Entender como organizar o guarda-roupa pode parecer desafiador, mas com as dicas certas, você pode transformar este móvel em um espaço funcional e eficiente. 

Pensando nisso, a Madesa preparou sugestões incríveis para ajudar você a manter tudo em ordem, desde roupas e acessórios até lençóis, toalhas, edredons e cobertores. Confira e aproveite ao máximo cada cantinho do seu guarda-roupa.

A importância de organizar guarda-roupa

A organização do guarda-roupa faz toda a diferença no seu dia a dia, tornando sua rotina funcional e até mesmo sustentável. Com o armário em ordem, você gastará menos tempo para procurar roupas, acessórios e outros objetos, já que vai ficar mais fácil visualizar onde está cada item do seu dia a dia.

Além disso, com um guarda-roupa organizado, você tem uma melhor noção de roupas e acessórios que você tem, que precisa comprar e, ainda, perceber quais roupas não usa mais — podendo fazer doações para quem realmente precisa desses itens. Sem contar que um guarda-roupa organizado vai preservar melhor as suas peças.

Como organizar guarda-roupa em 7 passos

É importante ter em mente que organizar o guarda-roupa não é tão complicado quanto parece, basta ter um direcionamento. Então, confira sete passos essenciais para otimizar o espaço do seu guarda-roupa, encontrar suas peças facilmente e manter tudo em ordem. 

Quarto com guarda-roupa organizado cliente madesa @cantinhodatacii
Cliente Madesa: @cantinhodatacii

1. Separe o que não usa mais

Para organizar guarda-roupas e roupeiros, é necessário abrir espaço — e nada melhor do que fazer uma verdadeira “limpa”, desapegando de itens que você não usa mais. Faça uma seleção das roupas e acessórios que estão em bom estado e que, portanto, podem ser doados e descarte os que não podem ser doados. 

Uma regrinha que ajuda na hora de definir o que manter e o que descartar é pensar quantas vezes determinada peça ou acessório foi usado no último ano. Se ele foi usado poucas vezes (ou nem foi usado), é sinal de que está na hora de desapegar.

Não se apegue também àquelas roupas que já não servem mais — doe as peças em tamanhos diferentes do seu número atual. Aproveite e faça uma boa ação, muitas pessoas ficarão felizes em receber essas roupas!

Algumas peças podem até mesmo ser vendidas — e essa é uma forma legal de conseguir uma renda extra. São aquelas em ótimo estado (usadas poucas vezes) e que têm algum atrativo extra, como as peças de marcas renomadas, acessórios de designers ou roupas de festa.

2. Separe as peças por categorias

Após tirar tudo de dentro do guarda-roupa e definir o que ficará, é hora de começar a organização, de fato. Aqui, a dica de como organizar guarda-roupa é separar as peças por categorias. Em seguida, é só definir onde cada categoria ficará localizada dentro do armário — facilitando na hora de encontrar o que você precisa.

Algumas categorias que você pode agrupar são:

  • peças íntimas, como calcinha, cueca, sutiã, biquínis e outras roupas de banho;
  • meias;
  • agasalhos e casacos;
  • camisas;
  • camisetas de manga longa;
  • camisetas de manga curta;
  • calça jeans;
  • calça social;
  • bermuda jeans;
  • bermuda social;
  • blazers;
  • roupas de ginástica;
  • saias;
  • vestidos;
  • roupas de festa;
  • bolsas;
  • lenços;
  • chapéus;
  • roupas de cama;
  • toalhas de banho e de rosto.
Roupas dobradas dentro de organizadores, uma ótima ideia de como organizar guarda-roupa.

3. Pendure as peças nos cabides

Os cabides ocupam uma boa parte do guarda-roupa e necessitam de atenção especial. Separe as peças que são de pendurar e agrupe-as dentro das categorias — ou seja, pendure, por exemplo, todas as camisas sociais, depois as camisetas básicas e assim por diante.

