A torre quente planejada é um dos itens que não pode faltar em uma cozinha moderna. Afinal, o móvel traz muita praticidade ao organizar o forno micro-ondas e o forno elétrico em um mesmo espaço.

Os modelos ainda podem contar com gavetões e portas, que otimizam o espaço e oferecem mais área de armazenamento.

Quer uma cozinha moderna, funcional e bem prática? Certamente a torre quente planejada deverá estar nela. Veja as dicas que a Madesa separou sobre esse elemento!

O que é a torre quente planejada?

Torre quente é o nome de uma estrutura feita em marcenaria para os eletrodomésticos destinados ao aquecimento. Por exemplo, o forno micro-ondas e o forno elétrico ou a gás.

É uma estrutura planejada verticalmente que, em alguns casos, pode receber a máquina de lavar louça ou outros eletrodomésticos da sua preferência.Além disso, a torre quente planejada pode contar com gavetões, portas ou nichos, que ajudam a otimizar o espaço de armazenamento.

Quais as vantagens?

A torre quente planejada oferece uma série de vantagens. E, justamente por isso, está tão em alta. Os principais pontos positivos que a estrutura oferece são:

  • Mais liberdade de organização da sua cozinha, pois, com a popularização dos cooktops, os fornos deixaram de ter que ficar, obrigatoriamente, debaixo dos queimadores. Então, você pode escolher onde quer deixar esse eletrodoméstico, pensando na funcionalidade que busca para sua rotina;
  • A marcenaria permite que você deixe seu forno e micro-ondas na altura que desejar e que seja mais prático e confortável para usar;
  • É possível acrescentar outros eletrodomésticos, de modo a tornar sua cozinha ainda mais personalizada e inteligente, como a máquina de lavar louças;
  • Como algumas torres quentes contam com espaço de armazenamento, você acaba ganhando mais armários para organizar seus eletroportáteis ou alimentos;
  • O visual da cozinha fica bem moderno e elegante, com uma estrutura padronizada;
  • É uma ótima alternativa para cozinhas pequenas, porque ajuda a otimizar melhor o espaço e ainda permite criar uma distribuição mais funcional para o layout.

Torre quente planejada: medidas e dicas importantes

Para que a torre quente planejada traga, de fato, todos os benefícios desejados, algumas recomendações e cuidados são importantes. Veja os principais:

Localização

Geralmente, a torre quente é instalada ao lado da geladeira. Contudo, isso não é uma regra. O importante é avaliar o layout e o formato da sua cozinha, pensando no posicionamento que traga mais funcionalidade ao seu dia a dia.

Assim, uma opção muito usada é colocar a torre quente no final da bancada, aproveitando algum canto que acabaria sem utilidade. 

O ideal é que esse móvel fique sempre próximo à bancada da pia. Se a cozinha for grande, essa dica é mais importante ainda, pois evita que você tenha que se deslocar de um lado para outro com uma travessa quente nas mãos.

A torre quente pode ser colocada em qualquer lugar da sua cozinha, mesmo ao lado de outros eletrodomésticos, como a geladeira. O importante é  se atentar às orientações do fabricante. Alguns podem indicar uma distância mínima de outro equipamento, em torno de 10 cm. Assim, respeite essa orientação.

Tomadas e instalação

A instalação dos eletrodomésticos deve ser feita de acordo com as indicações do fabricante. Por isso, cheque alguns itens para verificar se o local escolhido para a torre quente é, realmente, o ideal. Como:

  • Presença de tomadas na tensão e corrente indicadas pelos fabricantes. Verifique se o aparelho é 110V ou 220V. Os fornos comuns costumam necessitar de tomada de 20A, já os fornos maiores precisam de tomadas de 25A. A maioria dos fornos permite que a tomada fique atrás do equipamento, desde que haja uma distância mínima para o plugue;
  • Em alguns casos, pode ser necessário um disjuntor específico para o equipamento. Então, verifique a capacidade do seu disjuntor e para quantos pontos ele está servindo;
  • Se for usar eletrodomésticos embutidos, verifique se a torre quente permite essa opção. Para os que não são de embutir, é possível usar uma torre quente com nichos.

Medidas

As medidas são extremamente importantes nas torres quentes. E você deve saber de antemão qual a área disponível na sua cozinha para incluir o móvel. Não se esqueça de sempre medir seus eletrodomésticos, para ter certeza de que eles irão caber na torre quente.

Um ponto muito importante é a ventilação, que, inclusive, é indicada no manual  de cada eletrodoméstico. Essa área é fundamental para que haja segurança no uso dos equipamentos.

Alguns fornos e micro-ondas contam com um sistema de entrada de ar frio e expulsão de ar quente neles mesmos, dispensando a preocupação com o armário. Outros, não.

Se a torre quente não vai do piso até o teto, é preciso que haja um vão por trás dos equipamentos, na marcenaria, para que o ar entre por baixo e saia por cima.

