A cozinha moderna tem um design limpo e minimalista. Esse estilo se concentra em criar espaços elegantes e funcionais, muitas vezes com linhas retas, cores neutras e uma sensação de simplicidade. Combina com o que você deseja para a sua casa? Então, está no lugar certo!

Neste post, preparamos várias dicas para que você possa compor uma cozinha no estilo moderno, harmonizando uma decoração estilosa com a funcionalidade. Além disso, mostraremos como dar personalidade ao espaço, mesmo que os armários e eletrodomésticos sejam mais neutros. Continue a leitura e confira!

Como planejar uma cozinha moderna?

Quando pensamos em uma cozinha moderna, o que vem primeiro à mente é a presença de armários elegantes, um visual mais “clean” e eletrodomésticos novos em folha, não é? Para ter tudo isso na sua casa, os principais passos são:

  • defina seus objetivos e necessidades — comece definindo como você usará o espaço e quais recursos são mais importantes para você, como espaço de armazenamento, bancadas amplas ou uma ilha central;
  • escolha um estilo de cozinha moderna — a ideia de “moderna” é bastante ampla, abrangendo desde o minimalismo até o estilo industrial ou o estilo escandinavo. Pesquise sobre essas possibilidades e separe algumas referências para serem seu ponto de partida;
  • planeje a iluminação — a iluminação deve combinar com o estilo desejado, além de ser planejada para que seja estratégica nesse ambiente, melhorando a funcionalidade das estações de trabalho, como bancadas e pias;
  • escolha eletrodomésticos modernos — opte por equipamentos com eficiência energética e tecnologia avançada. Quanto ao material, os eletrodomésticos de aço inoxidável (inox) são os preferidos em cozinhas modernas.

Dependendo da complexidade do projeto, vale a pena contratar profissionais, como designers de interiores e arquitetos, para ajudar a planejar e executar a reforma da sua cozinha. 

Com o auxílio de quem entende do assunto, você pode até mesmo combinar linhas diferentes de armários para ter um resultado único e totalmente adequado às suas necessidades, como neste vídeo aqui:

11 ideias para compor uma cozinha moderna

Acabamento acetinado ou fosco, tons de cinza e preto, uma iluminação planejada, uso de prateleiras e puxadores com acabamentos sofisticados: confira essas e outras ideias para ter uma cozinha moderna!

1. Armários com acabamento acetinado

Armários de cozinha com acabamento acetinado são uma escolha elegante e prática para quem deseja criar um ambiente moderno na cozinha. Eles têm uma superfície suave e sutilmente brilhante que é menos reflexiva do que o acabamento brilhante, tornando a limpeza mais fácil, além de apresentar ótima durabilidade.

Combine os armários acetinados com um esquema de cores que realce a sofisticação do acabamento. Adicione acessórios e puxadores de armário em metais como aço inoxidável, níquel ou latão para um contraste elegante.

Armário de cozinha completa cinza Lux

2. Prateleiras

Prateleiras de cozinha são puro charme! Elas permitem a exibição de itens decorativos, além de oferecer armazenamento adicional. Ou seja, são grandes aliadas da estética moderna e da funcionalidade do ambiente. 

Aproveite para expor pratos bonitos, copos de vinho, potes de temperos e utensílios de cozinha com design atraente. Adicione iluminação embutida ou fitas de LED sob as prateleiras para destacar os objetos exibidos e criar uma atmosfera aconchegante.

3. Armários com acabamento fosco

O acabamento fosco oferece uma estética contemporânea e sofisticada e pode ser a melhor opção para um armário de cozinha moderno. A dica é criar contraste visual combinando os móveis com elementos de design contrastantes, como bancadas em cores ou materiais diferentes.

Também é legal um backsplash (revestimento atrás de pias e fogões) com azulejos. Assim, você dará um pouco mais de textura à sua cozinha moderna. 

Armário de cozinha Agata cinza

4. Armário de cozinha compacto cinza

O cinza é uma cor versátil que se adapta facilmente a diferentes estilos de design de interiores. Quando usado em uma cozinha moderna pequena, a dica é apostar em armários compactos bem-projetados.

