As áreas externas estão cada vez mais em evidência, tanto para receber convidados, como para confraternizar com a própria família ou passar um tempo relaxando. Justamente por isso, muitas pessoas têm dúvidas em relação à decoração para jardim.

Um jardim bem decorado ajuda a criar um espaço delicioso em casa, capaz de contribuir, também, com nosso bem-estar. E, para fazer isso, você não precisa gastar muito. Afinal, existem várias ideias simples e baratas, mas que conseguem transformar totalmente esse ambiente.

Não sabe como decorar seu jardim? Confira as dicas que a Madesa separou para você!

Como fazer decoração para jardim?

Na hora de transformar as áreas externas, a decoração para jardim é muito importante. E isso vale tanto para casas, como para apartamentos. Afinal, os jardins também podem enfeitar e transformar as varandas.

Veja algumas ideias para incrementar sua área externa de maneira simples:

1- Vasos

Os vasos são indispensáveis na hora de plantar suas espécies favoritas, não é mesmo? Porém, mais do que apenas um recipiente para as plantas, eles também contribuem com a decoração.

Você pode brincar com os vasos de diferentes alturas para criar um espaço mais interessante visualmente. Por exemplo, com vasos de chão, maiores e mais robustos, outras opções menores, alguns colocados na parede e assim por diante.

Dessa forma, sua área externa ficará mais rica e você, ainda, poderá plantar espécies com necessidades distintas.

Outra ideia é investir em vasos decorados. Nos jardins verticais ou em vasos menores, há opções divertidas e inusitadas, que ajudam a criar um ar mais descontraído.

Para quem deseja criar um ponto focal mais charmoso, por exemplo sobre uma mesa, uma ideia é montar um lindo arranjo em um vaso de vidro.

É possível tanto usar o vaso para se integrar ao estilo decorativo do seu jardim, como para criar um ponto de contraste. Nesse caso, ele se torna um destaque do ambiente e, para isso, precisa ter um design diferenciado.

Além do design, claro, considere as condições do seu jardim. Espaços abertos, com incidência de sol, chuva e ventos, precisam de vasos mais robustos e duráveis. Para esses locais, as melhores opções são os vasos de cerâmica ou de cimento.

2- Pedras

As pedras são outras ideias versáteis e simples de decoração para jardim, que podem ser usadas em diferentes estilos de jardim, inclusive na composição de varandas ou jardins de inverno.

É possível criar caminhos com as pedras, usá-las junto do gramado ou, até mesmo, substituir o gramado, de modo a criar um jardim mais fácil de cuidar, mas que não deixe o aconchego de lado.

Se você está pensando em criar, no seu jardim, uma área destinada à meditação, ao relaxamento ou com móveis para receber os convidados, as pedrinhas podem ser usadas para delimitar esse espaço.

O seu jardim fica na entrada de casa? Use as pedras para criar um caminho até a porta de entrada, ladeado por flores ou buchinhos. 

Algumas opções que você pode usar são:

  • Pedras de rio: são as mais usadas em jardins. Elas são facilmente encontradas em rios e lagos e comercializadas em lojas de jardinagem com um preço bastante acessível;
  • Seixo natural: é muito semelhante à pedra de rio, porém tem o tom mais puxado para o bege ou para o marrom. Ela traz um toque natural ao jardim e também custa baratinho;
  • Pedra brita branca: é a mais usada quando se deseja trazer um toque elegante ao jardim. Ela pode ser usada para criar destaque a um ponto específico do seu jardim e também pode ser combinada as duas pedras anteriores;
  • Pedra dolomita: essa pedra tem cor branca e uma textura um pouco mais delicada que a anterior, adicionando destaque aos espaços. É muito usada para criar caminhos no jardim;
  • Argila expandida: é uma pedrinha marrom escuro, bem leve e que traz certa elegância à sua escolha de decoração para jardim. É mais usada para decorar a superfície de vasos;
  • Brita: é um tipo de pedra usada na construção civil, com formato irregular e de cor cinza escuro. É muito indicada para ambientes grandes.

3- Iluminação

A iluminação é um modo incrível de valorizar o seu jardim e, também, de permitir que o espaço possa ser usado durante à noite.

Caso você tenha um pergolado, uma mesa ou um local de destaque, pode usar pendentes e cordões de luz que criam um ar aconchegante. Já para caminhos que vão até a porta de entrada, foque em uma iluminação um pouco mais potente, que ajude a trazer segurança ao seu imóvel.

Nessas situações, vale a pena usar refletores com luz branca. Eles também podem ser posicionados próximos ao muro.

Para destacar suas plantas, você pode usar refletores ou espetos posicionados no chão, com lâmpadas de cores diferentes, como amarela, verde, azul ou até lilás. 

