Com espaços cada vez mais reduzidos, escolher um guarda-roupas que deixe sua casa organizada e suas roupas também não é uma tarefa fácil. Os modelos prontos são práticos, mas costumam não ocupar todo o espaço. Já os planejados são muito completos, mas o custo acaba sendo elevado. Afinal, como equilibrar essa conta?

Para te ajudar nessa escolha, separamos 5 dicas importantes para que você consiga encontrar o guarda-roupa ideal para uma casa organizada, dentro do espaço que você tem disponível, e, principalmente, que caiba no seu orçamento. Confira!

1 – Defina a parede onde o guarda-roupa ficará

Para distribuir o espaço do seu dormitório com máxima eficiência, a dica é planejar seu ambiente pensando na melhor circulação e aproveitamento de todos os cantos. O guarda-roupa costuma ficar oposto à parede da janela e próximo à cama. Lembre-se de posicioná-lo em uma parede onde não tenha tomadas e interruptores.

Definindo o lugar em que você colocará o guarda-roupa, verifique as medidas totais: largura das paredes, do chão ao teto e lado a lado. Essa medição deverá ser feita em centímetros.

Caso a parede escolhida tenha uma porta, não esqueça de anotar o espaço que a mesma vai precisar para abrir. E, é claro, para definir a profundidade ideal, procure respeitar a circulação mínima de 60 cm entre a cama e o armário.

Analisando essas informações, você consegue definir as medidas ideais para o seu espaço e optar entre um guarda-roupas com portas de correr ou de abrir.

2. Veja como você armazena suas roupas

Com as medidas em mãos, é muito importante que você entenda os seus hábitos de armazenar roupas e a quantidade de peças que você tem. Algumas perguntas são bem importantes como:

  • Você gosta de ter todas as suas roupas à vista?
  • Você prefere roupas penduradas ou dobradas?
  • Que quantidade de gavetas você usará?
  • Você pretende colocar seus sapatos dentro do guarda-roupa ou reservará um espaço em outro cômodo para isso?
  • Você pretende usar alguma cômoda ou móvel de apoio?

Respondendo a essas perguntas, você consegue entender o que é primordial para começar a  ter a casa organizada, já que o quarto é um cômodo fundamental e que necessita ser prático para que você possa encontrar suas roupas e outros pertences com facilidade.

Importante também atentar-se ao número de pessoas que utilizará o ambiente e ao espaço que elas precisam para guardar suas coisas. 

Existem modelos de guarda-roupa com espelho, onde os dois lados são iguais, projetados para atender pessoas com características semelhantes de organização. 

Já em outros casos, pode optar-se por armários com distribuições diferentes para cada lado e espaços compartilhados, facilitando para que cada pessoa use da maneira que melhor se adapte a sua necessidade.

3. Escolha uma cor que combine com a sua decoração

Agora é a hora de escolher a cor. Pensando que o guarda-roupa é um dos maiores itens dentro do quarto, a cor dele influencia bastante na decoração do ambiente e no seu desejo de ter uma casa organizada visualmente. 

A dica é buscar tons neutros, que são mais fáceis de se adequar à proposta do cômodo. O branco, por exemplo, é uma escolha certeira e com poucas chances de errar, além de combinar com tudo. Se você quer dar um toque de aconchego no local, opte por  um guarda-roupas de madeira. 

Esses tons  combinam muito bem com várias cores, desde neutras até as mais vibrantes, e ajudam a dar personalidade

Agora, se o seu objetivo é criar um espaço moderno, você pode ousar e escolher um guarda-roupas preto, ou um amadeirado escuro. Essa é uma opção mais ousada, mas que traz muita sofisticação e o visual certeiro de casa organizada.

 4. Para uma casa organizada, aproveite os espaços

Quando você opta por um modelo pronto, ele já tem dimensões padrão. A dica, aqui, é aproveitar o espaço restante para armazenar outros itens e, assim, agregar a este ambiente. 

Isso porque a maioria desses armários fica com um espaço pequeno entre a parte de cima e o teto, sendo possível aproveitar para guardar coisas que você não usa todos os dias, como caixas organizadoras e malas.

Se o modelo escolhido não completa o espaço total da largura, opte por penduradores, que você pode fixar na parede ou na própria lateral do móvel. Esse item ajuda na organização do dia a dia e agrega praticidade ao seu quarto.

Para auxiliar na melhor circulação, os guarda-roupas mais procurados são os que possuem porta de correr. Caso o seu espaço seja mais amplo, pode optar por modelos com portas de abrir, que são clássicos.

Para aproveitar mais ainda o espaço, você pode escolher um armário que já tenha espelho nas portas, proporcionando amplitude para o cômodo.

5. Guarda-roupas personalizado

Caso você não encontre um modelo que se encaixe, e também não tenha como investir em um planejado, a melhor escolha é personalizar com acessórios ou na hora da montagem

Alguns modelos bem econômicos apresentam apenas nichos amplos que podem ser preenchidos por acessórios de custo baixo, como caixas de plástico ou kits organizadores. Assim, você consegue organizar conforme sua necessidade.

Outras opções apresentam a possibilidade de agregar gavetas avulsas. Por ser um item caro, escolher apenas a quantidade de gavetas que você realmente vai usar, ajuda no custo final sem perder a funcionalidade. E, ainda, alguns modelos permitem definir a altura que fica melhor fixar o cabideiro. Na hora da montagem, você escolhe!

A Madesa deixa a sua casa organizada

A Madesa Móveis tem a linha completa de roupeiros de solteiro e casal, com opções de duas, três, quatro, cinco ou seis portas, além dos modelos com portas de correr ou batentes. Além disso, temos modelos em que  você escolhe a quantidade de gavetas.. Confira mais no nosso site e adquira já o seu!

E aí, gostou das nossas dicas de guarda-roupas para deixar sua casa organizada? Está pronto para  fazer a melhor escolha? Para ficar por dentro dessas e outras dicas de decoração e organização, não deixe de acompanhar o Blog Madesa!