Outra dica importante é ter atenção ao tipo de cabide, escolhendo aquele compatível com a peça a ser pendurada — as saias, por exemplo, exigem cabides especiais.

Você pode tanto usar todos os cabides iguais, criando um padrão dentro do seu guarda-roupa, como usar cores distintas dos cabides por categorias, ajudando a enxergar rapidamente onde estão as peças que você precisa.

As peças mais delicadas, como aquelas de tecidos mais finos, devem ser protegidas com uma capa. Se o seu guarda-roupa tem altura suficiente para colocar essas peças penduradas de modo que não fiquem com a barra dobrada, guarde-as assim. 

Caso não seja possível, você poderá dobrá-las ao meio, pela cintura, em cabides que não deixem a peça escorregar. Deixe os vestidos e as roupas de festa nas laterais do armário, agrupando esses itens e evitando que elas sejam mexidas para cá e para lá.

Caso o seu guarda-roupa seja grande, pendure todas as peças de roupa que puder. Essa é a melhor maneira de organizar, de forma que os itens não amassem e sejam facilmente visualizados.

Contudo, existem algumas peças que precisam ser dobradas, como as blusas de malha, as peças de tricô, os vestidos de bandagem e as demais peças pesadas, pois pendurá-las pode danificar as peças.

4. Defina o espaço certo de cada categoria

Determine onde cada categoria deverá ficar, conforme as características das roupas. Por exemplo, separe uma gaveta para as roupas do dia a dia, como bermudas e blusinhas, outra para as roupas de ginástica, uma para os pijamas — e assim por diante.

Se não for possível ter um espaço único para cada categoria, tente agrupar categorias semelhantes, como roupas íntimas e meias.

Para facilitar na hora de encontrar o que está em cada gaveta, você pode adicionar etiquetas de identificação, com os nomes das categorias ali armazenadas.

Deixe os nichos e as prateleiras para os itens maiores, como as roupas de cama, cobertores ou toalhas. Eles também devem ser agrupados, facilitando a organização e a otimização do seu espaço.

quarto com guarda-roupas da Cliente Madesa Alcinete
Cliente Madesa: Alcinete

5. Considere a praticidade na sua rotina

A principal dica de como organizar guarda-roupa é sempre levar em consideração a praticidade. É preciso ser fácil encontrar tudo o que você precisa, por isso, as peças usadas no dia a dia devem ficar nos locais de destaque, sendo fáceis de alcançar.

Os acessórios devem seguir a mesma lógica. Se você costuma deixar maquiagens, perfumes, desodorantes e outros itens nas prateleiras do guarda-roupa, coloque aqueles de uso diário à frente e deixe no fundo os que você usa esporadicamente.

As gavetas devem ser organizadas por ordem de uso. Coloque na primeira gaveta as peças íntimas, depois os pijamas, as peças de ginástica e as camisetas.

6. Atenção ao jeito de dobrar as peças

Dobrar as peças corretamente contribui para que elas ocupem menos espaço — e não fiquem amarrotadas, o que daria mais trabalho na próxima arrumação e, na hora de usar, elas precisariam ser passadas novamente.

Caso queira dobrar todas as peças da mesma forma, é possível usar um molde ou dobradores, deixando tudo do mesmo tamanho, ajudando na organização e na hora de visualizar suas peças.

Para dobrar as peças, siga o passo a passo:

  1. Alise a peça com as mãos antes de dobrar;
  2. Dobre os lados da camiseta, juntando as costuras;
  3. Dobre as mangas para dentro (cuidado para as pontinhas não ficarem dobradas);
  4. Para dobrar as calças, junte as costuras laterais, dobre o fundo das pernas, leve a barra até o cós e dobre mais uma vez.

