Torne seus ambientes muito mais agradáveis com os tapetes certos. Confira as 4 dicas!

Planejar a decoração do ambiente é uma das partes mais gostosas quando se está renovando a ornamentação ou criando do zero. Cada detalhe é capaz de transformar o espaço, dando mais conforto, personalidade, requinte e até diversão.

Dentro das decorações, um ponto muito importante a se pensar são os tapetes. Além de gerar comodidade para os locais, também podem trazer mais cor. Mas, com tantas opções disponíveis, chega a ser difícil escolher o melhor, né?

Mas, não se preocupe! Trouxemos 4 dicas sobre como escolher tapetes que irão facilitar muito a sua vida. Confira!

1. Material

Os tapetes são peças capazes de trazer ótimas sensações aos pés. Essas sensações são proporcionadas pelo material da peça, que deve ser escolhido de acordo com o seu estilo de vida.

Além disso, esses objetos também podem reforçar o conforto acústico e térmico do piso, criando um ambiente agradável.

A escolha do material pode variar diante as necessidades do seu lar. Na hora de selecionar a melhor opção, tente considerar pontos como:

  • Se você possui crianças ou animais em casa;
  • Se algum morador possui alergias, como rinite;
  • Para qual ambiente o tapete está sendo pensado (externo/interno).

Depois disso, observe também quais tipos de sensações você quer passar. Os modelos mais peludos, que podem ser feitos de náilon, lã, retalhos de couro ou lycra, costumam agregar um toque contemporâneo e despojado. Já os modelos que possuem pelos mais altos são ótimos para dar conforto em quartos e salas.

2. Higienização e manutenção

A limpeza desses itens decorativos também é algo que precisa ser pensado na hora da escolha. Apesar de cada modelo ser diferente um do outro, algumas especificações são padrão, como:

  • Não deixar o tapete direta e constantemente exposto ao sol. A exposição pode desbotar as cores;
  • Cuidado com vasos de plantas por perto. Eles podem vazar água e mofar o material;
  • Limpeza constante é fundamental. Partículas de pó podem cortar as fibras do material durante o caminhar.

Todas essas características também podem influenciar na hora de escolher os tapetes. Então, atente-se para estes pontos, além de levar em conta se você possui facilidade para higienizar os modelos mais pesados.

3. Formatos

A escolha dos formatos varia de acordo com o seu ambiente. Vamos para um exemplo prático: uma dúvida muito comum é como escolher tapete para sala. Algumas considerações que você precisa fazer, além do tamanho do ambiente, são os móveis e o quanto vai restar para incluir os tapetes.

Não existe uma regra específica, mas algo que você pode fazer antes de escolher é medir o espaço onde você quer o tapete. Assim ele poderá ficar exatamente como você planejou.

4. Cores e estampas

Chegou a melhor parte: escolher as cores e estampas! Aqui também não tem muito segredo. Para escolher uma tonalidade ou estampa que fique bacana na sua casa é só seguir a paleta do seu ambiente.

Você pode utilizar os tapetes como destaque para os ambientes ou apenas para finalizar, utilizando cores mais leves e sutis. A escolha é livre e o que importa é você gostar.

E aí, vamos renovar os tapetes do seu lar? Conte com o Blog Madesa para conhecer mais dicas como essas e ficar por dentro do universo da decoração!

As imagens de clientes madesa utilizadas nesta matéria, foram compartilhadas no Instagram ou no Facebook utilizando #clientemadesa e marcando @madesamóveis.

Aproveite também para se cadastrar em nosso site para ficar por dentro de todas as novidades. E para conhecer nossos produtos, clique em loja.madesa.com.