Cozinhar em um espaço desconfortável pode ser uma experiência estressante, atrapalhando o potencial terapêutico e afetuoso da culinária. Por isso, dê uma atenção especial à bancada de cozinha, um item que faz toda a diferença na funcionalidade do ambiente.

Com bastante superfície, você não terá mais que fazer um malabarismo para lavar, cortar, temperar e reservar os ingredientes. Pelo contrário, terá praticidade de sobra na hora de preparar seus pratos. 

Ainda, o item vai além da função utilitária e também pode contribuir com o seu projeto de decoração, já que há uma grande variedade de design, materiais e acabamentos. Quer saber como escolher uma bancada de qualidade e que expresse seu estilo? Continue a leitura e confira nossas dicas!

Diferenças entre bancada e balcão

Ao pesquisar móveis de cozinha, você pode se deparar com os dois itens e ter essa dúvida. Ambos são estruturas feitas para adicionar espaço de superfície (assim como aparadores e buffets), mas são usados para fins diferentes.

Os balcões costumam ser mais altos e servem como uma mesa de apoio, muitas vezes acompanhados de banquetas. Eles podem ser utilizados em bares, áreas gourmet ou em cozinhas integradas à sala de jantar, ajudando a separar os ambientes. 

Já as bancadas de cozinha são totalmente voltadas para a funcionalidade. Elas podem ser instaladas em diversos locais (junto à pia, sobre paneleiros, ao lado do fogão) e servem como área de trabalho.

É nas bancadas que costumamos preparar, cortar, temperar e reservar os ingredientes das refeições. Porém, nada impede que elas também sejam utilizadas como mesa de apoio, sendo ótimas para refeições rápidas e para dividir ambientes, como na famosa bancada de cozinha americana.

Vantagens da bancada de cozinha 

A principal vantagem de contar com esse item na sua cozinha é ter uma área de trabalho mais ampla para os preparos culinários. Assim, você não precisa mais passar por dificuldades práticas na hora de mexer com os ingredientes.

Com essas superfícies adicionais, você também não precisa recorrer à mesa de jantar quando tiver muitos preparos. Assim, esse móvel é mais preservado e a sujeira fica mais concentrada na área de trabalho da cozinha.

Elas também agregam valor estético à cozinha. A variedade de cores, padrões e acabamentos disponíveis permite que você personalize a aparência da sua cozinha de acordo com o seu gosto.

Ainda, as bancadas podem ser projetadas para acomodar pias e até mesmo eletrodomésticos embutidos, proporcionando uma aparência coesa e otimizando ainda mais a funcionalidade do ambiente.

Bancada branca Madesa

Tipos de bancada de cozinha

Ao considerar o design da sua cozinha, escolher a bancada certa é uma tarefa importante para criar um ambiente funcional e esteticamente agradável. Veja só os principais tipos!

Bancada americana

A bancada americana é um elemento popular em design de interiores, especialmente em cozinhas contemporâneas. 

Ela se destaca por ser uma extensão da bancada de cozinha, muitas vezes com a altura um pouco elevada, que serve como uma barreira visual entre a área de preparação de alimentos e a sala de estar ou de jantar.

Esse design proporciona uma transição suave entre a cozinha e a sala de estar ou sala de jantar, criando uma sensação de integração entre os ambientes. 

Normalmente, ela acomoda banquetas altas, criando uma área de refeições casual. Uma boa ideia é adicionar iluminação para a cozinha, com luminárias pendentes sobre a bancada americana para criar um ambiente acolhedor e destacar a área de refeições.

Bancada com pia

Ter uma bancada espaçosa com cubas e pias instaladas é uma ótima pedida. Assim, todas as atividades diárias são facilitadas, desde a lavagem da louça até a preparação dos alimentos. A concentração dessas tarefas no mesmo lugar também ajuda a manter a cozinha limpa e organizada.

Pias de diferentes tamanhos podem ser integradas em bancadas de granito, quartzo, aço inoxidável e outros materiais. Então, a escolha pode ser personalizada de acordo com o estilo da sua cozinha e as suas necessidades de uso.

Bancada de madeira

Superfícies de madeira são conhecidas pela estética natural e calorosa. Uma bancada com esse material é a opção ideal para quem quer uma cozinha mais rústica, ao estilo farmhouse.

No entanto, engana-se quem pensa que a madeira não combina com modernidade Ela vai muito bem em uma composição com armários de design moderno e cores ousadas, como o cinza e o preto. Ainda, é possível combiná-la com peças de ferro, em um estilo mais industrial.

Porém, atenção: bancadas de madeira para cozinha exigem cuidados especiais para terem durabilidade. Aplique selante regularmente para protegê-las contra manchas e umidade, e evite cortes diretos sobre a superfície. 

Bancada com outros materiais

Além da madeira, existem muitas outras possibilidades para a sua bancada e tampos. A pedra é uma escolha sempre acertada, devido à facilidade de limpeza e à alta resistência ao calor. Entram nessa categoria o granito, o quartzo e o mármore, para cozinhas mais luxuosas.

Também há bancadas feitas em aço inoxidável, concreto e material laminado. Essas opções têm uma estética crua e prática, combinando com estilos de decoração mais urbanos. Esses materiais, assim como a madeira, podem requerer tratamento especial contra umidade.

Como escolher a bancada de cozinha?

Na hora de escolher suas novas bancadas, leve em conta os seguintes pontos:

  • estética — é recomendável optar por um material e design que harmonizem com o estilo do interior;
  • durabilidade — escolha bancadas que ou tenham materiais resistentes à umidade (como pedras) ou sejam devidamente tratadas para que não danifiquem rapidamente;
  • facilidade de limpeza — outro ponto é a manutenção. Como elas serão muito utilizadas para tarefas culinárias, é fundamental que tenham superfícies práticas de limpar;
  • integração com o armário — se você já tem um armário de cozinha, é preciso adequar as bancadas às suas dimensões. Se está começando um projeto do zero, vale a pena fazer projeções para ter uma cozinha sob medida;
  • espaço disponível — considere a disposição de armários, eletrodomésticos e o fluxo de movimento na cozinha para garantir que a bancada seja funcional e facilite as atividades diárias;
  • necessidades de uso — se você gosta de cozinhar frequentemente, uma bancada espaçosa é essencial. Se realiza muitas atividades de preparo, considere materiais mais resistentes a cortes. Se a bancada também servirá como área de refeições, leve isso em consideração ao escolher o material e o design;
  • orçamento — o orçamento disponível para a reforma da cozinha é um fator pragmático a ser considerado. A dica é optar pelo custo-benefício, escolhendo os materiais de melhor qualidade possível dentro da sua possibilidade financeira.
@karina_almeida – Pias com bancada

Tenha uma cozinha bonita e funcional

A bancada de cozinha é um fator determinante para que o seu espaço seja produtivo. Esse é o tipo de item que muitas vezes é negligenciado, mas que faz uma falta enorme no dia a dia, com prejuízos para o conforto logístico e a praticidade nas tarefas culinárias.

Então, se você gosta de cozinhar, vale muito a pena investir em bancadas espaçosas, resistentes e com uma estética que harmonize com a decoração do ambiente. Como você viu, há vários tipos e materiais para a sua necessidade.

Então, dê uma olhada nas nossas bancadas e deixe sua cozinha muito mais funcional!