Uma cozinha prática e funcional depende muito da organização, deixando mais simples encontrar tudo o que você precisa, economizando tempo. Apesar disso, muitas pessoas têm dúvidas sobre como organizar armário de cozinha.

Atentar-se a essa questão é essencial, já que os armários costumam comportar diferentes itens, de tamanhos e formas variadas. Em cozinhas pequenas, essa atenção deve ser redobrada, otimizando o espaço e assegurando que tudo o que você precisa esteja bem organizado.

Veja as dicas que separamos!

Por que organizar os armários da cozinha?

A organização na cozinha é essencial. Assim, você tornará o seu dia a dia mais prático, assegurando que os objetos estarão em locais fáceis de serem acessados – e armazenando adequadamente os itens, como os eletroportáteis, evitando que eles sofram danos e fazendo com que durem mais tempo.

Além disso, uma cozinha organizada parece mais ampla. E com um armário organizado isso não é diferente, pois você ganha espaço de visão para conseguir os itens que precisa sem dor de cabeça. As cozinhas grandes também precisam desse cuidado para deixar o dia a dia mais prático. Por exemplo, ao incluir as panelas perto do fogão, você economiza tempo e deixa sua rotina mais funcional.

Como organizar armário de cozinha?

Não existe mistério na hora de organizar os armários de cozinha. Contudo, algumas dicas tornam esse momento mais simples. Comece retirando os itens dos armários e fazendo uma “limpa”, ou seja, confira o que realmente está em bom estado e deve ser mantido e o que pode ser jogado fora ou doado (principalmente os itens que você não usa mais).

Quer saber os próximos passos? Continue com a gente:

Na hora de organizar as gavetas, parta dos itens mais usados para os menos usados. Assim, deixe as gavetas de cima para aqueles itens menores, que você usa com mais frequência, como os talheres do dia a dia. 

Na segunda gaveta, adicione os talheres maiores, como conchas, facas, escumadeiras, etc. Na terceira gaveta, você pode adicionar os utensílios de uso moderado e na quarta (caso tenha), adicionar os panos de prato e toalhas.

Na gaveta dos talheres, a dica é usar divisórias, assim você pode deixar todos os garfos, facas e colheres separados por categoria, tornando mais fácil o uso. 

Existem modelos de diferentes materiais, como de plástico, metal, madeira e também versões estampadas, lisas, mais modernas e capazes de combinar com o estilo da sua decoração.

Pratos e louças

Os pratos devem ficar posicionados em um local de fácil acesso. Deixe as louças que você usa mais na frente – e aquelas de festas ou para ocasiões especiais podem ser colocadas mais para trás ou até em outro armário (como nos mais altos).

Para tornar a sua arrumação mais funcional, separe as louças de acordo com o tamanho e o formato. Agrupe todos os pratos fundos, os rasos e os de sobremesa. 

O ideal é que os pratos sejam guardados empilhados (do maior para o menor). Você pode fazer as pilhas de acordo com os seus aparelhos de jantar, caso tenha mais de um.

Outra possibilidade é investir em organizadores de pratos, que deixam as louças no lugar certo, trazem praticidade e evitam acidentes. Existem versões aramadas e prateleiras de encaixe, por exemplo.

Se tiver espaço, você também pode organizar as louças na mesma área. No caso das xícaras de café e de chá, uma ideia legal é usar ganchos nos armários e pendurar as xícaras pelas asas, assim você otimiza espaço.

Nesse caso, só tome o cuidado de setorizar os itens dentro do armário.

Ou seja, deixe os pratos próximos e, se possível, use outra prateleira para as demais louças.

Panelas

As panelas costumam ser itens que trazem bastante dificuldade para quem está pensando em como organizar armário de cozinha. Afinal, são utensílios grandes, com cabos, tampas e diferentes formatos.

Se você quer saber como organizar panelas no armário, uma dica é guardar as tampas separadas. Assim, você poderá empilhar as panelas, colocando as menores dentro das maiores. 

Outra sugestão é separar as panelas que você usa no dia a dia, daquelas de uso esporádico – deixando as mais habituais em um local de fácil acesso, como próximo do fogão ou no gabinete/gavetão embaixo da pia. Cuidado com o tipo de material da panela, para evitar riscos quando for empilhar.

Hoje, você já encontra alguns organizadores de panela que podem ser usados nos armários. 

Também existem organizadores de tampas, que podem ser instalados na parte de dentro das portas dos armários. Caso você não tenha ou não queira investir nesse item, pode colocar as tampas das panelas em uma gaveta.

Quem não tem espaço suficiente nos armários para as panelas, pode usar ganchos para deixar esses itens suspensos. Mas, nesse caso, é preciso muita atenção, garantindo que o resultado estético ficará agradável (e não deixará sua cozinha muito bagunçada ou sufocante).

Os ganchos podem ser usados dentro dos armários para pendurar algumas frigideiras e panelas menores, por exemplo.

Potes plásticos

Os potes plásticos são itens que não podem faltar nas cozinhas, não é mesmo? Mas organizá-los nem sempre é uma tarefa fácil. Você pode colocá-los em um gavetão ou outro espaço no seu armário.

Assim como as panelas, guarde os potes destampados e empilhe do maior para o menor. Você pode guardar todos os potes em uma caixa ou cesto plástico dentro do armário e colocar as tampas em outra caixa.

 Os potes podem ficar nas prateleiras dos armários e usar um organizador específico para as tampas (também dá para reaproveitar algumas opções, como um escorredor de pratos que pode servir como organizador de tampas ou porta pastas de escritório que pode ser fixado na parte interna da porta dos armários).

Existem, ainda, cestos aramados que podem ser fixados nas prateleiras dos armários. Você pode deixar os potes empilhados nos armários e colocar as tampas nesses cestos.

Travessas, pirex e assadeiras

Uma dica para organizar esses itens é deixá-los na vertical, assim fica mais fácil encontrar o que você precisa. Use organizadores de pratos ou de louças para deixar as peças dessa forma.

Se não for possível, novamente empilhe do maior para o menor.

Temperos

Como os temperos são menores, existem várias possibilidades de organização para eles. Se você não tem espaço na sua bancada, pode usar ímãs para colocar os potinhos na parte de fora da geladeira ou em um quadro imantado.

Outra ideia é montar uma pequena cestinha ou bandeja para dispor sobre a bancada, com os potinhos de tempero devidamente etiquetados. As cestas aramadas são outros itens que funcionam muito bem e podem ajudar a aproveitar qualquer cantinho nos seus armários para esses itens menores.

Além disso, um balcão porta-temperos é a nova tendência do momento para quem quer deixar esses itens em um local de fácil acesso sem comprometer o espaço da cozinha.

Eletroportáteis

Torradeira, cafeteira, fritadeira elétrica, batedeira, liquidificador, enfim, são muitos os eletroportáteis usados na cozinha.

Por isso, parte importante de como organizar armário de cozinha é colocá-los na parte superior. 

Isso porque, caso aconteça algum vazamento na sua pia, eles não serão afetados.

Lembre-se de deixar os que você usa mais frequentemente em um armário de fácil acesso. Os de uso esporádico podem ficar mais distantes.

Alimentos

Além de organizar as louças e os objetos de cozinha, é muito importante que você considere a forma correta de armazenar seus alimentos.

Nos armários, a dica é usar potes transparentes e herméticos para organizar os alimentos. Aí é só etiquetar com o nome do produto e a data de validade. Coloque os que irão vencer mais rápido na frente, para que possam ser usados rapidamente. 

Tente não misturar alimentos com utensílios de cozinha.

Tenha armários separados para esses itens, ou, pelo menos, use prateleiras diferentes. 

Os aramados também são grandes aliados na hora de organizar a despensa, criando mais espaço dentro dos seus armários e podendo ser usados para objetos menores, como latinhas de atum, sardinha, molho de tomate, etc.

Antes de começar a organizar a despensa, faça uma boa limpeza em tudo – e, de tempos em tempos, crie o hábito de avaliar o que está dentro do prazo de validade, o que precisa ser descartado, além de limpar todo o armário na parte interna.

Como organizar armário de cozinha: a escolha dos móveis

Escolher e planejar corretamente os armários da sua cozinha é fundamental na organização. Assim, você conseguirá ter espaço suficiente para todos os itens, além de prateleiras internas e gavetas de tamanho e profundidade adequadas para cada necessidade.

Por exemplo, no armário onde irá guardar os alimentos, pode investir em prateleiras de alturas variadas (para guardar os alimentos de diferentes tamanhos) e que não sejam muito fundas. Assim será mais fácil visualizar tudo o que você tem.

Além dos armários tradicionais, os gavetões também estão em alta – e são ótimos para ajudar na organização, podendo conter panelas, assadeiras e potes. Você também pode criar um espaço menor destinado aos temperos, com corrediças telescópicas, tornando o uso muito mais simples.

Outra opção interessante é o armário aéreo com porta de vidro que facilita na hora de enxergar o que está dentro e, por isso, te ajuda saber como organizar o armário de cozinha. 

Além disso, nele, você pode deixar suas louças mais bonitas ou as peças de vidro, como copos, taças e jarras – ajudando, ainda, na decoração da cozinha.

Quando for planejar as prateleiras, uma opção interessante é investir em modelos removíveis. Dessa forma, você pode otimizar o seu espaço como preferir – assegurando que seu armário irá se adequar aos itens novos que você for comprando ao longo dos anos.

Com a Madesa a sua cozinha fica organizada

E aí, gostou do tema? Então confira mais dicas clicando nesse vídeo!

Na hora de definir os seus móveis, sempre analise os objetos e utensílios de cozinha que você tem – e, assim, determine a altura e quantidade de prateleiras e divisões internas. Além dos armários, é claro, você poderá usar nichos e prateleiras.

A Madesa é uma aliada da organização da sua cozinha. Você sabia que, conosco, é possível fazer seu projeto personalizado?

Trabalhamos com móveis planejados  que podem ser usados em todos os estilos de cozinha e montados de acordo com suas necessidades de organização. Assim, você deixa sua cozinha bonita e muito mais funcional, com tudo o que precisa sempre à mão. 

Depois dessas dicas, já sabe como organizar o armário de cozinha? Confira as opções de cozinha da Madesa e  faça seu projeto conosco!