Você já ouviu falar sobre Hygge, Lagom e Niksen? Essas são três tendências escandinavas que surgiram a partir dos estilos de vida da região. Elas estão influenciando pessoas de forma total, garantindo ainda mais qualidade no dia a dia.

É inegável que tendências são capazes de impactar diferentes campos, como a moda, a decoração e até mesmo nosso comportamento. Elas possuem um grande impacto em nossas vidas, pois trabalham diretamente com autenticidade e bem-estar pessoal.

Quer saber mais sobre essas tendências e ainda aprender como aplicá-las na decoração? Então, siga conosco!

Hygge: valorizando o bem-estar

Com origem na Dinamarca, essa é uma tendência que preza pelo aconchego. Saiba o que ele significa e aprenda a trazê-lo para a sua decoração com as nossas dicas incríveis e práticas.

O que significa Hygge?

Hygge é uma palavra que vem do dinamarquês (pronuncia-se algo como “ru-gah”). Ela não possui uma tradução literal, mas pode ser entendida como “conforto”. É bastante usada para se referir àquela sensação aconchegante de se estar em um ambiente quentinho, agradável e seguro.

O que é o estilo Hygge?

Hygge é uma filosofia dinamarquesa que preza pela simplicidade e pelas coisas boas do nosso dia a dia. Ela valoriza pequenos momentos de afeto e acolhimento, como ter uma boa conversa com alguém que amamos, proporcionando uma forte sensação de aconchego.

Esse estilo surgiu nos países escandinavos, onde os invernos costumam ser muito rigorosos. As condições climáticas fizeram com que a população desenvolvesse relações profundas com suas casas, valorizando encontros com a família e os amigos em ambientes acolhedores.

Os adeptos relatam diversos benefícios emocionais, como um otimismo elevado e menor nível de estresse. Afinal, a simplicidade que esse estilo de vida prega faz com que pequenos gestos sejam apreciados, como receber pessoas queridas em um ambiente aconchegante para tomar um café.

Se você quer levar a vida dessa forma, algumas ações muito fáceis para começar são:

  • Ser mais grata ou grato;
  • Ler mais livros;
  • Compartilhar momentos com os amigos;
  • Passar mais tempo com a família;
  • Aproveite seus hobbies.

Montando uma decoração Hygge

Sala de estar com elementos naturais, como a madeira, nos móveis e na decoração como exemplo de como aplicar o Hygge nos ambientes.

Ao montar uma decoração Hygge, o foco deve estar em criar um clima aconchegante. Afinal, criar ambientes confortáveis que possam acomodar você, a família e os amigos é o que concretiza essa tendência.

Para trazer essa sensação ao espaço, almofadas e mantas são itens essenciais para decorar o quarto e a sala de estar. Velas, itens em madeira natural e plantas são outros itens que ajudam a construir essa atmosfera.

Porém, atente-se para não sobrecarregar o ambiente! Como essa tendência tem origem escandinava, prezar pelo minimalismo é essencial.

Lagom: buscando o equilíbrio

Se você é uma pessoa que preza por manter todos os aspectos da sua vida bem balanceados, Lagom é a tendência que mais combina com você! Que tal aprender mais sobre ela?

O que é o estilo de vida Lagom?

Com origem na Suécia, Lagom é uma palavra que remete à ideia de “apenas o suficiente” ou “nem pouco, nem muito”. Esse é um estilo de vida que preza por equilíbrio, moderação e harmonia, estando também bastante ligado ao minimalismo.

Esse conceito representa a busca por balancear o ter tudo e o ter pouco, valorizando possuir apenas o necessário para se ter uma boa vida. Encontrar esse meio termo significa não se deixar levar por grandes ambições, mas sem se esquecer do conforto.

Como aplicar o Lagom na decoração?

Sala de estar minimalista, ideal para quem busca aplicar Lagom na decoração.

Assim como a tendência anterior, Lagom também possui um pezinho na decoração minimalista. Afinal, o essencial aqui é prezar pelo conforto sem exagerar na quantidade de itens decorativos.

Preze por cores neutras, como o branco e o cinza claro, para serem predominantes no ambiente. Você pode trazer outras cores, como o verde, o azul e tons terrosos em alguns pontos do ambiente, como quadros e almofadas.

A mobília nos ambientes deve ser pouca, mas de boa qualidade, para não sobrecarregar os cômodos. Opte por móveis de madeira ou outras matérias primas naturais, que ajudam a trazer boas energias para o ambiente.

Niksen: prezando pelo autocuidado

Você gosta de pegar um dia para não fazer nada e apenas relaxar? Então, Niksen é a tendência perfeita para você!

O que é Niksen?

Niksen é uma palavra holandesa que significa “fazer nada”. É uma tendência voltada para a busca de um cotidiano mais calmo e sereno, em que o descanso e a comodidade são formas de recarregar as energias.

E essa é uma necessidade cada vez mais recorrente nos tempos acelerados em que vivemos, não é? Porém, não se confunda: seguir Niksen não significa ser preguiçoso, significa prezar pelo autocuidado!

Outra grande característica dessa tendência é o incentivo à inspiração e criatividade, que chegam como uma consequência de sua proposta inicial. Quando a mente está tranquila, as ideias e pensamentos possuem mais espaço para transitar e são essas concepções que podem ajudar a desenvolver todos os campos de nossas vidas.

Niksen na decoração

Quarto aconchegante, ideal para praticantes de Niksen.

Embora Niksen siga um padrão estético, ele também pode ser adaptado aos mais diferentes gostos, pois a tendência trata-se do íntimo de cada um. Incorpore sua personalidade em cantos de descanso e lazer e abuse dos objetos criativos e funcionais.

Descubra novas tendências com a Madesa

E aí, gostou de conhecer as tendências Hygge, Lagom e Niksen? Então, confira outros conteúdos como este em nosso blog e aprenda ainda mais sobre decoração e estilo de vida.

Não deixe também de nos seguir no Instagram e no Facebook para conhecer nossos móveis e ficar por dentro das promoções imperdíveis da nossa loja oficial.