Ideias mais minimalistas estão em moda no mundo do design de interiores já há muitos anos: a simplicidade virou sinônimo de elegância! Uma cozinha simples e bonita traduz essa busca por estéticas descomplicadas, mais limpas e leves. 

Como montar uma cozinha que reflita essa tendência? O maior desafio é evitar que o espaço pareça simples demais por uma falta de projeto decorativo, em vez de apresentar uma composição propositalmente singela. 

Algumas dicas para alcançar esse resultado são ter um estilo de decoração em mente, usar cores neutras e harmoniosas, manter uma organização funcional e apostar nos detalhes. Quer ver como colocar essas dicas em prática? Continue a leitura!

@lar_doce_loft

Como criar uma cozinha simples e bonita?

Mesmo que você mantenha a estética geral simples, é possível fazer isso com diferentes personalidades — e isso é dado pelo estilo geral, pelas cores, pela iluminação e por detalhes decorativos. Veja só!

Escolha um modelo que mais te agrade

Para que a sua cozinha simples fique com aparência de projeto acabado, isto é, de uma decoração cuidadosamente pensada, o primeiro passo é escolher um estilo que se adeque ao seu gosto pessoal e montar a cozinha guiando-se por ele. 

Alguns dos estilos mais populares são:

  • Moderno — com linhas retas e simples, foco na funcionalidade, cores neutras e minimalismo. As linhas Lux e Topázio, da Madesa, são grandes exemplos de armários que passam essa sensação de contemporaneidade;
  • Tradicional — para quem busca uma atmosfera acolhedora, uma cozinha mais clássica é uma boa pedida, com mais curvas, acabamentos detalhados e cores quentes. Na Madesa, as linhas Stella e Reims são exemplos de um visual que não sai de moda;
  • Industrial — se você quer uma cozinha simples e bonita, sem abrir mão de ousadia e autenticidade, a decoração industrial é a ideal. Invista em materiais brutos, como o concreto, tijolos aparentes e outros elementos cheios de personalidade. Cozinhas cinzas, como a Nice, combinam muito com esse estilo;
  • Rústico — já as cores terrosas, tons suaves, uso de madeira, texturas ásperas e imperfeições valorizadas compõem o estilo rústico. É uma escolha interessante para quem busca uma sensação de conforto e simplicidade. E, se você deseja um visual rústico mais “suave”, pode apostar na cozinha Agata Rustic/Cinza.

Organize a cozinha de forma inteligente

Para ter uma cozinha simples e bonita, a organização é uma palavra-chave. Veja só algumas dicas para otimizar o seu espaço culinário:

  • Instale prateleiras suspensas para potencializar o espaço aéreo;
  • Utilize divisórias e organizadores de gavetas para separar utensílios menores dentro dos armários;
  • Mantenha gavetas específicas para categorias, como talheres, utensílios de cozinha e panos;
  • Aproveite cestos e caixas transparentes para facilitar a identificação rápida dos itens armazenados;
  • Desenvolva hábitos diários de manutenção, como limpar os balcões, fechar potes de mantimentos e guardar utensílios logo após o uso;
  • Certifique-se de dormir com a pia limpa para começar todos os dias com a cozinha em ordem;
  • Regularmente, revise os armários para descartar alimentos vencidos e objetos sem uso;
  • Instale armários de canto para garantir o máximo aproveitamento do espaço.

Use uma iluminação adequada

A iluminação é uma grande aliada do seu projeto decorativo. Ela pode ser aquele detalhe decisivo para que a sua cozinha fique superelegante, por mais simples que seja o visual geral. Vale a pena conhecer estes termos:

  • Iluminação geral — é aquela que proporciona uma luz uniforme por todo o ambiente;
  • Iluminação focada — ajuda a destacar áreas específicas, como bancadas e fogão, melhorando a visibilidade nas zonas de trabalho;
  • Iluminação de destaque — são pontos de luz usados para destacar elementos decorativos.

Você pode integrar essas três estratégias para um verdadeiro projeto de iluminação de cozinha. É possível, por exemplo, usar luminárias de teto ou lustres difusos para proporcionar a luz geral do ambiente, sempre optando por lâmpadas de LED para eficiência energética.

Adicione luminárias embutidas nas bancadas ou barras de LED abaixo dos armários aéreos e luzes pendentes sobre a ilha ou a mesa de jantar. E, para completar, é possível usar spots direcionados para quadros ou plantas.