A ideia de criar contraste com itens mais coloridos também vale aqui. Lembrando que há uma variedade de tons de cinza, desde os mais claros e até os mais escuros e ousados. Escolha a tonalidade que se adapte ao esquema de cores geral da sua cozinha e ao seu gosto pessoal. 

5. Balcão claro com puxadores com alça em alumínio 

A combinação do balcão claro com puxadores de alumínio favorece o toque de modernidade que você procura para a sua cozinha. Essa junção também é a melhor amiga da sensação de amplitude, ajudando a maximizar espaços pequenos.

Para o balcão, escolha um tom de branco ou creme, que contribui com a sensação de leveza. Com essa combinação, também é possível fazer uma cozinha rústica moderna, com tons amadeirados mais claros e detalhes em metal menos acabado.

Balcões claros com puxadores com alça em alumínio

6. Armários brancos

O branco contribui com a decoração “clean”, fresca e luminosa das cozinhas modernas. Opte por armários com linhas limpas, formas geométricas e um design minimalista para favorecer ainda mais essa estética. As opções sem puxadores ou com puxadores embutidos deixam o visual ainda mais limpo.

7. Armários sem puxadores aparentes

Falando em armários sem puxadores aparentes, eles são uma grande tendência e representam uma característica bastante distintiva da estética moderna na cozinha. Normalmente, eles têm o sistema de abertura “push-to-open”, em que você pressiona suavemente a porta ou gaveta para abri-los.

A dica é optar por materiais de fácil limpeza e manutenção, pois os armários sem puxadores podem estar mais expostos a toques diretos das mãos.

Armários sem puxadores aparentes

8. Iluminação embutida

A iluminação é uma grande aliada da decoração e da funcionalidade! Instale pontos de luz embutidos sob os armários superiores para iluminar as bancadas. Esse detalhe vai favorecer a estética do ambiente e melhorar a execução das tarefas culinárias.

Além da iluminação embutida, considere a instalação de uma luminária de teto moderna como um elemento decorativo central, especialmente se quer uma cozinha moderna com ilha. Na escolha, leve em conta que as luzes LED são eficientes e sustentáveis em termos energéticos.

Luminária de LED em barra

9. Tampo para balcão preto

Na lista de cores de cozinha moderna, a decoração preta tem papel de destaque. Tons mais escuros vão muito bem nos armários, mas também podem ser usados em detalhes contrastantes de cozinhas mais claras, por exemplo, no tampo do balcão. 

Entre os materiais mais comuns de tampo nessa cor estão o granito, o quartzo e, para projetos mais luxuosos, o mármore. Para quem busca uma boa relação custo-benefício, também existem opções em MDF estampado, como o tampo em MDF com estampa de mármore Nero!

 Tampo em MDF com estampa de mármore Nero

10. Armário de cozinha de canto creme

Os armários de canto na cor creme são acolhedores, deixando esse ambiente muito aconchegante. Sem contar que esse layout ajuda a aproveitar melhor o espaço da cozinha, maximizando a eficiência no armazenamento.

Crie contraste visual combinando as peças creme com elementos de design em cores mais escuras, como bancadas pretas ou um backsplash em azulejos coloridos.

Armário de cozinha de canto creme

11. Balcão para o cantinho do café

A ideia de montar um cantinho do café despojado vai muito bem para quem quer uma cozinha moderna. Revolucione aquele espaço pequeno que não está sendo aproveitado para nada e instale um balcão com design contemporâneo, de preferência com gavetas ou prateleiras para guardar os utensílios e suprimentos de café.

Complemente a decoração com prateleiras abertas nas proximidades do balcão para exibir xícaras, copos, canecas e itens decorativos. 

Balcão para cantinho do café

Deixe sua cozinha estilosa e funcional!

Seguindo esses passos e prestando atenção aos detalhes, você pode criar uma cozinha moderna que atenda às suas necessidades e reflita seu estilo pessoal. Lembre-se de que a funcionalidade e a estética devem trabalhar juntas para criar um espaço prático e bonito.

Então, navegue pelo nosso site e conheça todas as opções de cozinha Madesa!

Leia mais: