Nos últimos anos, as refeições em casa passaram a ter um significado ainda mais especial, afinal, o período de isolamento social ressignificou o modo como as pessoas enxergam o próprio lar. Para aproveitar os bons momentos e tornar essas experiências ainda mais agradáveis, é importante dispor de um ambiente confortável, com bons móveis, prático e decorado de maneira que você se sinta bem. Independente do espaço que você tem em casa para a sua sala de jantar, é possível deixar tudo do jeitinho que você sempre sonhou. Quer ver só? 

Tamanho da mesa de jantar: 2, 4, 6 ou 8 lugares?

A mesa de jantar é a protagonista do ambiente, pois é nela que você reúne a família e os amigos na hora das refeições. Quando for escolher a sua mesa de jantar, leve em consideração as dimensões do seu espaço, quantas pessoas utilizam esse móvel na rotina da casa e quais as intenções de uso do ambiente. Você pretende colocar outros móveis na sua sala de jantar? Costuma receber parentes e amigos com frequência? Promove jantares na sua casa que necessitem de apoio para servir? Respondendo essas questões, você vai ver que boa parte das suas necessidades se tornam bem mais claras para tomar as próximas decisões.

Para essa escolha, que pode ir de mesas de jantar de 2, de 4, de 6 e de 8 lugares, normalmente, existem diferentes modelos no mercado e cada uma tem as suas qualidades e particularidades. A mesa de jantar quadrada e a mesa de jantar retangular são as mais clássicas e procuradas, mas existem, também, as redondas e ovaladas. 

A mesa retangular é uma excelente opção para quem é acostumado a receber convidados em maior número e encaixa perfeitamente em um ambiente mais comprido e estreito.

Já o modelo redondo pode ser uma boa ideia para aqueles ambientes menores e de formato mais quadrado, porém, é preciso uma observação: esse tipo de mesa, se muito grande, pode dificultar o acesso aos alimentos e afastar as pessoas, proporcionando menos interação em um jantar, por exemplo. 

Quando o canto alemão é uma boa opção?

O Canto Alemão, como o próprio nome já sugere, é aquele que ocupa um canto do ambiente com uma mesa de jantar, cadeiras e o grande diferencial do móvel: um banco acolchoado em L, encostado na parede. Essa disposição tem inúmeras vantagens, como o encaixe perfeito para casas pequenas, a integração do ambiente e a sensação de aconchego que o mobiliário deste estilo proporciona. 

O Canto Alemão recebeu esse nome por ser tradicional em pubs da Alemanha, que, apesar das dimensões menores, costuma comportar muitas pessoas em suas dependências. Desse jeito, ganha-se muito mais espaço para a movimentação. No Brasil, por ser muito funcional, essa opção é bastante utilizada dentro das cozinhas, como uma mesa para refeições do dia a dia, além da mesa principal na sala de jantar

O que é e para que serve o aparador buffet para sala de jantar?

Os buffets são perfeitos para compor a decoração da sua sala de jantar e, de quebra, auxiliam na organização dos seus objetos de mesa. Esse móvel pode ser justamente a peça que faltava no seu ambiente por ter bastante espaço de armazenamento, com portas e gavetas em sua estrutura mais comum. É ideal para guardar louças, tigelas, bandejas, copos e taças.

Na decoração, os buffets podem estar acompanhados de um espelho ou até mesmo um quadro na mesma parede, que dão todo um charme no ambiente.

Cristaleira, estante e outros móveis para sala de jantar

As cristaleiras costumam ser móveis que encantam à primeira vista e dão aquele toque de sofisticação ao seu espaço. A cristaleira pode ter um visual mais clássico, mas, hoje em dia, é possível encontrar modelos coloridos e divertidos também, e podem dar o destaque que a sua sala de jantar precisa. 

Por muito tempo, as cristaleiras eram artigos de decoração de valor elevado e serviam para expor peças finas e delicadas, como taças de cristal (motivo por levar esse nome), mas, atualmente, elas são muito mais acessíveis e têm novas funções, como a exposição de lembranças de viagens, livros, bebidas e todo tipo de objetos de decorativo.

Já o aparador é uma boa ideia para quem precisa de apoio na hora de servir uma refeição especial, recebendo os itens essenciais que não cabem na mesa, até mesmo para não poluir o móvel e atrapalhar a movimentação e interação dos seus convidados. Além desses momentos, o aparador serve para receber objetos de decoração, como porta-retratos e vasos de plantas. 

Como decorar a sala de jantar?

Para dar a sua cara e o seu estilo ao seu ambiente, invista na decoração do seu espaço. Um arranjo de flores na sua mesa de jantar deixa a sua sala de jantar mais elegante e alegre, por exemplo. Utilizar papel de parede em uma das paredes transforma completamente o seu cômodo e causa impacto, e pode estar aí o detalhe principal.

Tapetes também são ótimas maneiras de deixar aconchegante e ainda delimita salas de jantar integradas com sala de estar. Quadros e espelhos são itens perfeitos e super combinam com o ambiente. 

Gostou dessas dicas? Acesse a Loja Madesa e encontre tudo o que você precisa para montar a sua sala de jantar dos sonhos!