Outra dica de como organizar guarda-roupa é não “esconder” as peças, deixando uma atrás da outra, pois, quando você for pegar, acabará bagunçando tudo de novo. E evite usar pilhas de roupas muito grandes, o ideal é manter pequenos grupos lado a lado. No caso dos armários com prateleiras, opte por aqueles modelos com mais prateleiras e pouco espaçamento entre elas.

Mulher dobrando calças e camisetas para manter o guarda-roupa organizado.

7. Defina o local dos sapatos e bolsas

A sapateira é o melhor lugar para organizar os calçados. Você pode acomodar os pares com um pé ao lado do outro, um pé na frente do outro ou um pé virado para frente e outro para trás, dependendo do espaço disponível.

As botas devem ser guardadas com enchimento e acomodadas em caixas de papelão ou de plástico com respiro, dentro do armário ou debaixo da cama.

Antes de guardar as bolsas, retire tudo de dentro delas. Depois, adicione enchimento para manter o formato original. Não deixe uma bolsa grudada na outra, pois elas podem acabar manchando. Também é possível guardá-las em sacos de tecido com visor plástico.

Dicas extras para guarda-roupas pequenos

Os guarda-roupas pequenos, como guarda-roupa infantil e juvenil, embora bastante funcionais, requerem maior criatividade para manter tudo no lugar e com fácil acesso. Confira algumas dicas para deixar tudo em ordem em um guarda-roupa compacto.

Separe as roupas por estação

Para driblar a falta de espaço, crie o hábito de separar as roupas por estação. No verão, deixe penduradas e nas gavetas apenas as roupas dessa época e coloque as peças de inverno em caixas, nas prateleiras. Quando o inverno chegar, faça o oposto.

Use gavetas para peças pequenas

Os guarda-roupas pequenos costumam ter poucas gavetas (que não são muito profundas). Então, deixe esse espaço para organizar itens menores, como roupas íntimas, pijamas e meias.

Utilize prateleiras para roupas dobráveis

Use as prateleiras para guardar peças que, normalmente, iriam para as gavetas. É importante que elas fiquem dobradas — e que você não empilhe muitas roupas, pois na hora de tirar uma peça, poderá acabar bagunçando. Sempre respeite o tamanho das peças, colocando as maiores embaixo e as menores em cima.

Os casacos e as blusas mais grossas e de manga comprida podem ser empilhados sem o risco de amassar e são ideais para as prateleiras, bem como os shorts, as bermudas e as saias.

Invista em caixas e divisórias organizadoras

Os itens menores podem acabar perdidos e “embolados” nas gavetas. Para evitar isso, use divisórias, como as colmeias. Esses acessórios se encaixam nas gavetas e são ótimos para organizar meias, lingeries e outras peças pequenas.

Já as caixas organizadoras são excelentes para os acessórios, pois podem ficar empilhadas e é possível incluir etiquetas para saber o que está dentro de cada caixa.

Outra possibilidade é usar a caixa dentro das gavetas, para separar calcinhas e sutiãs. Você também pode utilizar cestinhas organizadoras pequenas, que são muito úteis para os acessórios.

Toalhas acomodadas em caixas organizadoras, uma das melhores dicas de como organizar guarda-roupa.

Aproveite ao máximo o espaço

Uma última dica para os guarda-roupas pequenos é aproveitar o máximo de espaço possível. Para isso, pendure ganchos nas portas para bolsas, colares e outros acessórios, e utilize um porta-toalha na porta do armário para organizar gravatas, lenços, cachecóis e echarpes.

Conte com um guarda-roupa Madesa para a organização das suas peças

Com as dicas de como organizar o guarda-roupa, ficou claro que com algumas dicas simples, é possível manter roupas e outros itens organizados de maneira funcional, não é?

E a Madesa tem modelos de guarda-roupa de diferentes tamanhos, para diferentes demandas, com nichos, gavetas e cabideiros que te ajudam a manter suas peças livre de poeira, organizadas e com acesso fácil. 

Confira as opções de móveis para o quarto da Madesa e escolha os seus hoje mesmo!

Leia mais