Espaços pequenos podem ficar mais amplos e interessantes quando são usados alguns truques decorativos, como cores de tinta para sala que aumentam o ambiente. Elas são capazes de enganar o olhar – e ainda deixam as áreas mais aconchegantes e convidativas.

Se você precisa decorar um espaço pequeno, siga lendo este conteúdo e veja dicas de cores de tinta para sala que ampliam o ambiente e também ideias para combinar móveis e objetos decorativos em prol da amplitude!

Tinta para sala: como deixar o ambiente mais amplo? 

As cores são importantíssimas na decoração. Afinal, elas ajudam a transmitir sensações e provocar efeitos estéticos, fazendo com que as áreas pareçam mais amplas e bem iluminadas. Em ambientes pequenos ou sem tanta iluminação natural, esses truques são fundamentais.

Além disso, as cores certas podem fazer com que o pé direito pareça mais alto, as paredes pareçam mais alongadas ou o cômodo pareça mais profundo. Nesse caso, a dica é se atentar à combinação de cores e o contraste entre elas.

Por exemplo, se você quer dar a sensação de que o pé direito é mais amplo, por ter o teto mais alto, pode usar paredes em tons mais escuros e o teto branco. Já se você deseja ampliar lateralmente o cômodo, use a mesma cor no piso e na parede do fundo. A técnica também vale para corredores estreitos.

Agora, para dar maior profundidade, mantenha a parede do fundo em uma cor clara e use uma cor mais escura no teto, no chão e nas paredes laterais.

Quais as cores que aumentam o ambiente?

Mas quais serão as cores de tinta para sala que ampliam o ambiente? Veja abaixo, boas opções:

Cores claras e neutras

As cores claras e neutras são as mais usadas quando o assunto é ganhar amplitude e fazer com que os ambientes pareçam mais iluminados. Nesse caso, a dica é pintar todas as paredes e o teto com a mesma tonalidade.

Essas  ideias de pintura para sala  refletem a luz, dando a sensação de um espaço mais amplo e arejado.

Branco

O branco é, sem dúvida, uma das cores mais usadas na hora de deixar as paredes de sala pintadas e trazer amplitude aos espaços pequenos. Ele é clássico e atemporal, fazendo com que seu décor nunca fique datado.

Além disso, é super fácil de combinar com qualquer estilo decorativo – e é a base perfeita para abusar de tonalidades mais fortes no contraste, ajudando a trazer personalidade.

Cinza

Outra cor de tinta para sala muito usada é o cinza, de preferência nas tonalidades mais claras. Ele é moderno e neutro.

O azul é a cor da calma, da tranquilidade e do relaxamento. Se esses sentimentos são importantes para o seu ambiente, as tonalidades mais claras de azul são perfeitas para uma sala ou um quarto, por exemplo.

Se você quiser um ambiente bem contemporâneo, pode investir em uma decoração monocromática em cinza, apostando na textura para trazer aconchego.

Azul

O azul é a cor da calma, da tranquilidade e do relaxamento. Se esses sentimentos são importantes para o seu ambiente, as tonalidades mais claras de azul são perfeitas para uma sala e também em um quarto, por exemplo.

Você pode usar o azul tanto nas paredes, como nos acessórios – ou em combinação com outras cores claras e neutras.

Amarelo

Em alguns detalhes, você pode usar tonalidades mais vivas, para trazer contraste e dar vivacidade à sua decoração. O amarelo é uma ótima opção, já que é um tom energizante e faz parte das cores que aumentam o ambiente

Ele funciona, principalmente, nos cômodos sociais da casa, como a sala ou a cozinha – e até no home office.

Amarelo e cinza é uma combinação super moderna e  fica ótima em ambientes urbanos-industriais. Com o branco, é uma combinação impossível de errar. E até com o azul essa cor vai muito bem.

Baunilha

Esse é um tom coringa – e que pode ser encontrado em diferentes tonalidades, sendo um meio-termo entre o branco e o bege. Como é claro e neutro, é perfeito para ampliar ambientes e é muito fácil de combinar com outras cores, tanto as mais claras, como as mais vivas.

Se você deseja um ambiente bem elegante, o baunilha é ideal – e fica perfeito com móveis de couro, por exemplo.

Areia

Outra tonalidade que lembra o bege, e que traz bastante leveza, é o areia. Ele proporciona amplitude, ao mesmo tempo que traz uma sensação de relaxamento, com muito requinte e estilo.

