O pé direito alto é uma tendência decorativa, por trazer inúmeras vantagens e deixar as residências mais charmosas, ventiladas e iluminadas.

Embora “pé direito” seja um termo comum na arquitetura, ele causa estranheza para aqueles que não são  do ramo. Esse nome é usado apenas no Brasil e data do período colonial, quando os engenheiros da época usavam a expressão para designar as estacas de madeira que sustentavam as estruturas das construções.

Até a década de 1950, era considerado um pé direito alto aquele que tinha 3 metros. A partir de 1960, esse número começou a diminuir, devido à explosão populacional.

Quer entender melhor o que é “pé direito alto” e como ele influencia no conforto da sua casa? Siga conosco!

Afinal, o que é pé direito alto?

Chamamos de pé direito, na arquitetura, a distância entre o piso e o teto do ambiente. A maioria das casas, hoje em dia, têm altura padrão entre 2,5m a 2,7m. Quando esse padrão é superior, temos um pé direito alto – variando, geralmente, entre 2,8m a até 4,5m.

Valores acima dessa média podem ter pé direito duplo ou até triplo. Embora o pé direito alto seja mais usual em casas, ele também pode aparecer em apartamentos, principalmente em  coberturas ou construções de alto padrão.

Vantagens de um ambiente com pé direito alto

Um ambiente com pé direito alto possui inúmeras vantagens e, justamente por isso, é tão procurado atualmente. Vamos ver em detalhes alguns desses pontos positivos.

Melhorias no ambiente

O pé direito alto, mais do que um detalhe construtivo, é capaz de afetar totalmente o bem-estar dos moradores. 

Isso porque, ele tem impacto direto na ventilação e na temperatura do ambiente, deixando o espaço mais fresco (e, consequentemente, reduzindo a necessidade de ventiladores e ar condicionado).

Outro ponto importante é que o pé direito elevado ajuda a deixar o espaço mais bem iluminado, porque cria mais área disponível onde podem ser incluídas janelas, e ainda tira aquela sensação de aprisionamento que os tetos mais baixos podem trazer.

Assim, uma casa com o teto mais alto, acaba sendo mais confortável e aconchegante para os moradores e visitantes.

Otimização dos espaços

O pé direito duplo é um grande aliado de quem deseja criar ambientes integrados, trazendo essa sensação de amplitude.

Além disso, você pode aproveitar esse “espaço extra” para criar novos espaços, como um mezanino (estrutura construída apenas em uma parte do imóvel, que pode ser usado como um novo dormitório, banheiro, home office, etc.) ou jardins verticais, que estão super em alta.

Se desejar trazer um toque de personalidade, ainda é possível investir em paredes de vidro, que proporcionam iluminação natural para os ambientes, trazem sofisticação e leveza e ajudam a deixar o ambiente mais arejado.

Outras vantagens

Um pé direito alto, ainda, traz vantagens em relação à decoração, pois você poderá investir em opções diferenciadas e sofisticadas, como teto rebaixado e sanca – que estão em alta – e permitem criar diferentes sistemas de iluminação, usando spots e LEDs dimerizáveis.

Como está em alta e traz muitos pontos positivos, especialmente em relação ao conforto e bem-estar, um pé direito mais elevado, sem dúvida, contribui para a valorização do imóvel.

Posso ter um pé direito alto em qualquer ambiente?

O arquiteto ou engenheiro são os melhores profissionais para lhe guiar na escolha por um pé direito normal ou elevado. Lembre-se que construir uma casa com teto mais alto também custa mais dinheiro – então é preciso refletir sobre isso, considerando o seu orçamento..

Outro ponto importante na hora de definir se o espaço pode ou não receber esse teto mais alto é a posição do imóvel. Se o pé direito, por exemplo, for direcionado para o norte, o ambiente receberá muita insolação solar e ficará bem quente.

Caso você more em um local frio, essa estratégia pode ser interessante, mas se a região for quente, você não terá os benefícios de conforto térmico que citamos.

A acústica também deve ser considerada. Locais com pé direito muito alto podem sofrer com ecos, reflexões tardias, zonas de concentração de som e outras que não recebem som, etc. Para esses casos, você poderá lançar mão de alguns “truques”, como rebaixar o forro com detalhes e saliências, usar tecidos e estofados e confeccionar cortinas com tecidos mais pesados. Embora essas questões ajudem com a acústica, podem deixar sua casa mais quente.

As janelas também ficarão mais altas – e a manutenção poderá exigir mão de obra qualificada, dependendo da altura e posicionamento das mesmas, encarecendo os cuidados rotineiros com a sua casa.

Todos esses pontos devem ser muito bem pensados e pesados – por isso, só um profissional poderá lhe ajudar a entender se, para o seu caso, as vantagens do pé direito alto compensam os inconvenientes e se o teto elevado, realmente, ajuda a trazer conforto e bem-estar.

Como decorar um espaço com pé direito alto?

Mais do que um pé direito alto, se você deseja criar um espaço requintado e acolhedor, deverá pensar com cuidado na decoração. Caso você não se atente a esse ponto, poderá acabar com um ambiente frio e hostil.

Algumas ideias podem ajudar, como:

  • Usar o vidro como elemento integrador do ambiente interno e externo;
  • Aproveitar as paredes como elementos visuais, investindo em revestimentos diferenciados, estantes para livros, nichos, armários e outros itens que ajudem a decorar e a organizar;
  • Investir em lustres maiores que o normal, combinando o projeto de iluminação com spots, pendentes longos e paredes claras, para que toda a área seja bem iluminada, sem sombras;
  • Usar janelas mais amplas que favoreçam a entrada de luz solar;
  • Criar uma parede texturizada como ponto focal do espaço (desde que a textura combine com o restante da decoração);
  • Usar espelhos para ganhar ainda mais amplitude e trazer sofisticação;
  • Investir em harmonia, principalmente caso existam ambientes integrados, garantindo uma decoração com elementos próximos em todos os espaços;
  • Considerar as cortinas usadas, com tecidos que favoreçam a luminosidade e o conforto térmico. Para janelas muito altas, compensa investir em cortinas motorizadas;
  • Complementar a iluminação dos ambientes com luminárias de chão e de canto, especialmente para ambientes que devem ser mais aconchegantes, como as salas e os quartos;
  • Usar quadros e painéis grandes, que estejam em harmonia com a altura e o tamanho das paredes;
  • Investir em quadros vivos ou jardins verticais para aproveitar as grandes paredes;
  • Escolher uma das paredes para usar um revestimento diferenciado, como as opções 3D com relevo em gesso, ou ainda os grandes painéis de mármore e pedras naturais. Outra boa ideia são os boiseries que estão de volta com uma releitura clean e moderna;
  • Usar uma cor escura em uma das paredes para criar um ambiente mais intimista e acolhedor;
  • Usar móveis mais robustos e maiores, sem que isso atrapalhe a circulação, logicamente.

A Madesa apresenta as melhores tendências

Aliás, em relação aos móveis, cuidado com a altura deles até o teto. Por exemplo, os guarda-roupas e armários da cozinha precisam ter uma altura maior, garantindo que não fiquem desproporcionais ao teto mais alto.

Gostou de saber mais sobre o pé direito alto? Na Madesa, você encontra diversas opções de móveis para ambientes com tetos elevados, garantindo ainda mais sofisticação e beleza para sua casa!