Também é possível combinar diferentes cores ou usar refletores de LED que trocam automaticamente de cor.

Caso sua área externa conte com degraus, escadas ou outros elementos que você queira destacar e que estejam próximos ao chão, a dica é usar balizadores.

Nos muros, as principais usadas são as arandelas, que criam uma iluminação indireta e ajudam a iluminar contornos de plantas e objetos. Você pode usá-las em corredores, nos muros próximos ao seu jardim e nas varandas.

Quem tem piscina ou outras fontes de água, pode investir em luminárias subaquáticas, que criam um efeito incrível no espaço.

4- Enfeites na decoração para jardim

Os enfeites para jardim são ótimos para trazer mais personalidade e descontração a esse espaço. Você pode tanto comprá-los prontos, como investir em ideias no estilo “faça você mesmo”.

Nos jardins externos, a dica é usar enfeites maiores, que chamem a atenção. Só tome cuidado para não misturar muitos elementos e acabar com um jardim muito “poluído” visualmente. Assim, defina antes qual será a temática da sua decoração e, depois, busque por enfeites que estejam em sintonia com essa ideia.

Você pode usar os tradicionais gnomos, bicicletas, carroças com vasos de flores, carrinho de mão, comedouros e casinhas de pássaros, estátuas de jardim, pedras pintadas à mão e até enfeites feitos com materiais recicláveis, como garrafas PET ou pneus.

Nos jardins menores, como de corredores, varandas ou áreas internas, prefira os enfeites mais delicados.

Por exemplo: gaiolas de pássaro que podem ser penduradas ou colocadas no chão, lanternas marroquinas, plaquinhas de madeira, vasos de cimento de formatos inusitados, jardim de fadas, espetos para vasos etc. Uma ideia, também, é organizar os seus vasinhos em uma estante escada, garantindo praticidade e beleza ao seu cantinho. 

5- Paredes vivas, canteiro de flores e fontes de água

Engana-se quem pensa que para fazer uma decoração de jardim é preciso muito espaço. A parede viva é uma ótima solução para locais pequenos, como as varandas de apartamentos. Ela é uma espécie de jardim vertical que pode ser criada em qualquer tipo de parede.

A ideia é cobrir toda a parede com a vegetação. Para isso, podem ser usadas diferentes espécies, como samambaias americanas ou metro, ripsalis, peperomia pendente ou guaimbé. 

Caso queira algo mais prático, as treliças são ótimas ideias. Basta instalá-las e colocar seus vasos de plantas para decorar e criar destaque a uma parede do seu jardim.

Outra ideia é criar canteiros de flores. Eles podem aparecer diretamente no jardim, ou em floreiras posicionadas nas janelas ou nas varandas.

Quem adora jardins orientais e que ajudam a relaxar, pode investir nas fontes de água. Além de embelezarem, elas trazem um clima bem zen devido ao barulho da água correndo.

6- Paisagismo

Por fim, claro, quando falamos em decoração de jardim, não podemos nos esquecer do paisagismo. Ou seja, da escolha adequada das espécies e da composição delas no seu jardim.

É bacana mesclar diferentes espécies, com folhagens e flores, que ajudam a criar mais vida. Ou você pode escolher um estilo de jardim para orientar sua preferência de espécies.

Por exemplo, um jardim de pedras, fica muito bacana com cactos e suculentas (além de ser super fácil de cuidar). Já um jardim zen pode contar com bambus, azaleias, buchinhas, orquídeas, pinheiros e bonsais.

Caso queira um jardim tropical, invista em palmeiras, bromélias, orquídeas, helicônias etc.

Móveis na decoração para jardim: quais e como usar?

Os móveis para área externa também são dicas importantes para decorar seu jardim. Eles podem aparecer em jardins de todos os tamanhos e propostas.

Se você não tem muito espaço, pode usar apenas um banco de madeira para apreciar esse espaço. Ou uma rede, criando uma área zen, perfeita para relaxar.

Já quem deseja receber visitas, pode compor com mesa e cadeiras, além de algumas poltronas relaxantes. Na área da piscina, as espreguiçadeiras são ótimas aliadas, para tomar sol ou relaxar. 

E quem quiser algo mais diferenciado, pode investir em balanços, cadeiras de balanço, chaise redonda e outros mais confortáveis.

O importante é que esses móveis sigam o estilo que você definiu para o seu jardim. E sejam de materiais duráveis, como madeira tratada ou fibra. Se forem estofados, esse tecido precisa ser impermeável e destinado ao uso em áreas externas.Viu só, como a decoração de jardim pode ser simples e descomplicada? Aproveite e confira nossas dicas para criar uma linda área gourmet!