As cores e a decoração podem ajudar

Cozinhas simples combinam com paletas monocromáticas, mas a mistura de tons neutros também é bem-vinda e não prejudica a estética mais limpa desse projeto. 

Tons mais sóbrios como branco, cinza e preto criam um ambiente clean, ampliando visualmente o espaço. Tons quentes como bege, marrom e verde oliva transmitem uma sensação acolhedora e clássica, remetendo a cozinhas mais tradicionais.

Para dar toques de vitalidade ao ambiente, vale a pena investir em alguns acessórios com mais destaque, como tapetes, que servem para decorar, ao mesmo tempo em que adicionam conforto e delimitam áreas. 

Cortinas leves e fáceis de lavar também complementam o ambiente e podem adicionar um toque de aconchego. Acessórios funcionais, como potes de mantimento ou recipientes de utensílios, podem ser usados como elementos decorativos que unem estilo e praticidade.

Por fim, detalhes como puxadores em aço inoxidável para cozinhas modernas ou de cerâmica para cozinhas tradicionais adicionam um toque refinado. É nesses cuidados que você conseguirá deixar seu espaço elegante, mesmo que tenha uma cozinha minimalista.

Dê o seu toque pessoal

Uma boa forma de criar um ambiente simples e bonito é incrementá-lo com pequenos toques de personalidade. Objetos que remetem a hobbies,  louças especiais, fotos e objetos de valor sentimental podem deixar sua cozinha mais pessoal, refletindo sua identidade e criando uma atmosfera única.

Algumas plantas próprias para ambientes internos também são muito bem-vindas para dar mais vida à cozinha. Elas podem ser colocadas sob os armários ou em prateleiras suspensas. 

Ideias de cozinhas simples e bonita para você se inspirar

Gostou do que leu até aqui? Então, aproveite as ideias e inspirações que separamos!

Cozinha completa branca Ágata

Com tons brancos que proporcionam uma sensação de luminosidade e as barras de fita LED acompanhando as linhas dos armários, essa cozinha Agata se destaca pela sua simplicidade refinada.

Cozinha Ágata

Cantinho do café simples e funcional 

Para aqueles que desejam um espaço específico para o café, uma ideia interessante é montar um “cantinho do café”, com um balcão de design compacto em espaços reduzidos. Assim, é possível ter praticidade e muito charme nesse espaço que complementa a cozinha.

Cantinho do café

Cozinha completa linear Lux 

A Cozinha Completa Linear Lux exala modernidade com seu design linear e a cor preta como destaque. Embora passe mais a sensação de sofisticação do que de simplicidade, suas soluções inteligentes e excelente espaço de armazenamento vão bem em qualquer projeto.

Cozinha completa Lux

Cozinha completa cinza Nice

O cinza é uma escolha moderna e neutra, que contribui com uma atmosfera clean ao mesmo tempo em que acrescenta muita personalidade. Além de criar um ambiente acolhedor e moderno, a cozinha completa Nice proporciona funcionalidade com soluções inteligentes.

Cozinha completa NIce

Cozinha compacta Reims

Ideal para espaços compactos, a cozinha Reims preta é perfeita para um visual limpo e muito elegante. A bancada em tom de madeira, as plantas internas e os detalhes de iluminação complementam essa ideia de cozinha, deixando o espaço superestiloso.

Cozinha Reims

Cozinha completa branca Reims

A Cozinha Completa Branca Reims oferece um charme especial com seu design de canto e tons brancos. Combinando simplicidade e elegância, essa cozinha é perfeita para quem busca um espaço completo, funcional e ao mesmo tempo delicado.

Cozinha branca Reims

A simplicidade é elegante!

Diante desta leitura, você viu que é possível ter um espaço super estiloso, mesmo que você queira um visual mais limpo ou mais pessoal. Entre as dicas para ter uma cozinha simples e bonita estão ter atenção ao estilo dos armários, optar por tons mais sóbrios e deixar a personalidade mais a cargo de pequenos detalhes decorativos.

Além disso, a iluminação é um acabamento que atesta o cuidado com a estética do ambiente. Ao explorar esses elementos, você pode encontrar a combinação perfeita de estilo e praticidade.

Comece escolhendo os armários ideais para o seu projeto na seção de cozinha Madesa!