Quer trazer contraste? Vale a pena investir em detalhes na cor marrom um pouco mais escuro ou até em  tons terrosos mais fechados, que combinam perfeitamente com essa tonalidade, e também com móveis em madeira.

Lavanda

Quem deseja um toque mais suave e romântico, pode investir no tom lavanda. Esse é um tom de roxo bem clarinho, quase pastel, que traz um toque bucólico e ajuda a relaxar.

Ele combina perfeitamente com a decoração vintage, romântica e campestre, podendo ser usado junto ao  marrom, verde musgo, branco ou até com adornos rupestres e estampas florais.

Rosa

Assim como o lavanda, o rosa traz um toque de delicadeza aos espaços. São muitas as tonalidades que você pode usar, desde os tons pastéis, até o rosa envelhecido.

O mais interessante dessa cor é que ela é uma mistura de tonalidades quentes e frias, por isso é extremamente versátil, combinando com tons de cinza, cores metalizadas, tons amadeirados e outras cores neutras.

Tons terrosos

Quer ampliar um espaço sem ter que partir para as tradicionais cores claras e neutras? Os tons terrosos são bons aliados, trazendo sofisticação e combinando perfeitamente com elementos naturais, como a madeira.

Prefira os tons terrosos um pouco mais claros – e faça combinações entre eles. Por exemplo, você pode usar a base principal da decoração em bege ou aveia e criar contraste nos detalhes com terracota, verde musgo, mostarda ou caramelo.

O espaço ficará equilibrado, moderno e muito aconchegante.

Como combinar diferentes elementos e cores na hora de escolher a tinta para sala?

As cores que aumentam o ambiente não precisam ser usadas apenas nas paredes e tetos. Elas também podem aparecer em revestimentos, estofados, cortinas, tapetes, almofadas, roupas de cama e outros detalhes da sua decoração.

Separamos algumas dicas que ajudam a deixar seu espaço mais amplo e mais interessante visualmente.

Decoração monocromática

Para quem deseja um espaço elegante e moderno, a  pintura  monocromática é a melhor opção de tinta para sala. Ela se baseia em escolher uma só cor para decorar – e brincar com as diferentes nuances e tonalidades.

A “graça” fica por conta do uso de diferentes texturas, que ajudam a trazer aconchego. Por exemplo, um tapete felpudo, almofadas em materiais mais rústicos, uma parede com revestimento 3D – e assim por diante.

Cores fortes nos acessórios

Brincar com os contrastes deixa a sua decoração mais interessante, especialmente se as paredes, pisos e tetos forem de tonalidades claras e suaves.

Escolha as tonalidades vivas de tinta para sala que você gosta para pontuar a decoração.

 Você pode deixar esses tons mais vivos para as capas de almofada, manta de sofá ou para uma parede de destaque, como, por exemplo, no cantinho da TV ou atrás do sofá.

Quem é apaixonado por decorações coloridas ou tem um perfil mais criativo, pode pontuar com alguns móveis coloridos. Uma opção são as poltronas em tons mais fortes na sala, ou um aparador colorido na sala de jantar.

Madeira

A madeira é um elemento natural e atemporal. Ela ajuda a deixar os espaços mais chiques, sofisticados e aconchegantes – além de combinar com praticamente qualquer cor.

Se você está criando um ambiente monocromático, mas deseja adicionar mais conforto, pode investir nos móveis de madeira para isso.

Cores escuras

Quando se fala em decorar ambientes pequenos, muitas pessoas fogem das cores escuras. Não é preciso evitá-las, já que elas são capazes de adicionar profundidade e aconchego. Mas é preciso saber utilizá-las. 

O segredo está em aumentar as linhas horizontais. Para isso, crie contraste entre a tonalidade da parede com o teto e o piso. Dessa forma, você alonga o cômodo. Para fazer com que ele pareça mais largo, pinte só uma parede e o teto com a mesma cor.

Pintura geométrica

Outra opção bacana de tinta para sala, para quem deseja usar tonalidades mais fortes em cômodos pequenos, é a pintura geométrica

As linhas diagonais dão mais perspectiva para o ambiente, fazendo com que ele pareça maior. Outra ideia é usar as listras. As horizontais deixam o cômodo mais alongado e as verticais aumentam o pé direito.

Agora você já sabe quais são as cores que aumentam o ambiente? Siga a Madesa nas redes sociais para receber mais dicas bacanas. Estamos no

Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e YouTube.