As cozinhas com ilha estão cada vez mais presentes nos projetos de decoração deste ambiente. Isso porque ela virou tendência, principalmente por seus elementos proporcionarem charme e elegância ao espaço.

Porém, é preciso ter atenção na hora de projetar a sua, já que detalhes fazem toda diferença nesse momento. Mas afinal, quais são os pontos que precisam ser considerados?

Com objetivo de ajudar você, preparamos um conteúdo com tudo o que precisa saber sobre o assunto. Então, não deixe de acompanhar o conteúdo até o final! 

Você pode ler também: Como deixar a cozinha mais aconchegante? 7 dicas essenciais!

O que são cozinhas com ilha?

É uma cozinha que tem um balcão central no ambiente, no qual é possível realizar diversas tarefas sobre o móvel. Entre eles, é possível instalar um cooktop, uma pia, além de outros itens domésticos. 

A escolha vai depender bastante da sua preferência e, principalmente, necessidade. Além disso, é importante ressaltar que um dos seus principais objetivos é facilitar a interação dos frequentadores do espaço. 

Vale destacar que é preciso pensar na praticidade e versatilidade na hora de projetar sua cozinha com ilha. Com isso, você consegue garantir um ambiente que atenda às necessidades de todos.

Vantagens de uma cozinha com ilha

As cozinhas com ilha oferecem diversos benefícios aos cozinheiros, principalmente por conta da sua versatilidade. Com ela, você pode montar um ambiente para refeições ou apenas para a preparação de comida. 

Saiba que as vantagens são diversas, que é possível optar por ela conforme as necessidades do ambiente. Confira abaixo os principais benefícios!

  • Maior praticidade;
  • Mais espaços para as refeições;
  • Multifuncionalidade;
  • Integração de ambientes;
  • Maior versatilidade;
  • Maior sofisticação e charme ao ambiente;
  • Garantia de definição de espaço.

Uma das principais vantagens é a sua funcionalidade, que possibilita realizar uma série de atividades domésticas no ambiente. Como já mencionamos, é possível cozinhar, fazer as refeições, lavar os utensílios domésticos e muito mais.

Por isso, na hora de você montar seu projeto de cozinhas com ilha, é fundamental ter atenção às necessidades do seu ambiente. 

Essas são as principais vantagens oferecidas por uma ilha na cozinha, que beneficia todos os moradores da casa. 

Como fazer uma cozinha com ilha? Conheça as dicas!

Existem diversas dicas que vão ajudar você a montar sua cozinha com ilha, de forma simples e fácil. Porém, é preciso levar em consideração alguns pontos para evitar qualquer contratempo.

Pesquise por ideias

Quando você for montar seu projeto, uma das primeiras coisas que se deve fazer é pesquisar por inspirações. Existem diversas ideias para aproveitar, com diferentes estilos, cores e formatos.

Com isso, é possível desenvolver seu projeto, baseado em todas as inspirações selecionadas. Lembre-se de pesquisar quais as tendências para montar um ambiente encantador e diferenciado.

Saiba que essa é uma das principais etapas, que você não pode deixar passar despercebido durante o processo. O Pinterest é a rede social perfeita para isso!

Entenda a sua necessidade

Outra dica é saber qual será a finalidade da ilha na sua cozinha, para que ela vai servir neste ambiente de casa.

Como já mencionamos, a ilha é um elemento multifuncional, em que você consegue realizar várias tarefas domésticas. E para montar conforme a sua necessidade, é importante definir a sua funcionalidade.

Por exemplo, se você busca um lugar para preparar as refeições, então instale um fogão ou cooktop na bancada, até mesmo uma pia.

Tire as médias da sua cozinha

Saber qual o espaço disponível para a instalação da ilha é fundamental para evitar qualquer contratempo na hora de montar sua cozinha com o balcão.

Por isso, tire todas as medidas do ambiente, principalmente onde você vai instalar a sua ilha. Isso porque o móvel será escolhido conforme a disponibilidade do espaço da cozinha.

Lembre-se que é preciso sobrar espaço para a circulação das pessoas, garantindo maior conforto a todos os integrantes do lar.

Conheça os estilos de cozinhas com ilha

Após seguir todas as dicas mencionadas, o próximo passo é definir qual melhor estilo para a sua cozinha. São vários modelos indicados, que atendem a necessidade e gosto de cada pessoa. Entre eles, estão:

  • estilo moderno;
  • estilo rústico;
  • estilo minimalista;
  • estilo industrial.

Defina o material da ilha

Outra etapa importante do processo é a escolha do material da ilha. Saiba que é fundamental ter atenção a este momento, para evitar que a sua cozinha seja prejudicada pelo elemento de fabricação.

Fique atento para a higienização do móvel, além dos elementos ou comidas que serão colocados sobre o balcão. As mais indicadas são ilhas feitas de:

  • mármore;
  • granito;
  • laminado;
  • corian;
  • ardósia;
  • entre outros.

Invista em elementos funcionais

Por fim, não deixe de investir em itens funcionais, para garantir maior praticidade e versatilidade à sua ilha. Pense em lixeiras embutidas, fogões, pias, entre outros elementos domésticos.

Com isso, o móvel proporciona maior facilidade na hora de preparar as refeições, além de outras atividades domésticas.

Viu só como é fácil montar um projeto de cozinhas com ilha? Para isso, basta analisar os detalhes, como iluminação, espaço do ambiente, itens domésticos e muito mais. Assim, você garante o seu espaço tão sonhado.
Agora que você já sabe como montar sua ilha na cozinha, é hora de saber o porquê de ter um balcão porta-temperos na sua cozinha.