Você já parou para pensar na diferença que a iluminação faz nos ambientes? De extrema importância, ela pode trazer diferentes sensações, proporcionando bem-estar e valorizando o estilo, as cores e o design da mobília.

Por isso, hoje, vamos falar sobre os tipos de iluminação para cozinha, nossa especialidade!

A Madesa fabrica móveis para toda a sua casa, mas a cozinha é o nosso carro forte! Por isso, a iluminação deve ser muito bem pensada. Afinal, é ela que vai trazer o clima especial que esse ambiente merece e ainda facilitar o trabalho diário neste espaço.

Se a cozinha também é a grande estrela do seu lar, você não pode deixar de ler as dicas que preparamos sobre iluminação de cozinha. Vem descobrir como deixar esse ambiente ainda mais bonito e funcional. 

Acompanhe!

A importância de uma boa iluminação de cozinha

Na maioria dos lares, esse cômodo é o coração da casa. Portanto, a iluminação para cozinha deve proporcionar um clima agradável, confortável e convidativo. Além disso, luzes adequadas ajudam nas tarefas do dia a dia.

A integração entre amigos e familiares será muito mais agradável em uma cozinha iluminada corretamente, e o clima será de muito aconchego e bem-estar.

Mas, como fazer uma boa iluminação na cozinha?

  • Lâmpadas de tonalidade branca: costumam ser as mais utilizadas, uma vez que o tom aguça a atenção e realça as cores reais dos objetos e alimentos. As de LED são ideais, por exemplo, pois sua durabilidade é bem maior, além da economia proporcionada.
  • Lâmpadas amarelas: essa opção traz uma sensação maior de aconchego e pode ser utilizada nas áreas de circulação. O importante é manter o equilíbrio e distribuir as tonalidades, de modo que a cozinha fique com uma sensação confortável e interessante.
  • Iluminação para cozinha pequena: uma lâmpada forte e centralizada pode trazer sensação de amplitude. Que tal um pendente decorativo em uma cor que se harmoniza com os tons dos armários? Aposte nessa ideia!

Mas, qual o melhor tipo de iluminação para cozinha? 

Você pode apostar em iluminações diretas e indiretas na cozinha. Uma iluminação mais forte sobre a pia e o fogão são ideais no preparo dos pratos. Nas outras partes, pode-se utilizar uma iluminação mais suave, que dará sensação de aconchego.

Veja alguns exemplos abaixo!

Trilhos de luz 

Um trilho de iluminação para cozinha traz um estilo diferente e promove a iluminação perfeita da sua cozinha. 

Eles são fixados no teto e tem uma funcionalidade incrível! Imagine que você pode direcionar cada ponto de luz do trilho para onde você desejar – uns sobre a pia e fogão e outros que refletem sobre a mesa ou balcão de refeições.

Muito prático e econômico, não é?

Luz embutida com LED

Esse tipo de iluminação para cozinha, quando embutida no forro, elimina a sombra que a luz central causa. Ela pode ser feita com plafons LED que, posicionados de forma estratégica, valorizam os detalhes do ambiente e deixam o espaço mais bonito, elegante e moderno. 

E qual o perfil de LED ideal para iluminar? As fitas de LED com temperatura de cor quente são recomendadas para trazer a sensação de tranquilidade e aconchego.

Pontos de luz em armários  

A instalação de pontos de luz em armários traz à cozinha um requinte de elegância e charme, valoriza detalhes da cozinha, além de facilitar a visualização nas ilhas de trabalho e nos armários. Esse tipo de iluminação para cozinha também é conhecido como iluminação direta. 

Pendentes na cozinha

Os pendentes podem agregar luminosidade, charme e intimidade no cômodo. As luminárias devem ser proporcionais ao tamanho do local e também ao tamanho da mesa ou bancada em que serão instaladas.

Muitas vezes é melhor ter mais de uma luminária do mesmo tamanho, pois uma só pode causar sombras. Aposte em um conjunto bem charmoso, combinando cores para fazerem a iluminação em conjunto.

Foco de luz na decoração

A iluminação pode trazer destaque à decoração, valorizando o design, cores, estilos dos móveis e, ainda, os elementos decorativos. Para isso, inclusive, as fitas de LED são muito eficientes. 

Geralmente aplicadas embaixo de armários e prateleiras, proporcionam melhor visualização no preparo das refeições. Abaixo das bancadas, criam um jogo de iluminação indireta bem moderno e interessante que valoriza os detalhes dos móveis e da decoração.

Qual iluminação para cozinha planejada destaca melhor o ambiente?

A cozinha planejada é o sonho de muitas famílias. Armários, bancadas, eletrodomésticos, tudo organizado, bonito e funcional. Mas, qual o tipo de iluminação para cozinha planejada?

Vamos ver agora os tipos mais comuns para esse tipo de cozinhas:

Utilize a luz natural

A luz natural deve ser aproveitada ao máximo também. Somente depois disso, os recursos artificiais, como as lâmpadas, luminárias e abajures poderão ser incluídos da melhor forma. 

Uma dica para aproveitar a luz natural é tentar colocar a pia próxima à janela, por exemplo. Nesse sentido, a cozinha completa Rustic, da linha Lux de cozinhas Madesa, é ideal para o aproveitamento da luz natural.

O uso de spots

A iluminação da cozinha planejada deve ter como objetivo o foco. Para isso, os spots realçam os espaços pontuais desejados e garantem o acolhimento do ambiente.

Eles podem ser instalados embaixo dos armários que ficam sobre a pia, iluminando o manuseio e a preparação dos pratos.

Outro exemplo é a cozinha compacta da linha Reims, onde você pode direcionar a iluminação para valorizar os eletrodomésticos e a decoração. Muito bom, não é?

Fitas de LED

Elas são ótima opção para quem deseja uma iluminação contínua. Instale-as na parte de baixo do armário e da prateleira e sobre a bancada da pia.

A cozinha completa de canto da linha Smart de cozinhas Madesa, vai ficar ainda mais charmosa iluminada com fitas de LED. 

Encontre a cozinha planejada perfeita para você aqui 

Deu para ver que a iluminação traz diferentes sensações ao ambiente, não é? Então, que tal dar uma olhada em alguns modelos de cozinhas Madesa que vão te ajudar a encontrar a harmonização perfeita? 

Se você busca aconchego, conforto e suavidade, a cozinha completa Rustic/Cinza da linha Agata Madesa e a Cozinha completa Lux Rustic Branca são ideais.

Agora, se você busca sofisticação e beleza com a iluminação de cozinha, o modelo de cozinha planejada Rustic/preto Lux Madesa e a cozinha de canto Cinza Nice são sensacionais.

Legenda: A cozinha Lux Rustic, na cor branca, é ideal para quem procura uma cozinha elegante e sofisticada!

Alt text: Foto aberta da cozinha Lux Rustic, na cor branca, decorada.

Se você gostou das nossas dicas de iluminação para cozinha, saiba que esse é apenas um dos muitos conteúdos que você encontra no blog

Continue acompanhando e inspire-se em nossas dicas, e claro, aproveite para navegar pela nossa loja online e conferir os modelos que trouxemos neste artigo, e muitas outras opções para a sua casa.

Com certeza um deles vai se ajustar ao seu estilo e necessidades!