Você já ouviu falar em pintura setorizada? Mesmo que você não conheça o termo, certamente já se deparou com a técnica. Afinal, ela está super em alta, presente em diversos projetos de arquitetos renomados e em ambientes incríveis no Pinterest e Instagram.

A ideia é usar a pintura para delimitar áreas e, assim, decorar e transformar os espaços, com baixo investimento e sem ter que lidar com o quebra-quebra das reformas.

Ficou interessado? Então confira as dicas espertas que a Madesa separou!

O que é pintura setorizada?

A pintura setorizada é uma técnica que consiste em usar blocos de cores para delimitar, emoldurar e destacar um ambiente.

Assim, um conjunto de cores é aplicado apenas em uma determinada parede ou teto, ajudando a destacar e transformar os espaços.

Além dos blocos de cor, é possível adicionar outros estilos, como desenhos, formas geométricas e detalhes que ajudam a criar um destaque e um ponto focal.

Por que investir na pintura setorizada?

A pintura setorizada não está em alta por acaso. Afinal, ela tem inúmeras vantagens e é capaz de dar vida nova à sua casa. Entre os pontos positivos, damos destaque para:

  • É fácil de fazer;
  • Exige baixo investimento;
  • Consegue transformar rapidamente os espaços, sem necessitar de reformas complicadas;
  • Ajuda a organizar o olhar, setorizando espaços em áreas integradas;
  • Brinca com diferentes cores, deixando as áreas mais vivas, convidativas, criativas e aconchegantes;
  • É possível adicionar mais personalidade, brincando com as cores e formatos.

Como fazer pintura setorizada?

Já se convenceu que a pintura setorizada é tudo de bom? Então veja algumas dicas para aplicar essa técnica aí na sua casa!

Estilos

Os estilos estão relacionados ao formato da pintura. São inúmeras as inspirações, dependendo do efeito decorativo que você deseja e do que quer destacar ou esconder.

Algumas ideias que funcionam para diferentes espaços são:

Pintura setorizada de caixa ou bloco

Para conseguir esse efeito, é preciso pintar o teto ou o chão, como uma continuidade da parede, trazendo uma sensação de 3D ao espaço. 

É uma ótima ideia para delimitar espaços, funcionando muito bem para halls de entrada e também para delimitar áreas de trabalho ou estudo, em home offices que dividem espaço com outros cômodos.

Se quiser reforçar o efeito, é possível pintar os móveis da mesma cor da parede.

Pintura setorizada de meia parede

Embora possa ser usada para delimitar espaços, o principal efeito da meia parede é o ganho de amplitude. Porque, ao percorrer a linha com o olhar, você terá a sensação de que a área é mais alongada.

Então, a meia parede funciona muito bem para aqueles cômodos pequenos que você deseja ampliar de um jeito moderno.

Você pode usar essa solução em diferentes ambientes. Nos quartos, por exemplo, a meia parede pode aparecer em substituição à cabeceira da cama. Na sala, é possível usá-la acima do sofá, com alguns quadros combinando.

Formas gráficas e geométricas

Os elementos gráficos ou geométricos ajudam a delimitar espaços e funções para cada área. É possível usar retângulos, quadrados, triângulos, círculos e também formas orgânicas mais soltas, que não têm um desenho certo ou errado.

Essas ideias  deixam os espaços mais descontraídos e criam um lindíssimo ponto focal. Assim, você pode usar as figuras para destacar algum item especial do cômodo, como emoldurar o sofá, um quadro, uma cadeira, um aparador etc.

Arcos

Os arcos são feitos com linhas retas e uma ponta arredondada. Por isso, são ideais para delimitar espaços e também para destacar móveis, emoldurando-os.

A dica é optar  por arcos mais leves, com um toque retrô, que são mais discretos e fáceis de combinar com diferentes estilos decorativos e ambientes.

Está muito complicado escolher o formato ideal? Uma dica é fazer testes para assegurar que a escolha é a melhor  para o seu espaço.

Faça moldes com o formato desejado em papel craft e cole na parede. Assim, você pode experimentar diferentes formatos, composições e cores, entendendo quais opções funcionam melhor.

Quais cores usar na pintura setorizada?

Definir as cores é uma das etapas mais importantes da pintura setorizada. É preciso que as tonalidades escolhidas tenham harmonia entre si e contribuam para gerar destaque, que é a proposta da técnica.

