguiça de dobrar as roupas, evitando que elas se acumulem na cadeira ou nas escrivaninhas;
  • Use ganchos atrás da porta para pendurar as peças de roupa que serão usadas novamente;
  • Invista em uma decoração prática e inteligente, com móveis e soluções ideais de organização para sua rotina;
  • Recolha a bagunça do dia a dia antes de ir se deitar, evitando deixar objetos espalhados pela casa e devolvendo os itens para seus devidos lugares;
  • Inclua a família nessa rotina de organização;
  • Organize os papéis do escritório e a sua mesa do home office ao final de cada dia de expediente;
  • Deixar a bagunça acumular, sempre dará mais trabalho depois, por isso, tente manter a sua casa arrumada todos os dias;
  • Crie um calendário de organização, incluindo essa tarefa no seu dia a dia. Assim, você não irá esquecer de arrumar algum cômodo.

Fique por dentro dos nossos conteúdos

Agora, é só colocar as nossas dicas de como organizar a casa em prática e curtir o seu lar mais arrumado e funcional. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir muitos outros, assim como esse em nosso blog. Além disso, não deixe de acessar nossa loja oficial para conferir promoções imperdíveis.

Banner com fundo preto com os escritos "Black Friday Madesa: cadastre-se e receba descontos" escrito em branco e vermelho.