É provável que você já tenha assistido a filmes americanos sobre a vida no campo, com casas cercadas de natureza e decoração de arrancar suspiros. Elas contam com ambientes simples e móveis antigos, mas que proporcionam muito conforto. É justamente isso que a decoração Farmhouse tem como inspiração. 

O estilo Farmhouse é uma tendência que tem como foco deixar a sua casa mais acolhedora e aconchegante. Apesar da sua inspiração em fazendas americanas, ao mesmo tempo que ela traz elementos rústicos e vintage, ela adiciona toques modernos e atuais para dar personalidade ao ambiente.

É uma decoração ideal para quem busca simplicidade, conforto e elegância na hora de decorar a sua casa. Ao longo deste texto, explicaremos um pouco mais sobre a ideia do Farmhouse. Aproveite a leitura! 

O que é uma decoração Farmhouse?

A tradução de Farmhouse para português significa “casa de fazenda”, e é nisso que essa decoração se inspira. Sua estética é baseada nas antigas casas de campo dos americanos, por isso, ela inclui peças vintage e rústicas, como mesas de jantar e armários feitos de madeira. 

Além disso, seus detalhes são em cores neutras, como branco, bege e preto. No entanto, também é comum ver elementos com cores no ambiente, como o vermelho, amarelo, verde e azul, que adicionam um toque de personalidade à decoração.

Os objetos decorativos são importantes peças que complementam essa decoração. A atenção aos detalhes faz toda a diferença, por isso, é comum ver arranjos de flores, quadros com molduras vintage, relógios de parede, entre outros.

A luminosidade é outra característica marcante para quem deseja decorar a casa nesse estilo. Além da iluminação natural, com grandes janelas e portas, é necessário escolher materiais e móveis que ajudem a manter o ambiente com uma boa luminosidade.

Como fazer uma decoração Farmhouse?

Se você está buscando adicionar um toque de estilo Farmhouse na sua casa, a primeira coisa a se fazer é imaginar uma decoração elegante e acolhedora, inspirada em fazendas. Para conseguir esse efeito, você pode utilizar elementos que remetem à vida no campo.

Na cozinha, com os próprios itens que usamos no dia a dia, já é possível começar uma decoração Farmhouse. Por exemplo, com panos de prato que combinem com o ambiente, tábuas de carnes, porta facas e porta-temperos. Utilizar cestas para colocar os ovos, legumes e frutas, para dar aquela sensação de estar em uma fazenda.

Para a decoração da sala de estar, você pode optar por tapetes com textura natural, como juta ou sisal. Além disso, escolha tecidos de cor clara para as almofadas, mantas para sofá, cortinas, entre outros. Abaixo separamos mais algumas dicas dos itens essenciais para a decoração Farmhouse. Confira!

Móveis em madeira

Os móveis amadeirados trazem elegância e sofisticação para o ambiente. Além disso, a cor amadeirada deixa o ambiente mais acolhedor, sendo uma das peças-chave principais para a decoração Farmhouse. Os tons de madeira podem ser tanto os escuros como os mais claros, o importante é trazer elementos naturais para a decoração.

Cores neutras

A paleta de cores que ganha destaque nessa decoração é composta pelo branco, bege e preto. É muito comum que os ambientes com esse estilo tenham uma grande quantidade de branco, tanto na mobília quanto nas paredes. Por isso, o estilo Farmhouse traz uma sensação de maior luminosidade para a casa.

Outro ponto positivo dessas cores, é que elas são fáceis de combinar, então é possível criar pontos de cores com objetos decorativos, como o azul e vermelho. Além disso, elas ajudam a destacar ainda mais os elementos rústicos e os móveis de madeira, trazendo muito estilo para a sua casa. 

Elementos naturais

Os tecidos naturais são ótimos para incorporar nessa decoração e trazer a sensação de uma casa de fazenda. Adicione texturas como lã, linho e algodão em itens como almofadas, cortinas e tapetes. Os artesanatos de corda de sisal também são muito utilizados, podendo compor diversos itens decorativos.

Quando falamos de elementos naturais, as plantas também são itens essenciais que devem estar presentes. Elas deixam o ambiente mais fresco e a sua cor verde traz alegria e vivacidade para a casa. Adicionar elementos do campo, como vasos de plantas, vasos de cerâmica e objetos de metal, também são ótimas opções para completar a decoração.

Iluminação natural

A iluminação natural é outra característica que deve ser valorizada em uma decoração Farmhouse. Optar por janelas grandes e aberturas que deixam a luz de fora entrar, é uma ótima opção. Adicione lâmpadas e luminárias para deixar o ambiente ainda mais claro, utilizando modelos vintage e rústico.

Objetos decorativos

Os objetos fazem toda a diferença na hora de decorar uma casa. Existem alguns itens que são perfeitos para o estilo Farmhouse que não podem faltar na decoração. Entre os principais, estão:

  • Móveis amadeirados, brancos ou pretos;
  • Jarras de porcelana branca;
  • Quadros com molduras vintage ou rústicas, como as feitas de madeira ou metal;
  • Estofados com capas brancas, principalmente de linho;
  • Plantas e guirlandas;
  • Regador de ferro;
  • Objetos em madeira, como organizador , prateleiras, suportes e placas decorativas;
  • Peças de artesanato, como vasos de cerâmica ou tecidos bordados, que adicionam autenticidade à decoração.

A decoração Farmhouse é bem flexível, então você consegue adaptar de acordo com as suas necessidades e preferências. Se você está pensando em fazer essa decoração na sua casa, uma dica é começar aos poucos, adicionando alguns objetos do estilo. Dessa forma, você vai experimentando e criando a sua própria versão Farmhouse.

Agora que você já sabe tudo sobre a decoração Farmhouse, confira nossos outros conteúdos sobre decorações no Blog Madesa!