Sala aconchegante: 10 dicas para deixar o seu ambiente mais confortável

0

A busca por ambientes confortáveis, como a sala aconchegante, está em alta, especialmente após a pandemia – em que passamos bastante tempo em casa e começamos a notar a necessidade de cuidar mais do lar e também de receber amigos e familiares.

Afinal, não há nada mais gostoso do que curtir uma sala confortável, com móveis agradáveis, uma boa iluminação e um ambiente convidativo, que encanta e permite a reunião de todos os membros da família.

Quer deixar sua sala mais aconchegante e não sabe como? Veja as dicas que separamos!

O estilo Comfy na decoração

A palavra “Comfy” está em alta, tanto na moda, como na decoração. Essa tendência nada mais é do que buscar por ambientes que reforcem a ideia de ter um lar aconchegante e agradável.

Para isso, a presença de alguns itens é fundamental, como móveis e elementos decorativos que favoreçam o bem-estar, por exemplo, estofados com tecidos agradáveis, almofadas, mantas, etc.

A arquitetura do espaço também é essencial, com soluções que favoreçam a entrada de luz e ventilação natural. Assim como a escolha das cores, que devem ser agradáveis, harmoniosas e ajudarem a relaxar.

O estilo Comfy na decoração

Engana-se quem pensa que não tem como deixar uma sala aconchegante gastando pouco. Na verdade, com pequenas (mas boas ideias), é possível transformar esse cômodo em um ambiente muito mais agradável e convidativo. Veja as ideias que separamos!

1- Escolha bem as cores

Toda decoração precisa ter um cuidado com as cores. E se você deseja ter uma sala aconchegante, isso é ainda mais importante. Afinal, as cores podem influenciar nossos sentidos e sensações.

As tonalidades claras e neutras são muito usadas – e como são leves, não pesam visualmente. Contudo, se você usar apenas elas, poderá acabar com uma sala fria e sem vida.

Assim, a dica é: deixe a base da sua sala neutra, mas pontue com cores mais escuras e aconchegantes, como os tons terrosos, por exemplo. Se quiser, pode até criar uma decoração apenas com a paleta terrosa, combinando as tonalidades entre si e usando os mais claros para a base.

2- Invista nas texturas

Outro ponto importantíssimo para uma decoração aconchegante são as texturas. Elas que nos dão uma sensação agradável em contato com a pele, favorecendo o relaxamento. Assim, pense em quais tecidos usar nos seus estofados e também em outros itens, como tapetes, cortinas, almofadas, mantas de sofá, etc.

A madeira é, sem dúvida, um dos elementos mais aconchegantes, que trazem consigo esse “ar de conforto”. Por isso, vale a pena investir em móveis com detalhes amadeirados, como mesinhas centrais, laterais, poltronas com pés de madeira ou outros itens.

No caso dos estofados, prefira tecidos que sejam agradáveis ao toque e compatíveis com o clima de onde você vive. 

O veludo, por exemplo, é extremamente confortável, mas pode ser bastante quente e se você morar em uma região que costuma fazer muito calor, sua sala não ficará aconchegante. Nesse caso, uma boa ideia é o linho, que é natural e mais leve.

De forma geral, as texturas naturais costumam ser mais aconchegantes, como o couro, o linho, a madeira, etc.

3- Atenção à escolha dos móveis

A escolha adequada dos móveis é crucial para ter uma sala aconchegante, afinal, eles precisam ser confortáveis. O ideal é que estes móveis unam design, funcionalidade e conforto. 

Assim, quando for escolher os principais móveis para a sua sala, busque itens de qualidade, como sofás com boa espuma, poltronas com assento confortável, etc.

Em alguns casos, vale a pena investir em móveis específicos, conhecidos por serem mais confortáveis. 

Por exemplo: se você usa a sala também para assistir TV, o sofá retrátil e reclinável é uma ótima escolha, assim como os modelos com chaise. Eles permitem acomodar melhor o corpo e adicionam esse toque extra de conforto.

4- Use acessórios

Os acessórios dão o tom à decoração e propiciam essa aura relaxante e convidativa. As almofadas no sofá, por exemplo, tornam mais agradável o uso desse móvel, bem como a manta. E você pode escolher modelos de tecidos naturais ou até itens artesanais, como de crochê ou de lã.

As almofadas não devem ocupar todo o sofá e precisam ser de um tamanho compatível com o móvel (ou seja, nada de exageros). Tanto as almofadas como as mantas podem ser usadas para trazer contraste ou neutralizar o espaço.

