Comprar móveis pela internet é uma ótima maneira de economizar e ainda ter acesso a diferentes opções. Contudo, na maioria dos casos, você terá de fazer a montagem desses itens. É possível contratar um montador especializado, ou você mesmo pode “colocar a mão na massa”.

A boa notícia é que muitos itens, como as cozinhas modulares da Madesa, são fáceis de montar e não precisam de nenhuma expertise profissional. Isso porque, todas as informações que você precisa estarão no manual.

Se, para você, montar móveis ainda é um bicho de sete cabeças, veja as dicas práticas que separamos!

As dicas essenciais para montar móveis

Seja para montar uma cozinha modulada, ou  para montar um rack ou escrivaninha, existem algumas dicas que não podem ser deixadas de lado

Continue com a gente e descubra quais são elas!

Leia o manual atentamente

Não há como escapar : se você quer montar seus móveis corretamente, precisa ler com atenção o manual. Com o aumento das vendas online, a maioria dos fabricantes têm se dedicado para deixar esse documento ainda mais completo e explicativo.

É lá que estarão todas as informações essenciais, como os parafusos e buchas a serem usadas, por onde começar a montagem, o número e o tamanho das peças e tudo o que você precisa para montar um móvel perfeito e mais durável.

Comece lendo o manual com atenção, depois verifique se todas as peças citadas no documento vieram junto com o móvel que você comprou.

Lembre-se: caso o item seja montado incorretamente, você pode, até mesmo, perder a garantia do produto comprado. Então, não pule essa etapa.

Prepare o ambiente da montagem

É importante que, no caso de móveis grandes, você monte o móvel no ambiente onde ele ficará. Escolha uma área plana e limpa e com espaço suficiente para ordenar todas as peças.

Se você não quer correr o risco de estragar o seu piso, forre antes. É possível usar as próprias caixas do produto.

Separe as peças, ferragens e ferramentas

Antes de começar a “colocar a mão na massa”, separe todas as peças e ferragens enviadas no kit. Identifique uma a uma conforme o manual de instruções. Isso ajuda a otimizar seu tempo de montagem, pois você não precisará ficar procurando cada peça.

Aproveite e separe todas as ferramentas necessárias indicadas no manual e tenha cuidado ao manuseá-las.

Além disso, confira se é possível fazer a montagem sozinho ou se você precisará de ajuda. Essa informação também estará disponível no manual.

Passo a passo para montar as cozinhas modulares Madesa

Agora que você já viu as dicas gerais, que tal um passo a passo para montar as principais peças das cozinhas modulares Madesa? Veja como é simples!

Balcão de pia

O balcão de pia é uma peça que aparece em muitas cozinhas modulares. Sua montagem não tem segredo. Faça todos os passos que indicamos acima, antes de começar. E, claro, essas são dicas gerais. Sempre siga o manual do produto.

Passo 1: Comece montando as corrediças nas portas do balcão. Posicione no local indicado e parafuse as peças, conforme ilustrado no manual.

Passo 2: Adicione os parafusos e buchas nos locais indicados, em todas as peças.

Passo 3: Vá para as partes menores, tomando cuidado com a colocação dos pinos de madeira, sempre seguindo as orientações do manual. Faça o mesmo nas partes maiores.

Passo 4: Depois de finalizar a instalação das corrediças, buchas, pinos e parafusos é hora de começar a montar o seu balcão. Posicione o tampo deitado e faça o encaixe do apoio para as portas e gavetas e as laterais.

Passo 5: Instale os pés.

Passo 7: Instale o fundo.

Passo 8: Instale o fechamento dos pés. Antes de fixar as presilhas, faça a marcação de acordo com as medidas indicadas no manual.

Passo 9: inclua as prateleiras internas.

Passo 10: Separe as peças e as ferramentas para montar as gavetas. Comece incluindo os parafusos e o pegador. Monte cada gaveta separadamente. Deixe o fundo para instalar por último.

Passo 11: Monte as portas, instalando as dobradiças nas peças, depois coloque o pegador. Instale as portas no balcão.

Passo 12: Finalize incluindo as gavetas.

Ainda está com dúvidas? Confira o vídeo do passo a passo!

Armário aéreo

O armário aéreo é outro móvel modulado que sempre aparece nas cozinhas, oferecendo área extra de armazenagem. Não sabe como montar? Confira o passo a passo.

