Há quem diga que cozinha é o coração da casa. É por lá que as refeições são preparadas e, muitas vezes, apreciadas em família. Por isso, além de proporcionar conforto, esse ambiente precisa de funcionalidade e organização, e o armário de cozinha é protagonista nesse objetivo.

Afinal, é nesse móvel que são guardados os utensílios e os mantimentos utilizados no preparo das refeições. Uma boa escolha quanto ao modelo de armário, à quantidade de portas e gavetas e à forma de dispor os objetos dentro dele faz toda a diferença para que as tarefas do dia a dia sejam facilitadas.

Além disso, você pode optar pelo estilo, design e cores que combinem com o restante da decoração da cozinha, aproveitando esse móvel para imprimir ainda mais personalidade no seu lar. Separamos algumas dicas para que você acerte em todos esses pontos. Continue a leitura e confira!

Como escolher o armário de cozinha ideal?

Na hora de equipar esse ambiente, é importante escolher um modelo que atenda bem às necessidades do espaço, observar se a quantidade de portas e gavetas é adequada para acomodar bem tudo o que você precisa e aproveitar o acabamento do armário para cozinha para valorizar a decoração. Veja!

Modelos dos armários de cozinha

Escolher o modelo do armário de cozinha envolve vários aspectos, incluindo o estilo, o espaço disponível e as necessidades de armazenamento. Tome seu tempo para escolher modelos que atendam às suas necessidades e que sejam visualmente atraentes no contexto geral da sua cozinha, veja alguns modelos:

  • a torre quente, que contém nichos para acomodar eletrodomésticos, como o forno elétrico e o microondas;
  • os paneleiros, onde ficam a maioria dos utensílios, incluindo panelas, louças, potes e tudo mais;
  • e o armário para geladeira, que também acomoda alguns itens e serve sobretudo para dar mais equilíbrio visual à cozinha, evitando o desnível de altura entre a geladeira e os demais armários.
Paneleiro com nichos abertos

Existe uma variedade gigantesca de design e acabamentos para essas peças. Então, leve em conta a personalidade desejada (minimalista, sofisticada, industrial, rústica etc.), além de pensar em como você deseja dispor os utensílios e mantimentos. 

Ainda, tenha atenção ao material. Em geral, você encontrará armários de MDF e MDP. O segundo é o mais indicado para esse ambiente, pois apresenta maior resistência à umidade. 

Quantidade de gavetas e portas do armário

Depois de decidir as principais características do modelo, não deixe de dar atenção às divisões internas das peças. Existem armários com 1, 2 ou 3 portas, de correr ou com aberturas verticais ou horizontais e diferentes quantidades de gavetas. 

Esse ponto também é influenciado de acordo com o modelo de cozinha, que pode ser tradicional ou mais moderno. 

No chamado estilo “shelfie”, por exemplo, pratos, talheres e panelas ficam expostos. Então, você poderia optar apenas por um armário de geladeira com portas e organizar os demais itens em estantes abertas, prateleiras e suportes com ganchos.

Cor do armário de cozinha

Depois de olhar para tantos detalhes em relação ao modelo e ao estilo do armário, resta decidir o acabamento e a cor. As peças brancas são clássicas e nunca saem de moda; já as cinzas ou pretas dão um ar mais moderno à cozinha; há também o acabamento creme e até amadeirado. 

Dê uma olhada em alguns produtos para se inspirar:

1. Armário de cozinha preto

Armário de cozinha preto

2. Armário de cozinha branco

Armário de cozinha branco

3. Armário de cozinha cinza

Armário de cozinha cinza

4. Armário de cozinha amadeirado

Armário de cozinha amadeirado

5. Armário de cozinha creme

Armário de cozinha creme

Dicas de como decorar e organizar o armário de cozinha

Agora, anote aí algumas dicas de como decorar armário de cozinha e deixar esse espaço ainda mais charmoso e organizado!

Limpe o armário

Para manter sua cozinha sempre limpa, não se esqueça de dar atenção aos armários. Pelo menos uma vez por semana, passe um pano úmido nas portas para remover a poeira e marcas de dedos. Por dentro, faça a limpeza a cada um ou dois meses, removendo todos os itens e tirando o pó das superfícies internas. 

Avalie a necessidade de objetos antigos e sem uso

Itens sem uso acabam poluindo os espaços e prejudicando a organização. Por isso, vale a pena parar de vez em quando para separá-los. Você pode descartá-los, se eles já perderam a funcionalidade, ou doá-los, caso possam ser úteis para outras pessoas. 

Utilize organizadores 

Existem diversos organizadores para armários de cozinha: divisórias de gaveta, prateleiras ajustáveis e cestas. Eles evitam que seus utensílios fiquem jogados ou muito empilhados, o que dá mais praticidade na hora de encontrar  que você precisa, além de contribuir com a durabilidade de itens mais frágeis.

Planeje o layout

Ao dispor os seus utensílios nas divisórias dos armários, vale a pena adotar algumas medidas para que o layout fique bem prático e eficiente, como:

  • manter os itens que você utiliza com frequência, mais acessíveis, em divisórias mais baixas e próximas das bancadas ou do fogão;
  • separar as louças por categoria, por exemplo, pratos mais sofisticados em um lugar diferente dos que são utilizados todos os dias, copos e taças enfileirados por sua finalidade (água, vinho, espumante etc.), talheres acomodados por tipo, e por aí vai;
  • providenciar um organizador de tampas ou guardar cada pote já com a sua, para não perdê-las.
Armário aéreo com portas de vidro

Aproveite o espaço vertical

Se, na hora em que escolheu o modelo, você pegou peças com divisórias mais espaçadas, a dica é usar suportes nas paredes internas ou externas para maximizar o aproveitamento do armário, ganhando mais espaço para armazenamento vertical. 

Outra ideia é empilhar potes de mantimentos, apenas tomando cuidado para não colocar muitos em uma mesma pilha, caso contrário, o manuseio pode ficar complicado. 

Também é legal aproveitar o espaço vertical para otimizar o visual da sua cozinha. Você pode utilizar objetos de decoração em cima do armário da cozinha, por exemplo. Outra ideia é fazer um pequeno jardim suspenso, com folhagens ornamentais ou mesmo ervas frescas como alecrim, manjericão e tomilho.

Torre quente branca com nichos

Faça uma decoração funcional

Sabia que dá para usar os próprios utensílios como decoração para armário de cozinha? Potes de vidro em que os mantimentos ficam expostos criam um visual colorido e aconchegante. Aproveite e coloque etiquetas ou plaquinhas decorativas em cada um deles. 

Para quem tem um armário aéreo, é legal utilizar ganchos na parte de baixo para pendurar canecas divertidas e organizadores de temperos. Além de funcionarem como objetos de decoração para armário de cozinha, é ótimo ter esses itens sempre à mão no dia a dia.

A sua cozinha dos sonhos está aqui!

Como você viu, o armário de cozinha valoriza a sua decoração e deixa esse ambiente ainda mais funcional. Então, explore a grande variedade de modelos e acabamentos para escolher os que mais atendem às necessidades e ao estilo do seu espaço.

Conheça os armários de cozinha da Madesa! Aqui, você encontrará as peças ideias para o seu lar!

Leia mais

Armário de cozinha suspenso: quando é indicado?

Armário multiuso: conheça todas as vantagens e saiba como utilizar!

Opções brilhantes para aproveitar ao máximo os armários aéreos de cozinha

Como escolher o acabamento do armário para cozinha?