Uma forma de escolher mais de uma cor de maneira harmônica é usar o círculo cromático. Ele é uma ferramenta bem interessante, representando todas as cores que são enxergadas pelo olho humano.

Você pode combinar cores que estão próximas no círculo ou em pontos opostos e é possível fazer combinações com 2, 3, 4 cores ou mais. Tudo depende do efeito que você deseja criar.

Se você está com receio de errar a mão na combinação, opte pelos tons pastéis. Eles são suaves e delicados e não pesam visualmente. Outra ideia é combinar uma cor mais forte com uma cor neutra. Por exemplo: laranja e branco, rosa e preto, amarelo e cinza etc.

Quem adora seguir tendências, pode mergulhar nas cores de sucesso desse ano. Os diversos tons de verde estão muito em alta, porque trazem a conexão com a natureza. E são fáceis de combinar com tons terrosos e  neutros.

Aliás, os tons terrosos também são ótimos para pintura setorizada. Eles são tendência e ajudam a reforçar o aconchego. É possível mesclar essas cores entre si ou brincar com tonalidades neutras para suavizar.

E quem deseja um toque mais romântico e delicado, pode abusar das candy colors. Suaves, elas ficam lindíssimas em quartos infantis e também em ambientes vintage, shabby chic ou provençais.

Composições

Não adianta apenas pensar nas cores e nos formatos. Para que sua pintura setorizada traga o efeito decorativo esperado, você deve analisar as composições. Ou seja, os móveis e objetos decorativos que serão destacados pela pintura.

Avalie o que merece ser destacado no seu ambiente, como um detalhe especial. Sempre considerando as funções desempenhadas pelo espaço.

Funcionalidade do espaço

Por exemplo, na sala de jantar, você pode usar a pintura setorizada para destacar o aparador ou a cristaleira. Na cozinha, essa pintura pode ser usada para dar ênfase ao cantinho do café, deixando-o ainda mais confortável.

Na sala de estar, ela pode aparecer na parede do sofá, do rack da TV ou até de uma poltrona. Se você tem o home office na sala, pode usar a pintura especial para separar a área de lazer e a de trabalho. Ou ainda é possível usar esse detalhe para criar um cantinho de leitura, destacando uma bela poltrona com um lindo abajur de chão.

Nos quartos, são muitas as possibilidades. Destacar a cabeceira da cama e fazer uma composição com quadros é um clássico. Mas você pode ir além. 

Sonha em ter um cantinho para se maquiar e se arrumar? Use a pintura para destacar a sua penteadeira e delimitar esse espaço só seu. Ou ainda para destacar um espelho camarim de chão ou de parede, por exemplo.

Ambientes variados

São várias as possibilidades de aplicação, até mesmo fora dos cômodos principais. Na varanda, é possível usar a pintura para destacar o jardim vertical ou a área de meditação e relaxamento. Em um corredor ou hall de entrada, a pintura pode destacar um aparador ou ganchinhos na parede para organizar bolsas e casacos.

Não tenha medo de ousar e entenda quais são os pontos de destaque de cada espaço. 

Mobiliários

Os móveis podem vir em cores próximas à parede, neutras ou que adicionam ainda mais destaque. Sempre preze pela harmonia. Se o espaço é pequeno, prefira os móveis e objetos mais neutros, que se confundem com a cor principal da parede, dando mais destaque à pintura setorizada.

Já para um espaço criativo, ouse com detalhes coloridos e contrastantes. Como uma parede de quadros com molduras bem coloridas. Ou um vaso de planta que adiciona uma cor de contraste.

Você também pode usar itens que ajudam a aquecer o ambiente. Como as cores terrosas, móveis de madeira, vasos de plantas e outros detalhes naturais. O resultado é um cantinho super aconchegante.

Gallery wall e paredes decoradas

Você não precisa, necessariamente, ter um móvel no espaço da pintura setorizada. É possível usá-la para destacar alguma decoração da própria parede.

Por exemplo, uma composição de quadros e fotos. Ou uma parede com nichos e prateleiras com os seus principais objetos. 

E aí, gostou de conhecer mais sobre a pintura setorizada? Aproveite e confira mais 3 tendências decorativas para transformar sua casa: Hygge, Lagom e Niksen!