Não está satisfeito com a sua cozinha e quer dar uma repaginada no coração da casa? Ou, quem sabe, você more de aluguel e não pode mexer nos móveis, mas, ainda assim, quer deixar tudo bem mais a sua cara? 

Se o orçamento tá curto, esse post também pode te ajudar muito, porque pode ser que tudo o que o seu espaço precise seja apenas de alguns toques estratégicos, mas que fazem toda a diferença na transformação do lugar. Detalhes esses, que, por vezes, deixamos passar, aqui, serão seus fortes aliados nessa missão. 

Primeiro de tudo, defina o seu estilo, ou que sensações quer que a sua cozinha passe para quem vive nela e até mesmo para quem frequenta a sua casa. 

Você gosta mais de uma cozinha aconchegante? Faz o tipo sofisticado? Ou quer que os seus móveis de cozinha passem mais uma ideia jovem e moderna? Industrial? Clean? Pegue papel e caneta e pense nisso antes de dar o start.

Tudo definido e anotadinho? Então, vamos lá: confira 5 dicas simples que podem fazer uma verdadeira revolução no seu cômodo. 

1 – Papel de parede

Se você tem uma cozinha mais clean e quer transformá-la em uma cozinha decorada com papel de parede, saiba que isso é possível sem muito esforço.. Liso ou com estampas, colorido ou não, não importa: o papel de parede chama para si toda a responsabilidade da decoração. 

A dica principal fica por conta da escolha do tipo de papel ideal. Como na cozinha o contato com a água, comida e gordura é mais frequente, o papel de parede convencional pode não funcionar tão bem. Aqui, o bom mesmo é optar por papéis com acabamento vinílico, que são muito mais resistentes ao calor e à umidade.

2 – Utensílios expostos

Deixar itens como panelas e facas aparentes dão todo um charme para a cozinha e, de quebra, deixa tudo muito mais prático. Eles dão mais vida e verdade para o espaço, sabe? Impossível não imaginar que refeições deliciosas são preparadas ali constantemente. 

Para isso, suportes fixados no teto facilitam que as panelas fiquem penduradas de maneira elegante. Nesse caso, é importante escolher um ponto da cozinha que não atrapalhe a circulação, como por cima de ilhas e bancadas, por exemplo. 

Outra ideia é colocar o suporte próximo das janelas ou acima da pia. Ganchos também dão conta do recado e imprimem criatividade. Nos ganchos é possível pendurar, também, colheres, facas e outros utensílios. 

3 – Invista nas cores

Uma parede colorida já muda completamente o seu espaço. Portas e janelas também podem entrar nesse combo divertido. Outra ideia é trocar as cores de elementos pontuais, como pequenos móveis e eletrodomésticos. 

Uma dica ótima para isso é a customização com papel adesivo. Uma geladeira colorida e adesivada, por exemplo, muda tudo nos modelos de cozinha decorada e ainda possibilita imprimir a sua personalidade nessa, que é sempre uma das principais atrações de uma cozinha. 

Quer mais? Experimente pintar bancos e cadeiras. Eles dão um charme especial e pessoal incrível. 

4 – Iluminação

Apostar em fontes de luz direta, como spots, deixa tudo mais claro, reduz as sombras e muda completamente o visual. Utilizar luminárias modernas, como plafons, fitas de led e pendentes também são boas opções. 

Dessa forma, você consegue dar destaque para a área que você quiser, como aquele cantinho do café ou um forno bonito, e ainda realça o seu estilo. Importante: opções como branco, creme, bege, amarelo-claro e cinza são ideais para trabalhar nas paredes, no piso e no teto.

5 – Aposte em prateleiras

Sabe aqueles espaços livres das paredes? Uma prateleira pode unir beleza e funcionalidade por ali. Dessa maneira, você ganha mais espaço para guardar ou apoiar as suas coisas e pode aproveitar para exibir itens e mantimentos de maneira muito mais estilosa. 

Vidros com temperos ou tipo de farinhas e cereais ficam super bonitos desse jeito. Assim, você ainda tem tudo muito mais a mão para quando precisar. 

A Madesa tem as melhores dicas

Gostou? Então corre lá pro canal do youtube da Madesa, que separamos um plus nesse conteúdo, com outras dicas super especiais para transformar a sua cozinha com decoração. 

Aproveita e já comenta no vídeo o que você achou e quais dessas dicas você precisa colocar em prática aí na sua casa. E se é de dicas que você gosta, aproveita e já confere tudo sobre esse universo nos nossos perfis do Instagram e do Facebook

Ah, criamos, também, uma seleção de inspirações lá no

Pinterest, com decorações de cozinhas que vão fazer você se sentir em casa. Lembrando que a Madesa tem diversas cozinhas coringas, que você pode adaptar para qualquer que seja o seu estilo, aproveitando cada detalhe do seu gosto e da sua personalidade. Visite a Loja Madesa e confira.