 Se tudo estiver em cores claras e suaves, use esses itens em tons mais fortes e vivos, ou busque almofadas estampadas, por exemplo.

Outro item muito importante é o tapete. Além de favorecer a decoração do espaço, ele adiciona um toque delicioso de conforto. Assim, busque aqueles que são mais agradáveis ao toque.

Os modelos felpudos são muito usados, mas se você mora em uma área muito quente, tome cuidado com a sensação de calor que eles podem adicionar ao espaço.

5- Inclua vasos de plantas

Fazer uma aproximação com a natureza é uma ótima maneira de deixar sua sala aconchegante. 

Para isso, que tal decorar com vasos de plantas? Você pode usar modelos grandes, pequenos ou pendentes, dependendo do tamanho e do estilo da sua sala.

Se a sala é pequena, use vasos menores, como de suculentas, sobre os móveis ou em um aparador. Outra opção são os vasos pendentes ou os kokedamas. Para quem tem mais espaço, vale brincar com composições, com vasos de diferentes tamanhos e alturas.

6- Mantenha a organização

Nada mais confortável do que um ambiente organizado, não é mesmo?

Uma sala com objetos espalhados acabará trazendo uma sensação desagradável e fará com que o espaço não seja convidativo ou mesmo bem aproveitado. Por isso, a organização é muito importante.

Se você tem dificuldades nesse aspecto, use móveis funcionais e crie espaços de organização, como racks com gavetas embutidas, prateleiras, mesinhas laterais com gavetinhas, ganchos para as chaves, etc.

E, claro, crie o hábito de sempre guardar cada item depois de usar (e de devolvê-lo para o cômodo de origem, como os copos para cozinha e os livros de estudo para o quarto ou home office).

7- Evite o excesso de itens

Além da desorganização, outro ponto que pode atrapalhar bastante e deixar sua sala desconfortável é o excesso de itens. Eles dificultam a locomoção e fazem com que o ambiente pareça abarrotado e opressor.

Na hora de escolher os móveis, analise muito bem a medida, para que eles sejam compatíveis com o tamanho do espaço – e tente manter livre, no mínimo, 70 cm de circulação.

Sofás exageradamente grandes, TVs enormes e excesso de móveis podem atrapalhar bastante a sua sala e o seu conforto.

8- Crie uma decoração afetiva

Chegar em casa após um longo período de ausência é uma delícia, não é mesmo?

E o que faz esse momento ser tão gostoso é, justamente, o reconhecimento de estar no seu lar, com as suas coisas e memórias.

Então, deixe a sua decoração mais afetiva trazendo a sua personalidade e contando a história dos moradores. Se vocês viajam bastante, por exemplo, podem usar os souvenirs para decorar a sala. 

Ou, se existe uma parede de destaque, é possível usar fotografias de família para preenchê-la.

Quem tem habilidades com artesanato pode usar esses itens na decoração, como uma manta de tricô que você mesmo produziu ou uma almofada bordada. E também é possível usar itens de família, como um móvel que passa de geração para geração.

Pense no que torna vocês, moradores, únicos e tente refletir um pouquinho da personalidade de cada um neste ambiente. 

O resultado será um espaço super convidativo!

9- Atenção à iluminação e à ventilação

É impossível uma sala ser aconchegante se não tiver luminosidade e nem conforto térmico. Por isso, valorize as janelas. Evite colocar móveis ou itens que tapem a entrada de ar e de luz da sala. Se for usar cortinas, prefira as mais leves, em tecidos mais esvoaçantes.

Além da iluminação natural, pense também na artificial. Muitas pessoas usam apenas a iluminação central da sala, mas você pode adicionar outros pontos de luz, como abajur em cima da mesinha lateral ou de chão e spots. 

Nesse caso, uma boa dica é  usar a luz amarela para um clima mais acolhedor.

10- Brinque com sons e cheiros

Por último, pense em sons e cheiros que podem estimular seus sentidos e sensações, tornando sua sala aconchegante. É possível usar velas aromáticas ou sprays aromatizadores com essências que você gosta (caso seja mais místico, também pode usar alguns incensos).

E, para os sons, que tal uma pequena fonte de água? O barulho da água correndo é super relaxante.

Agora você já sabe como deixar sua sala aconchegante?

Então, confira as nossas dicas para decorar usando espelhos e traga ainda mais amplitude para esse cômodo! Inspire-se com móveis práticos e funcionais para compor a sua sala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui