Principalmente para quem divide a casa com outras pessoas, fica difícil deixar tudo em ordem o tempo inteiro, mas, com algumas dicas, a sua rotina pode ficar bem mais fácil. 

A gente sabe que manter a cozinha em ordem não é essa propaganda de margarina toda, ainda mais pra quem mora com a família ou divide a casa com amigos. A impressão que dá é que a louça nunca tem fim e sempre tem mais copos e pratos para serem lavados, né? Mas se você também precisa melhorar a sua organização para conseguir manter a sua cozinha organizada e higienizada, chegamos para tentar facilitar a sua vida. 

Separamos 5 ideias super práticas que temos certeza que vão ajudar muito no seu dia a dia. Confere só!

1 – Faça uma triagem da bagunça

Ok, é preciso arrumar tudo, mas, primeiro, é preciso saber o que está fora do lugar, certo? Pré estabeleça os lugares para cada coisa, principalmente aqueles itens de uso diário, como panelas, eletrodomésticos, louças, talheres e, é claro, os alimentos. Na hora de organizar, comece guardando os elementos maiores, para dar uma visão mais limpa e clara da bagunça. 

Para que a sua cozinha não conheça o caos, vale aquela ideia tradicional (e que super funciona): depois de usar, limpe e guarde. E isso pode acontecer, inclusive, durante o preparo das suas refeições, entre uma brecha e outra, afinal, é muito melhor guardar aos poucos depois de usar do que tudo junto no final. Ainda mais depois de comer, porque a preguiça… ah, pode ter certeza que ela vem. 

2 – Combine as regras da casa com todos os moradores

Fazer com que todos contribuam para manter a cozinha limpa é muito importante. Para isso, estabeleça regras simples de boa convivência, que possam ser realmente colocadas em prática. Elas costumam funcionar muito bem, mas é preciso que todos estejam de acordo e dispostos. Você pode, ainda, usar um quadro para escrever essas normas, para que todos visualizem diariamente e se sintam encorajados para as atividades. 

Uma ideia é dividir as tarefas de maneira com que cada um seja responsável por algo, como alguém que fique encarregado pela louça, outro pela limpeza dos eletrodomésticos e outro pela higiene do chão. Crianças pequenas também podem ser orientadas a entrar nessa, com tarefas mais tranquilas, como tirar a mesa depois das refeições ou recolher o lixo.

3 – Tente não sujar muito durante o preparo das refeições

Ok, ok. Sabemos que a arte de não fazer sujeira na hora de cortar alimentos, sem respingar e sem derramar não é lá muito fácil e que é preciso tempo para ser desenvolvida. Porém, dar atenção para esses detalhes do processo e capricho já é uma etapa importante a ser vencida. Quanto menos sujeira, menos terá que limpar, e isso já é ótimo.

Uma boa dica para quem está treinando o desenvolvimento desse super poder, é evitar mexer ou cortar alimentos dentro da panela de forma brusca. Tente ser suave nos movimentos, misturando os ingredientes antes de levar ao fogo, com a panela dentro da pia. Caso aconteça, limpe imediatamente. Depois de secas, algumas sujeiras costumam ficar mais difíceis de serem removidas. 

4 – Mantenha as superfícies limpas

Para manter as superfícies sempre limpas, como chão, azulejos e paredes, existem alguns truques caseiros bem fáceis que evitam a proliferação de bactérias. Um dos mais conhecidos é a misturinha água + detergente neutro + bicarbonato de sódio. Com um pano seco, passe essa solução no lugar desejado, seguido de um pano úmido.

Já se o problema for gordura, a dica infalível é passar apenas vinagre puro com um pano. Por ser ácido, o produto neutraliza a gordura, ao mesmo tempo que não enferruja o fogão. De quebra, o vinagre ainda proporciona brilho às peças de inox, como o fogão e a pia. Finalize com um pano molhado e tá prontinho.

5 – Lixeiras em dia

Dizem que uma lixeira diz muito sobre uma cozinha. Pensando nisso, que imagem a sua lata de lixo passa para quem entra no seu espaço? 

Nunca se esqueça de retirar o lixo diariamente, e isso vale tanto para os resíduos orgânicos como para os secos. Quando falamos de lixo orgânico, que pode começar a se deteriorar e cheirar mal, é importante que ele saia da sua casa o quanto antes, pois, a partir dali, são produzidas bactérias de todos os tipos e atrair bichos e insetos, e você não vai querer isso na sua cozinha. Lave as suas lixeiras constantemente também. Utilize uma mistura de bicarbonato com água morna para remover o cheiro ruim. 

Tudo no lugar, cheirinho de casa limpa e aquela sensação de casa arrumada é um sentimento maravilhoso, né? Ver a cozinha arrumada traz uma paz que só quem vive entende, e dá até um ânimo extra para realizar as tarefas do resto do dia. E, com essas dicas, além de mais bonita, a sua cozinha vai ficar ainda mais segura para você realizar as suas refeições. 

Gostou? Comenta aqui quais dessas dicas você já conhecia e que outras ideias você já pratica e funciona aí na sua casa.

E se você quer ver mais dicas como essas, que vão facilitar o seu dia a dia, acesse agora o canal da Madesa no Youtube, que por lá separamos outras 5 dicas incríveis e cheias de ideias para colocá-las em prática hoje mesmo.

Ah, e não se esqueça de se inscrever por lá, de curtir o vídeo e ativar o sininho, para não perder nenhum conteúdo.