É possível encontrar uma infinidade de modelos de guarda-roupa, seja para casal, solteiro, criança, entre outras opções. Mas é preciso considerar alguns pontos na hora de escolher o tipo ideal.

Por ser funcional, este móvel é considerado um dos elementos essenciais do quarto, afinal, é nele que você vai guardar suas roupas, objetos de perfumaria e outros itens — então, é preciso resistência e durabilidade.

Neste post da Madesa, você vai descobrir tudo sobre guarda-roupa, como o material ideal, o tamanho adequado e muito mais. Acompanhe até o final!

Você também poder ler: Como organizar guarda-roupa em 7 passos simples

Quais são os modelos de guarda-roupa?

Quando pensamos em comprar um guarda-roupa, já temos em mente a função principal dele. Mas, quando nos deparamos com uma infinidade de variedades, a escolha pode parecer um pouco difícil.

Conhecer os principais modelos de guarda-roupa é fundamental, assim, você consegue identificar a melhor opção para suas necessidades. Confira abaixo!

Modelo de guarda-roupa embutido

O guarda-roupa embutido busca trazer mais facilidade ao dia a dia de muitas pessoas. Sua proposta é ser instalado diretamente na parede ou no espaço disponível, otimizando o ambiente.

Ele é bastante indicado para quartos pequenos, pois você consegue aproveitar o espaço livre do cômodo. Existem diversas opções, como espelho, penteadeira, abertos, entre outros.

Antes de optar pelo guarda-roupa embutido, o recomendado é avaliar o ambiente onde será instalado, para que o modelo seja adequado ao espaço disponível no cômodo.

Guarda-roupa de correr

Se você procura trazer mais modernidade ao seu quarto, o guarda-roupa com portas de correr é bastante indicado. A porta deslizante do móvel proporciona maior praticidade durante o dia, além de possibilitar uma decoração contemporânea.

Além disso, você também consegue otimizar seu espaço, pois o móvel ocupará menos espaço em comparação aos modelos convencionais.

Isso ocorre porque as portas tradicionais precisam de espaço para abrir. Por conta disso, o guarda-roupa com portas de correr se torna uma escolha prática, moderna e funcional.

Modelo de guarda-roupa de madeira

É importante ter atenção ao material de fabricação do guarda-roupa. Considerando esse detalhe, os modelos de madeira oferecem maior durabilidade e resistência. Além disso, eles combinam muito bem com a decoração do quarto, principalmente se o estilo é vintage ou rústico.

Vale ressaltar que a madeira proporciona um ambiente mais aconchegante — e nada melhor do que trazer essa sensação para o seu quarto, certo?

Guarda-roupa planejado

Agora, se você tem pouco espaço, o guarda-roupa planejado é uma ótima escolha, já que oferece praticidade e versatilidade, além de otimizar seu espaço. 

O guarda-roupa planejado é a solução inteligente para o seu quarto pequeno, pois é produzido conforme o espaço disponível. Contudo, na hora de escolher essa opção, você precisa ter atenção aos seguintes pontos:

  • medidas do ambiente;
  • tamanho do cômodo;
  • itens que serão acomodados.

Uma das principais vantagens do guarda-roupa planejado é que é possível personalizá-lo conforme o seu gosto e preferência. Por isso, esse é um dos modelos de guarda-roupa mais populares em projetos de decoração.

Guarda-roupa com gavetas e prateleiras

O guarda-roupa é um móvel para pendurar roupas, armazenar casacos e também itens de perfumaria, até mesmo higiene pessoal. Por isso, modelos com gavetas e prateleiras são perfeitos!

Os compartimentos adicionais possibilitam melhor organização do espaço, onde você pode dobrar suas roupas, guardar meias, peças íntimas, entre outros.

Existem algumas dicas que podem ajudar você quando for organizar, entre elas estão:

  • avaliação do que cabe nas gavetas;
  • separação das gavetas por peças e acessórios;
  • priorização de peças íntimas nesses compartimentos;
  • utilização de caixas organizadoras.

Dessa forma, você consegue organizar melhor seu dia, pois fica mais fácil encontrar o que você precisa no momento.

Guarda-roupa com nichos abertos

Esse modelo tem conquistado cada vez mais espaço, tornando-se uma excelente alternativa. Esse tipo de móvel proporciona economia de espaço, além de deixar a decoração do seu quarto mais encantadora, com um visual moderno e versátil.

E você mesmo pode personalizar o seu guarda-roupa com nichos abertos e trazer mais personalidade ao ambiente.

Qual o melhor material para guarda-roupa: MDP ou MDF?

Essa é uma dúvida muito comum na hora de escolher pelos modelos de guarda-roupas. Isso porque o MDF e MDP são materiais bastante comuns na fabricação de diversos móveis, incluindo o guarda-roupa. Entenda as diferenças!

  • MDP: conhecido por garantir maior resistência e estabilidade, seu material é composto por partículas de resina sintética. Além disso, é mais leve do que os demais materiais;
  • MDF: fabricado a partir de fibras de madeira, ele oferece maior densidade, sendo conhecido por sua superfície lisa e uniforme.

O mercado oferece uma infinidade de modelos de guarda-roupas para você aproveitar. Contudo, a escolha do móvel vai depender bastante da sua necessidade e preferência, então analise bem todas as opções.
Curtiu nossas dicas? Esperamos que sim! E agora que você já conhece os principais modelos desse móvel, que tal aprender a montar um guarda-roupa em três passos?