Já pensou em qual estilo de cozinha combina melhor com a sua personalidade? Para você se inspirar, nós separamos dicas e tendências super bacanas para colocar em prática na sua casa, dando total destaque para a cozinha americana. Esse é um estilo super em alta e vem sendo cada vez mais procurado. 

A cozinha americana é uma opção que pode ser utilizada tanto em espaços compactos quanto em ambientes mais espaçosos. É uma super pedida, justamente pelo fato de apresentar uma excelente receptividade aos convidados, além de proporcionar a melhor acomodação, integrando os ambientes.

Se você está pensando em dar um up na personalidade da sua cozinha e deixá-la ainda mais charmosa e receptiva, a cozinha americana é o estilo ideal para você. Acompanhe, aqui, as melhores dicas para criar a cozinha perfeita para o seu lar!

Cozinha americana: dicas e tendências para se inspirar!

Como a cozinha é o coração da casa, ela deve ser aconchegante e prática, considerando as tarefas a serem executadas no dia a dia. A cozinha americana é projetada pensando exatamente nisso: abre um convite para a interação entre a família e os convidados, enquanto a refeição está sendo preparada. Então, para saber mais sobre essa tendência, prepare-se para as inspirações que separamos!

Verifique as medidas

O primeiro passo, considerando a hora de projetar a sua cozinha, é ter em mente as medidas disponíveis no seu ambiente. Isso mesmo! Tire todas as medidas de forma precisa, para que os seus móveis e disposições da cozinha americana fiquem corretos, principalmente do móvel central, que é o balcão. Assim, você garante uma ótima disposição dos módulos que irão compor a sua cozinha, otimizando, e muito, o seu cômodo.

Falando em balcão…

E por falar em balcão, ele é a peça-chave para que, de fato, a sua cozinha esteja dentro do padrão americano. É importante saber que a média do balcão costuma ser de 1,10m mas, claro, esse número pode variar conforme o seu desejo e necessidade. Por esse mesmo motivo, vale a pena conferir a variedade de modelos disponíveis, desde aqueles em ilha, em península, soltos ou feitos sob medida – as possibilidades são múltiplas. 

Além dos diversos modelos, os balcões também podem variar em relação ao material. Existem opções em MDF, laca, alvenaria, pastilhas e tantos outros. Como o balcão se tornou um apoio para a mesa de café da manhã ou pequenas refeições, você tem os alimentos e produtos necessários expostos e à mão enquanto faz sua refeição ou lanche. 

A mesinha estreita ocupa pouco espaço da casa e não abusa muito da metragem da cozinha e nem da sala, então, na hora de definir o modelo ideal para a sua cozinha americana, considere a praticidade para a sua rotina, além da otimização do seu espaço. 

Banquetas são uma ótima pedida

Para combinar com o balcão e o visual da cozinha de uma forma plena, as banquetas são ótimas, principalmente porque podem ser encontradas em diversos tamanhos, modelos, materiais e estilos.

Além de agregar beleza à decoração do ambiente, as banquetas são muito práticas e funcionais e a quantidade irá depender do espaço disponível em sua cozinha. Antes de escolher o modelo de banqueta ideal, pense em quais sensações você deseja transmitir, pois as cores e os materiais influenciam muito nessa questão. 

Os modelos com encosto são sinônimo de conforto e são ótimos para a acomodação durante refeições mais longas. Já os modelos sem encosto podem ser colocados em uma bancada para fazer lanches rápidos, por exemplo.

Para trazer um ar mais rústico, as banquetas de fibra e madeira são muito indicadas e combinam muito com esse estilo. Já os materiais como o metal, possuem um estilo bem contemporâneo, perfeitos para deixar o seu espaço bem clean.

Invista em móveis modulados

Para um melhor aproveitamento do espaço, a nossa dica aqui é investir em móveis modulados. Além de garantir um ótimo aproveitamento do seu espaço, optar pelos módulos para montar a sua cozinha é garantia de economia e otimização do seu ambiente

Os móveis modulados possuem medidas padronizadas e as peças são separadas entre si,  se encaixando de acordo com as suas necessidades e com o espaço disponível no seu ambiente. Desde armários aéreos, bancadas, paneleiros e torre quente, balcões de pia e outras opções super práticas para o seu dia a dia. 

Como já mencionado, uma das grandes vantagens dos móveis modulados está no valor, pois a produção é feita em larga escala e não precisa passar por todo o longo processo de planejamento dos móveis planejados. Além disso, a agilidade na finalização e entrega do produto é outro fator a ser considerado. 

Pense na decoração

Ao começar a pensar em planejar a sua cozinha americana, é interessante já direcionar a decoração para a temática desejada: mais rústica, mais moderna, mais atualizada, mais delicada. As opções são diversas e devem se adequar à sua personalidade.

Assim, fica mais fácil conseguir comprar os móveis mais adequados e que venham ao encontro do estilo desejado no ambiente, conforme o gosto pessoal. A decoração é essencial para deixar a sua cozinha super convidativa e do seu jeitinho. Para criar a decoração ideal, você pode pensar também nas sensações que deseja trazer ao ambiente.  

Planeje a iluminação

Considerada como peça fundamental em qualquer cômodo, planejar uma iluminação com cuidado é parte essencial para que o ambiente fique aconchegante e sem eventuais problemas.

Você pode usar a criatividade para escolher o melhor modelo de luminária. Nesses espaços, as opções mais usadas vão desde pendentes, até spots embutidos na estrutura da cozinha, uma coifa iluminada, luminárias bem boladas e tantas outras possibilidades.

Vale destacar que as cozinhas americanas são uma ótima ideia para quem quer aproveitar o espaço ao máximo e priorizar a convivência com os moradores ou convidados em momentos especiais de confraternização e interação. 

Montando sua cozinha americana!

Agora que você já está por dentro de todas as dicas e tendências que envolvem o estilo de cozinha americana, chegou a hora de planejar a sua. Como você viu, pensar no estilo e ter em mente as medidas do seu cômodo é o primeiro passo para criar a sua cozinha. 

Após essa etapa, você já pode se preparar para a escolha dos móveis. Na Madesa você encontra uma variedade de cozinhas moduladas que podem ser dispostas de acordo com as suas preferências e necessidades. Na loja oficial temos diversas opções de móveis para combinar perfeitamente com o estilo de cozinha escolhido. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das tendências e decorações para colocar em prática no seu lar.