Como escolher o guarda-roupa ideal online

0

Com espaços cada vez mais reduzidos, escolher um guarda-roupa que atenda todas suas necessidades não é uma tarefa fácil. Os modelos prontos são práticos, mas costumam não ocupar todo o espaço. Já os planejados são muito completos, mas o custo acaba sendo elevado. Afinal, como equilibrar essa conta?

Para te ajudar nessa escolha, separamos 5 dicas importantes para que você consiga encontrar o guarda-roupa ideal, dentro do espaço que você tem disponível, e, principalmente, que caiba no seu orçamento. Confira!

1. Defina a parede onde o guarda roupa ficará

Para distribuir o espaço do seu dormitório com máxima eficiência, a dica é planejar seu ambiente pensando na melhor circulação e aproveitamento de todos os cantos. O guarda-roupa costuma ficar oposto à parede da janela e próximo à cama. Lembre-se de posicioná-lo em uma parede onde não tenha tomadas e interruptores.

Definindo o lugar em que você colocará o guarda-roupa, verifique as medidas totais: largura das paredes, do chão ao teto e de lado a lado. Essa medição deverá ser feita em centímetros.

Caso a parede escolhida tenha uma porta, não esqueça de anotar o espaço que a porta necessita para abrir. E, é claro, para definir a profundidade ideal, procure respeitar a circulação mínima de 60 cm entre a cama e o armário.

Analisando estas informações, você consegue definir as medidas ideais para o seu espaço e optar entre um guarda-roupa com portas de correr ou de abrir.

2. Veja como você armazena suas roupas

Com as medidas em mãos, é muito importante que você entenda os seus hábitos de armazenar roupas e a quantidade de peças que você tem. Algumas perguntas são bem importantes como:

  • Você gosta de ter todas as suas roupas à vista?
  • Você prefere roupas penduradas ou dobradas?
  • Que quantidade de gavetas você usará?
  • Você pretende colocar seus sapatos dentro do guarda-roupa ou reservará um espaço em outro cômodo para isso?
  • Você pretende usar alguma cômoda ou móvel de apoio?

Respondendo essas perguntas, você consegue entender o que é primordial na distribuição interna para lhe atender, conseguindo assim focar a busca de maneira assertiva.

Importante também atentar-se ao número de pessoas que utilizarão o ambiente e ao espaço que elas precisam para guardar suas coisas. Existem modelos de armários que são como um espelho, onde os dois lados são iguais, projetados para atender pessoas com características semelhantes de organização. Em outros casos, pode optar-se por armários com distribuições diferentes para cada lado e espaços compartilhados, facilitando para que cada pessoa use da maneira que melhor se adapte a sua necessidade.

3. Escolha uma cor que combine com a sua decoração

Agora é a hora de escolher a cor. Pensando que o guarda-roupa é o maior item dentro do quarto, a cor dele influencia bastante na decoração do ambiente. A dica é buscar tons neutros, que são mais fáceis de se adequar à proposta do cômodo. O branco, por exemplo, é uma escolha certeira e com poucas chances de errar, além de combinar com tudo. Se você quer dar um toque no seu espaço e trazer mais aconchego, opte por tons amadeirados. Eles combinam muito bem com várias cores, desde neutras até as mais vibrantes, e ajudam a dar personalidade. Agora, se o seu objetivo é criar um espaço moderno, você pode ousar e escolher guarda-roupa preto, ou um amadeirado escuro. Essa é uma opção mais ousada, mas que traz muita sofisticação.

4. Aproveite bem os espaços

Quando você opta por um modelo pronto, ele já tem dimensões padrão. A dica aqui é aproveitar o espaço restante para armazenar outros itens e assim agregar a este ambiente. A maioria desses armários ficam com um espaço pequeno entre a parte de cima e o teto, sendo possível aproveitar para guardar coisas que você não usa todos os dias, como caixas organizadoras e malas. Se o modelo escolhido não completa o espaço total da largura, opte por penduradores, que você pode fixar na parede ou na própria lateral do móvel. Esse item ajuda na organização do dia a dia e agrega praticidade ao seu quarto.

Para melhor circulação, os guarda-roupas mais procurados são os que possuem porta de correr. Caso o seu espaço seja mais amplo, pode optar por modelos com portas de abrir, que são clássicos e caracterizam-se por ter uma superfície mais linear. Para aproveitar mais ainda o espaço, você pode escolher um armário que já tenha espelho na porta, proporcionando amplitude para o cômodo.

5. Personalize

Caso você não encontre um modelo que se encaixe e também não tenha como investir em um planejado, a melhor escolha é personalizar com acessórios ou na hora da montagem. Alguns modelos bem econômicos apresentam apenas nichos amplos que podem ser preenchidos por acessórios de custo baixo como caixas de plástico ou kit organizadores. Assim, você consegue organizar conforme sua necessidade. Outras opções apresentam a possibilidade de agregar gavetas avulsas. Por ser um item caro, escolher apenas a quantidade de gavetas que você realmente vai usar, ajuda no custo final sem perder a funcionalidade. E ainda, alguns modelos permitem definir a altura que fica melhor fixar o cabideiro. Na hora da montagem você que define.

E aí, gostou das nossas dicas? Está pronto para comprar seu guarda-roupa?

A Madesa Móveis tem a linha completa de roupeiros de solteiro e casal, com opções de duas, três, quatro, cinco ou seis portas, além dos modelos com portas de correr ou batentes. Além disso tem modelos modulados onde você escolhe a quantidade de gavetas que prefere. Confira mais no nosso site e adquira já o seu!

Gostou deste estilo de decoração sustentável? Você pode conferir mais dicas como estas no nosso blog e assinar nossa newsletter para receber conteúdos e promoções exclusivas!

Imagens Madesa Móveis, clientes e da revista Minha Casa, matéria “Quarto de Sonhos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui