Se você gosta de combinações sofisticadas, elegantes e com personalidade, é provável que já tenha ouvido falar sobre o estilo de decoração industrial, certo? Esse conceito já virou uma verdadeira tendência entre os designs de interiores, surgindo em várias formas, como: na arquitetura, nas cores, nos objetos decorativos e muito outros.   

O estilo industrial vem ganhando cada vez mais espaço em residências e locais comerciais, proporcionando um ambiente rústico e moderno. E que tal aprender mais sobre esse conceito e saber como combiná-lo na sua casa?

Neste conteúdo, você vai conferir dicas incríveis de combinações e muito mais! Fique com a gente até o final para conferir! 

O que é o estilo de decoração industrial?

Esse conceito nada mais é do que o uso de elementos robustos nos ambientes. A sua principal característica é inspirada em estruturas industriais, como armazéns e fábricas. O seu estilo proporciona um cenário mais despojado, utilizando tijolos, metais, madeiras, além de objetos reciclados. Podemos dizer que é uma decoração vintage, porém, com um toque moderno.

Contudo, antes de começar, é preciso entender um pouco sobre a origem do estilo. Então, vamos lá, como esse conceito veio parar dentro dos projetos de interiores? 

Origem do estilo industrial

A partir do contexto histórico, esse estilo teve início quando antigos galpões de fábricas foram reaproveitados e transformados em lares, durante a Crise de 1929, nos Estados Unidos. Diante desse cenário, pessoas que procuravam por moradia foram obrigadas a invadir esses espaços. 

Por esse motivo, muitos desses locais precisaram ser adaptados para os inquilinos, transformados em lofts ou apartamentos modernos. E, incrivelmente, esse estilo foi reconhecido e aceito por muitas pessoas, inclusive pelos arquitetos e designs. 

Como criar um estilo de decoração industrial?

Na hora de montar uma decoração neste estilo, você pode optar por uma proposta 100% industrial ou apenas a mesclagem de alguns objetos industriais. No entanto, é importante ter cuidado para não exagerar nos elementos. 

E para não exagerar na decoração, é essencial que você conheça os elementos-chave do estilo industrial. Assim, seus ambientes vão ficar perfeitos, sem muita informação. Conheça alguns deles!

Madeira

A madeira é um dos elementos principais para criar uma decoração industrial. Ela destaca ainda mais o estilo rústico, principalmente aquelas que estão em seu formato natural: desgastado e bruto. Agora, se você prefere algo vintage, mas com um toque de elegância e sofisticação, as madeiras de aparência mais nova são a escolha ideal. 

Metal 

Quando falamos ou pensamos em estilo industrial, o metal é um dos primeiros elementos que vêm à mente. Ele é tão importante quanto a madeira e traz uma presença bem marcante ao ambiente, proporcionando uma sensação de frescor. 

Existem diversas formas e modelos que você pode apostar. Entre eles, estão os enferrujados e galvanizados, ideais para proporcionar uma estética do ambiente industrial e cheio de personalidade. 

Tijolo 

Outro elemento-chave no estilo de decoração industrial são os tijolos, principalmente se a sua preferência for algo mais clássico. Você pode criar decorações com concreto queimado e tijolos envelhecidos, deixando as paredes e tetos mais rústicos. 

Os tijolos são ótimas combinações para proporcionar equilíbrio e aconchego ao seu ambiente.

Leia também: Como montar uma sala de estar rústica?

Características e combinações do estilo de decoração industrial

Esse estilo de decoração industrial é considerado uma solução prática, simples e sofisticada, quando comparada a outras decorações. 

Ambiente amplo 

Uma das principais características da decoração industrial são os espaços amplos, que trazem lembranças das estruturas industriais de grandes galpões. A ideia desse ambiente é, justamente, integrar os cômodos, proporcionando acesso livre a todos.

Lembre-se que a principal característica dessa tendência é a ausência de paredes, para passar a ideia de uma estrutura industrial.

Móveis rústicos

Entre os principais quesitos para uma decoração estilo industrial, estão os móveis rústicos. Esse elemento não pode faltar na hora de criar a sua decoração, e você pode investir em itens recicláveis ou móveis usados.

Eles combinam perfeitamente com uma decoração industrial. Nesse caso, é possível inovar nas criações, podendo até redesenhar objetos antigos, transformando-os em itens modernos e sofisticados. E, claro, sem perder a sua essência rústica original. 

Paleta de cores

Atenção! Antes de começar a sua decoração no estilo industrial, é importante dar atenção às cores que vão ser usadas. Elas são fundamentais para montar o seu ambiente, porque vão influenciar nos móveis e em outros elementos.

Combine cores neutras e frias para equilibrar a sua decoração rústica. Invista em tonalidades envelhecidas, terrosas, tons de aço e ferro. Um dos exemplos mais utilizados são as paredes com textura de cimento queimado. 

Outra dica importante é a utilização da cor branca e madeira natural para manter o ambiente harmônico. 

Iluminação 

A presença de muita luz é uma característica bem importante, seja ela natural ou artificial. Para complementar a decoração, você pode usar pendentes expostos e modernos. Outra forma de deixar cada detalhe com o melhor do estilo industrial, é o uso de janelas grandes, que permitem a entrada de iluminação natural

Esses elementos foram bastante utilizados para compor a construção das indústrias em sua aparência original.  

Elementos expostos

Tubulações, canos e estruturas expostas são um dos grandes destaques do estilo de decoração industrial. Essa composição entrega uma presença urbana bem impactante, representando o estilo nova iorquino das décadas de 60 e 70.

No entanto, eles não estão ali só por estética. Geralmente, são usados para cobrir fiações elétricas, ou de gás e água. Para um cenário moderno, aposte em tons suaves e acessórios clean

O estilo de decoração industrial vem ganhando bastante espaço nas casas e em salas comerciais, por ser inovador e cheio de personalidade. Ele é a opção ideal para quem curte simplicidade, conforto e elegância.

Faça as escolhas certas na hora de decidir pelo estilo de decoração industrial. Atente-se às cores, iluminação, objetos e, principalmente, aos móveis. Esses elementos vão influenciar bastante na sua criação, deixando o seu ambiente com um toque único e com a sua cara. 

E, claro, se você estiver pensando em começar a sua criação, você pode apostar nas dicas da Madesa, sobre como montar uma cozinha estilo industrial. 

Curtiu o conteúdo? Aproveite para se inspirar ainda mais em nosso site. Acesse agora mesmo: madesa.com.