Na hora de comprar um móvel, uma das coisas mais importantes é saber as informações principais sobre o material usado em sua produção, certo?

 Atualmente, há dois tipos diferentes muito usados nessa fabricação: MDP ou MDF. Mas, qual deles é o melhor? Quais são as diferenças?

Embora passem por processos muito semelhantes de confecção, cada umpossui características próprias e se adaptam melhor a certos ambientes – por isso, é essencial considerar o local em que o móvel será usado, seja na cozinha, quarto ou outros espaços de sua casa.

Ambos são muito resistentes e excelentes para receber acabamentos. Além disso, o MDP e MDF são ecologicamente corretos, pois são feitos a partir da madeira das árvores de florestas renováveis.

No entanto, eles também possuem distinções interessantes entre si. Se você deseja saber qual é o ideal para a sua necessidade, continue acompanhando esse guia completo que a Madesa preparou para te ajudar no processo!

Resumo do que você precisa saber

Antes de um maior aprofundamento, preparamos uma tabela com as principais informações compiladas e algumas indicações dos ambientes adequados para cada um. Olha só:

É importante ressaltar, no entanto, que existem nuances na hora da escolha: como ambos os materiais são de excelente qualidade, é possível encontrar móveis fabricados de forma mista. Outro fator é que locais diferentes de um mesmo cômodo também terão propósitos diferentes.

Um exemplo disso é escolher balcões para cozinha em MDP, pois entram em maior contato com a água, mas os armários aéreos podem ser em MDF, já que ficam mais afastados.

Tudo depende de um bom planejamento. Entenda mais a fundo agora!

Afinal, o que é o MDF?

MDF é uma sigla para Medium Density Fiberboard, que em português significa placa de fibra de média densidade. Esse material é caracterizado como um painel formado por fibras de madeira, unidas com uma resina por meio de pressão.

Inclusive, é composto por camadas externas de densidade superior e uma camada de máxima uniformidade, garantindo um excelente acabamento. 

Seu processo de fabricação torna as placas bem homogêneas, conferindo versatilidade ao material e possibilitando cortes em diferentes formatos e direções.

O que é MDP?

O MDP, por sua vez, significa Medium Density Particleboard (aglomerado de média densidade). É um painel formado por pequenos fragmentos de madeira com resina compactada em alta temperatura e pressão.

Esse processo de fabricação dá ao MDP uma estrutura composta por três camadas, uma mais grossa no centro e duas mais finas na superfície, o que deixa as chapas mais leves, sem perder a resistência.

Ah, e ao contrário do que muitos pensam, ele não é a mesma coisa que o conhecido “aglomerado”, que é feito a partir de resíduos mais finos, como pó ou serragem.

Mas qual o melhor? MDF ou MDP? 3 diferenças

Como vimos anteriormente, a principal diferença entre MDP e MDF é o processo de fabricação – o primeiro usa fibras de madeira, já o segundo é produzido com pequenas partículas.

Por isso, não é tão simples definir qual é o melhor, visto que esses materiais têm características próprias e servem a propósitos distintos também. Para decidir qual é o material ideal para o seu projeto, basta analisar todas as diferenças com atenção. Olha só:

Tipo de corte

Para escolher qual usar entre MDP ou MDF é interessante analisar o tipo de corte feito na chapa. Sabe por quê?

O MDP é indicado para peças retas e planas, enquanto o MDF é mais versátil nesse quesito, e funciona bem em diferentes ângulos e formas. Ou seja:

  • MDF: pode sofrer danos quando recebe parafusos e pregos e é menos resistente ao peso, já que é um material mais maleável
  • MDP: é mais indicado para a fixação de parafusos e pregos, além de poder receber mais peso.

Acabamento

Esse é outro fator importante para se considerar, especialmente se a intenção é ter móveis personalizados e com design moderno:

  • MDF: absorve menos tinta, o que resulta numa superfície mais lisa e uniforme.
  • MDP: fica em segundo lugar no quesito acabamento. No entanto, o MDP também permite uma pintura de qualidade, apesar de absorver um pouco mais de tinta.

Ambiente

É igualmente relevante considerar as características do ambiente antes de escolher o MDP ou MDF, pois isso afetará a eficiência e durabilidade do móvel.

  • MDF: por conta de sua menor resistência à umidade, o MDF não é ideal para ambientes como cozinha e banheiro. 
  • MDP: possui maior tolerância à umidade, sendo a escolha ideal para esses espaços. Por isso, tenha sempre em mente a funcionalidade desejada.

Em resumo, o MDP é mais adequado para peças retas e planas, suporta mais peso e é recomendado para ambientes úmidos. Já o MDF oferece maior versatilidade de design e acabamento, recebendo melhor tintas e verniz, porém é menos resistente à umidade.

Assim, não cabe fazer uma comparação entre MDP e MDF para determinar qual é melhor, pois cada um, ao ser usado corretamente, desempenha seu papel para que, no final, seja possível ter um ótimo móvel, com qualidade e resistência. 

Dúvidas frequentes sobre MDP ou MDF

Ainda está em dúvida se o material mais indicado para seu projeto ou móvel é o MDP ou MDF? Separamos mais algumas dicas para ajudá-lo a escolher!

Qual o melhor material para fazer móveis planejados?

Como mencionado, tudo depende do móvel e do ambiente em que ele ficará. Um único móvel não é necessariamente feito só com MDP ou MDF. É possível usar os dois materiais no mesmo produto, incorporando cada um deles nos lugares mais adequados de acordo com suas características.

MDP ou MDF para a cozinha?

No caso da cozinha, surge frequentemente a pergunta: “posso molhar esse móvel?” E no caso do MDP, sim! Ele é mais resistente à umidade comparado ao MDF e é uma escolha segura para ambientes que tem mais contato com água.

Por isso, a Madesa oferece opções de armários de cozinha completa como o Rustic Glamy, feitos de MDP. 

Já se você busca um acabamento com maior qualidade estética para sua cozinha, especialmente em áreas que não têm tanta umidade, aposte no MDF.

Como conservar MDF e MDP?

No geral, evite expor seu móvel à luz do sol e não coloque mais peso do que ele suporta. Também é importante proteger o MDF ou MDP da água e usar produtos de limpeza que não comprometam o acabamento e a resistência do móvel.

A Madesa transforma o seu lar, seja com MDP ou MDF!

E aí, já sabe qual é o melhor material para sua casa? A Madesa está sempre disponibilizando conteúdos com dicas que te ajudam a tomar as melhores decisões para o seu lar. 

Continue acompanhando o blog para tirar muitas outras dúvidas com os nossos conteúdos! 

Aproveite também para nos seguir no Instagram e no Facebook e não perder nenhuma promoção exclusiva da loja.