Sempre ouvimos a frase “o preto combina com tudo”. Mas, quando estamos falando de decoração preta para uma casa ou um ambiente interno, será que combina mesmo?

Em suma, a cor preta é bastante versátil e pode aparecer em móveis, tapeçarias, paredes, acessórios, estofados e outros locais.

Além disso, ela pode estar incorporada em diversos espaços como a sala de estar, o quarto, o banheiro, a cozinha, a lavanderia e o home office.

Diante disso, além de entender se o preto combina com qualquer tipo de decoração, queremos lhe mostrar hoje como usá-la no projeto de décor da sua casa.

Portanto, descubra aqui como usar a decoração preta e, assim, adicionar elegância e sofisticação aos ambientes. 

O que significa o preto na decoração?

Guarda Roupa Preto Madesa

A cor preta é, por definição, a ausência de qualquer tipo de luz, conseguindo absorver todas as cores que enxergamos. Ela é considerada uma cor neutra e escura, sendo um dos extremos na escala de cores.

Do ponto de vista psicológico, ela está relacionada ao mistério, poder, elegância, sofisticação e formalidade. O preto evoca sentimentos como seriedade, segurança e autoridade. 

Na decoração, a cor preta é usada para criar contraste, adicionar toques dramáticos ou dar destaque a alguns elementos específicos.

Ela pode ser combinada a outras cores para criar atmosferas distintas e enaltecer efeitos visuais.

Dentro disso, diferentes correntes de decoração a utilizam para criar ambientes conforme o estilo das pessoas que moram no espaço. Para citar dois exemplos, trazemos o Feng Shui e a cromoterapia:

  • No Feng Shui, o preto é entendido como uma cor misteriosa, sóbria e fechada que expressa calmaria e expansão, sendo ideal para pessoas discretas e poderosas;
  • Na cromoterapia, o preto tem função de isolar e repelir, sendo interessante usá-lo para afastar traumas e medos, além de neutralizar a influência de outras cores.

Que cor combina com preto na decoração?

Lembra que logo no começo deste texto perguntamos se o preto realmente combina com tudo? Pois, basicamente, a resposta é sim!

O que você precisa cuidar na hora de fazer uma decoração preta é equilibrar as características dessa cor com as demais presentes no ambiente.

Desse modo, você pode harmonizar o preto com:

  • cores metálicas como ouro, bronze e prata, para dar sensação de glamour;
  • cores vibrantes (amarelo, laranja e vermelho) para destacar pontos específicos;
  • branco, para buscar um décor clássico e atemporal;
  • tons neutros, para equilibrar a atmosfera e, ao mesmo tempo, agregar conforto;
  • tons rústicos — aqui, marrom e bege entram para criar contrastes com o preto e adicionar personalidade;
  • cinza, usado de forma sutil, combina com o preto e pode dar profundidade ao cômodo.

Como usar preto na decoração? 

Modelo de escritório Madesa

Sem dúvida, o preto pode aparecer em vários tipos de decoração. Desde os mais modernos até os mais rústicos, a cor ajuda a dar personalidade aos ambientes e transformá-los como você preferir.

Com isso em mente, confira algumas maneiras de como usar a decoração preta.

Paredes e pisos

Tanto nas paredes quanto no piso, a decoração preta pode ser um ponto focal mais dramático, ajudando a dar destaque ao espaço.

Em equilíbrio com os outros elementos do ambiente, você pode pintar uma parede num tom escuro e adicionar objetos e cores mais neutras no restante.

Além disso, pode optar por colocar pisos em cerâmica ou laminados em preto e, depois, adicionar marcenaria e acessórios em branco, cinza ou outra cor da sua preferência.

Nas duas situações, o preto consegue adicionar profundidade ao cômodo, sendo interessante para quem não tem espaços muito grandes.

Móveis

Associados a elegância, sofisticação e requinte, os móveis de cor preta complementam decorações de todos os tipos.

O preto pode estar presente na marcenaria de mesas, cadeiras, armários, estantes e ainda nos mais variados estofados. Independentemente disso, é importante colocá-lo em peças-chave.

Em outras palavras, significa que ele pode aparecer em partes da mobília, como um ponto de contraste com o restante do ambiente.

No entanto, não é indicado que todos os móveis sejam pretos, pois isso pode fazer o ambiente ficar carregado.

Acessórios e objetos decorativos

Outra dica de como usar decoração preta está relacionada a acessórios e objetos decorativos. Aqui, vale usar todos os recursos para dar um toque de destaque para o cômodo da sua casa.

Sendo assim, você pode usar a cor em almofadas, cortinas, tapetes, luminárias, molduras de quadros, porta-retratos, vasos, entre outros objetos.

A ideia central é dar contraste ao ambiente e buscar um equilíbrio com as demais cores que compõem o décor.

Texturas e padrões

Na hora de usar o preto na decoração você não precisa ficar apenas no básico. Nesse sentido, pode usar a criatividade e brincar com diferentes texturas e padrões.

Em suma, essa dica complementa todas as anteriores, pois você pode usar diferentes tons de preto na mobília, escolher tintas de parede acetinadas, brilhosas ou foscas, e tecidos variados para os estofados e cortinas.

Ademais, o preto também pode aparecer em estampas geométricas de pisos, papéis de parede e tapeçaria. Portanto, use a sua imaginação para fazer desta cor o grande destaque do seu lar.

Dicas para não errar na decoração preta

Escritório Madesa

Para finalizar, vale lembrar que existem alguns pontos para tomar cuidado na hora de aplicar a decoração preta dentro de casa.

Por mais que a cor combine com tudo, ela precisa se adequar ao ambiente e não deve pesar demais. Assim sendo, cuide para:

  • usar o preto com moderação: seu uso excessivo pode torná-lo opressivo e sombrio — por isso, é recomendado equilibrá-lo com outras cores e elementos decorativos;
  • fazer a iluminação adequada: como o preto absorve muita luz, é interessante contar com um bom projeto luminotécnico, pois a iluminação desempenha papel crucial nos cômodos.

Onde usar a decoração preta?

O preto vem perdendo o estigma de ser uma cor melancólica, triste e sombria. Assim, ele já pode aparecer na decoração como um elemento de destaque e até como ponto central em um cômodo.

Pensando nisso, a decoração preta pode estar na cozinha, sala de estar, sala de jantar, banheiro, quartos, lavanderia, escritório ou outro ambiente.

Ao fazer uma decoração mais escura, lembre-se de equilibrar a cor preta com outras cores, texturas e elementos. Ela pode ser o grande diferencial do seu décor, mas para ser sofisticada e elegante, deve estar em harmonia com o restante.

Gostou dessas dicas de decoração e quer saber mais sobre como decorar sua casa? Então continue acompanhando as novidades do blog da Madesa e não deixe de conferir nossa linha completa de móveis em todas as cores para você!