Já se o armário vai do piso ao teto, pode ser usada uma grade embaixo e outra em cima, para que a ventilação seja mantida.

Em relação à altura, verifique qual é mais confortável para você usar os eletrodomésticos. O mais indicado é colocar na altura dos olhos os que são mais usados, por exemplo o forno. Assim, é mais fácil acompanhar o preparo dos alimentos.

Os eletrodomésticos que são menos usados podem estar na altura do piso. De qualquer forma, evite dispor o forno em uma altura muito grande, porque pode ser desconfortável e aumentar os riscos de acidentes.

Iluminação

É importante que a torre quente planejada fique em um local iluminado, para que você enxergue quando estiver manipulando as travessas quentes. 

Durante o dia, a melhor iluminação é a que vem de uma janela ou porta. Por isso, tente dar preferência para deixar a torre quente próxima desses locais.

À noite, é interessante investir em um projeto de iluminação adequado. Os spots direcionáveis ou embutidos são os mais usados.

Cozinha planejada com torre quente: 3 opções da Madesa

Depois de todas essas dicas, que tal conferir algumas cozinhas da Madesa com torre quente? 

As cozinhas moduladas da Madesa trazem muito mais economia e facilidade, pois você pode escolher os diferentes módulos e montar sua cozinha de acordo com as características do seu espaço e respeitando as suas necessidades.

1 – Cozinha completa Madesa Lux Rustic/Cinza

A cozinha completa Madesa Lux tem tudo o que você precisa para deixar sua cozinha elegante, moderna e super prática.

A Lux Rustic/Cinza é uma das mais sofisticadas do mercado. O principal destaque são as portas e gavetas que recebem a aplicação de um vidro cinza, um diferencial capaz de deixar sua cozinha bem mais elegante.

Além disso, a cozinha Madesa Lux é totalmente modulada e possui profundidade de 60cm. As gavetas contam com corrediça telescópica e todas as portas têm amortecedores para fechamento suave. Os puxadores são em alumínio, mais resistentes para o uso diário.

A torre quente, além de lindíssima, permite a instalação de forno embutido.

Todo o acabamento interno e externo da cozinha é em padrão amadeirado Rustic e as portas e frentes de gaveta tem pintura cinza.

2 – Cozinha completa Madesa Reims com armário e balcão preto

Quer uma cozinha preta, moderna, elegante e super funcional? A cozinha completa Madesa Reims é ideal para sua casa!

A linha Reims tem um design contemporâneo, que segue as últimas tendências mundiais para móveis. Os pés de madeira maciça são o destaque do produto, deixando o ambiente charmoso e proporcionando mais firmeza aos móveis.

Outro diferencial é o armário aéreo, com duas portas de correr em vidro reflex (material que pode tanto refletir o ambiente como mostrar o interior do móvel, variando conforme a iluminação).

A cozinha tem acabamento em preto, com exceção das partes internas das gavetas e das costas, que são brancas. Toda a pintura é feita com poliéster ecológica de alta resistência, que você só encontra na Madesa e conserva a beleza do móvel por mais tempo.

A torre quente é outro diferencial, com 70 cm e 3 portas, sendo uma basculante. Ou seja, é muito mais espaço para você organizar tudo o que precisa!

3- Cozinha branca completa Smart modulada e de canto

Você não abre mão da clássica cozinha branca, mas deseja uma opção com mais funcionalidade e modernidade? A cozinha Smart da Madesa vai te conquistar.

Essa é uma versão de canto, perfeita para quem deseja aproveitar melhor todo o espaço disponível na cozinha. Mas a linha Smart também está disponível para cozinhas retas.

A cozinha Smart da Madesa é moderna, bonita e desenvolvida com materiais de altíssima qualidade, sendo 100% em MDF, material resistente e durável.

É praticamente uma cozinha planejada, já que seus módulos são separados e podem ser montados conforme a disposição desejada. Possui puxadores de alumínio, corrediças e dobradiças metálicas e rodapés encaixados com pés em PVC com regulagem de altura. 

Além disso, conta com belíssimo aéreo em vidro – que agrega beleza e sofisticação, nicho para usar como adega ou para objetos de decoração e todos os módulos inferiores contam com tampo. Para o balcão da pia, é possível remover o tampo e o balcão de 60 cm pode ser recortado para a instalação do cooktop.

O acabamento é em branco fosco e as portas são em branco brilhante. A torre quente tem 70 cm com nichos para forno e micro-ondas e 3 portas, sendo uma basculante.

É claro que, além dessas, a Madesa conta com muitas outras opções de cozinha modulada com torre quente, como a cozinha completa Madesa Glamy que tem um tom amadeirado, a cozinha completa Madesa Ágata em tonalidade preto e branco e muitas outras, capazes de trazer funcionalidade e beleza ao seu espaço.

Agora você já sabe tudo sobre a torre quente planejada? Confira as opções da Madesa e transforme sua cozinha!