Passo 1: Comece incluindo os parafusos e pinos de madeira em todas as peças. Atenção para que tudo seja incluído no local certo. Sempre siga as orientações do manual.

Passo 2: Comece montando seu armário, juntando as partes superior e inferior e incluindo as divisórias centrais. Certifique-se de que tudo está no local certo e depois parafuse as peças.

Passo 3: Coloque as peças laterais, para fechar seu armário.

Passo 4: Agora instale o fundo, usando um martelo pequeno.

Passo 5: Inclua as prateleiras internas. 

Passo 6: Instale os trilhos para as portas. Se o armário tiver portas de vidro, instale primeiro o trilho da parte inferior. Posicione os vidros para conferir com exatidão como deve ser instalado o trilho superior. 

Caso as portas sejam comuns, monte primeiro as portas (comece instalando o pegador) e depois faça a montagem no armário.

Ainda com dúvidas? Veja esse passo a passo em vídeo!

Paneleiro

Outro item importantíssimo nas cozinhas moduladas é o paneleiro. Ele também não é complicado de montar. Confira.

Passo 1: Comece colocando os pregos, buchas e pinos de madeira em todas as peças.

Passo 2: Comece a montar, adicionando o topo e a parte inferior à parte maior do seu paneleiro. Parafuse.

Passo 3: Inclua as principais prateleiras internas (as maiores). Parafuse.

Passo 4: Só então, faça o fechamento lateral.

Passo 5: Instale os pés. Atenção nas medidas, ok?

Passo 6: Instale o fundo do paneleiro. Use um pequeno martelo para os pregos.

Passo 7: Coloque o paneleiro em pé. Monte o fechamento para os pés. Antes de fixar as presilhas, faça a marcação de acordo com as medidas indicadas no manual. Instale o fechamento.

Passo 8: Inclua as prateleiras internas menores.

Passo 9: Instale as dobradiças nas portas. Atenção para elas ficarem retas, seguindo a porta. O local das dobradiças já virá marcado na peça.

Passo 10: Peça ajuda para outra pessoa na hora de instalar as portas. Um deve segurar a porta e outro parafusar a dobradiça.

Passo 11: Depois das portas instaladas, coloque o puxador com a porta aberta.

Veja em vídeo esses passos práticos para montar seu paneleiro!

Torre quente

A torre quente é um móvel interessante para muitas cozinhas, permitindo organizar o forno micro-ondas e o forno elétrico. Veja como montá-la.

Passo 1: Comece adicionando os pregos, parafusos e pinos de madeira nas peças.

Passo 2: Monte as laterais com a parte superior da torre quente. Da mesma forma que  você fez com o paneleiro.

Passo 3: Adicione a prateleira interna. Atenção, porque a ordem pode ser diferente dependendo do móvel, já que cada peça possui uma espessura distinta. Siga a indicação do manual.

Passo 4: Adicione os suportes extras para as prateleiras internas. Inclua a parte debaixo da torre quente.

Passo 5: Instale os pés.

Passo 6: Faça o fechamento do fundo, usando um pequeno martelo.

Passo 7: Monte o fechamento para os pés. Antes de fixar as presilhas, faça a marcação de acordo com as medidas indicadas no manual. Instale o fechamento.

Passo 8: Adicione o restante das prateleiras internas.

Passo 9: Instale as dobradiças nas portas. Com a ajuda de outra pessoa, instale as portas na torre quente. Alguns modelos podem contar com porta basculante. Nesse caso, você terá que fazer a instalação do pistão. Finalize instalando o pegador das portas.

Ainda tem dúvidas? Confira o vídeo com o passo a passo!

Conclusão

Neste conteúdo, você viu como é fácil montar as cozinhas modulares Madesa. Afinal, todas as informações que você precisa estão descritas detalhadamente no manual, com figuras e indicações das peças e ferramentas a serem usadas.

As cozinhas da Madesa, embora sejam simples de instalar, são muito duráveis, já que são fabricadas com materiais de qualidade, como corrediças telescópicas e madeira adequada às características de cada ambiente.

Ainda tem dúvidas sobre a montagem de cozinhas modulares e outros móveis? A Madesa preparou uma playlist para você: acesse o nosso canal e confira mais dicas em vídeo, com detalhes para uma montagem perfeita!