Se você pretende transformar um dos cômodos mais importantes da sua casa, é essencial ter atenção às tendências de cozinha 2024 — claro, sem deixar de lado as suas preferências e as suas demandas neste ambiente tão frequentado por toda a família. 

Aspectos como funcionalidade, sustentabilidade e minimalismo, com atenção ao estilo e à elegância do ambiente, estão em alta e podem ser considerados ao planejar o seu cômodo. Confira agora mesmo todas as tendências 2024 e saiba como a Madesa pode ajudar você a ter a cozinha dos sonhos!

Confira as melhores tendências de cozinha para 2024

Ao conferir as tendências de cozinha para 2024, é possível notar um interesse em praticidade, aliada a um estilo fluido, limpo, sem muitos elementos visuais, a não ser aqueles indispensáveis no ambiente — ou seja, os utensílios e produtos usados com maior frequência. Sem contar que a preocupação com o meio ambiente também está evidente, com foco em materiais sustentáveis e atenção ao consumo consciente.

Conheça agora mesmo algumas das tendências de cozinha 2024!

Praticidade para uma rotina mais fluida

Uma cozinha prática é essencial para que sua rotina nela seja otimizada e, mais importante, segura — já que se trata de um ambiente em que são usados utensílios que requerem cuidado, uma iluminação eficiente e um espaço adequado. Então, ter acesso fácil aos itens e aos ingredientes vai facilitar o preparo das refeições. 

Os nichos, os porta-temperos, as prateleiras abertas e as adegas integradas, assim como os armários com porta de vidro, vão permitir que você tenha os alimentos e utensílios mais utilizados e consumidos sempre à mão e ao alcance dos olhos, e o melhor, de maneira organizada. 

Os balcões para colocar os eletroeletrônicos também facilitam muito o preparo das refeições, já que os aparelhos necessários estarão em um espaço pronto para serem utilizados. O balcão também pode ser aproveitado para montar um cantinho do café: uma pausa necessária para aquela bebida que muita gente adora!

Soluções inteligentes, como ganchos e estruturas para armazenamento de panos e outros acessórios, também trazem versatilidade ao cômodo. E todos esses recursos podem ser integrados de maneira otimizada e elegante em designs de cozinha modernos, como os da Madesa.

Armário de cozinha ágata com espaço para porta-temperos

Cores neutras para um estilo minimalista

O estilo minimalista está em alta, favorecendo o uso de cores neutras, como tons de madeira, pedra, cinza-suave, bege e branco, entregando um ambiente sereno e convidativo, que, ainda, traz uma sensação de amplitude à cozinha.

Uma tendência é o estilo Japandi, que une componentes da decoração japonesa com a decoração escandinava, agregando um visual limpo, fluido e aconchegante à sua cozinha, sem poluição visual — ou seja, aqui vale a regra “menos é mais”! Além disso, as cores neutras e as madeiras claras contribuem para uma sensação de tranquilidade de simplicidade. 

Elementos da natureza e materiais naturais também fazem parte do estilo Japandi, como os jardins de pedra e bambu, muito comuns na decoração japonesa, plantas e materiais como madeira, pedra e fibras, promovendo espaços acolhedores e agradáveis, ideais para quem deseja uma cozinha prática e funcional com uma atmosfera clean e tranquila.

Cozinha Branca Reims

Materiais naturais para contribuir com a sustentabilidade

Ainda falando sobre os materiais naturais, madeira, pedra e cerâmica se destacam entre as tendências de cozinha 2024. E os motivos vão além da durabilidade e da sustentabilidade promovidas por esses materiais — além de sustentáveis e “amigos da natureza”, os materiais naturais promovem um ambiente confortável e afetuoso. 

Para criar um visual cheio de sofisticação e elegância, acabamentos como o bronze, o mármore e o granito são perfeitos, além de favorecerem o requinte e a praticidade na sua cozinha.

Cozinha amadeirada Madesa

Minimalismo sustentável para cuidar do planeta

A preocupação com o planeta entrou com tudo nas tendências de cozinha 2024. Dessa maneira, há uma prioridade em criar espaços que, além de eficientes, promovam uma rotina consciente e respeitosa com o meio ambiente.

A começar com a aplicação de elementos da natureza na decoração da sua cozinha, como plantas, que purificam o ar e adicionam um toque verde ao espaço. E por que não investir em uma horta na cozinha? Será incrível colher vegetais e hortaliças fresquinhos e sem agrotóxicos para adicionar em suas receitas.

A iluminação e os eletros da cozinha também têm um papel fundamental para este cuidado com o meio ambiente. As lâmpadas de LED, por exemplo, são mais econômicas e duram muito tempo — sendo assim, a melhor alternativa. E ao comprar os eletros, é possível conferir o consumo de energia dos aparelhos, para escolher o mais econômico possível.

Cozinha planejada Madesa

Conte com a Madesa para ter a cozinha dos seus sonhos!

Escolher a cozinha ideal requer atenção não só às tendências 2024, mas também aos seus gostos, à rotina no ambiente, ao espaço disponível e ao número de pessoas que frequentam o local. Assim, você terá uma cozinha não só prática e funcional, mas também elegante, agradável, e o melhor, cheia de estilo.

A Madesa pode ajudar você a ter uma cozinha do jeito que você deseja e precisa. Com o projeto Madesa, você tem à disposição profissionais para desenvolver a sua cozinha planejada 2024 da forma que você preferir e precisar, usando módulos que se adaptam a qualquer ambiente. Entre em contato hoje mesmo e conte com nossos especialistas para escolher a sua cozinha dos sonhos!

Leia mais

Tendências de decoração 2024: inspirações para toda a casa!

Cozinhas com ilha: tudo o que precisa saber para montar a sua

Modelos de cozinha planejada

Pia de cozinha: inspirações de balcão gabinete para sua cozinha

Cozinha simples e bonita: ideias para te inspirar