Armários em alta para 2022: conheça as tendências do momento

A cozinha costuma ser o espaço de convivência favorito da casa, que reúne delícias, histórias e afetos.  É lugar de criatividade, inspiração e, cada vez mais, de praticidade. Por isso, todos os anos, independente da moda, as pessoas buscam que o cômodo empregue o estilo de quem mora e atua por ali, além de funcionalidade, para o sucesso da rotina e dos pratos preparados. 

O desafio principal é aliar todas as necessidades em uma cozinha com elegância, modernidade e personalidade, afinal, dá pra criar um ambiente prático e bonito ao mesmo tempo, né? Por aqui, você confere as novas tendências de cozinhas para 2022, assim como dicas essenciais para colocar esses novos modelos em prática. Que tal se inspirar para decorar ou reformular a sua? Siga com a gente!

5 tendências para armários de cozinha em 2022

Se você planeja uma renovação na sua casa para começar esse novo ano, você precisa conhecer as tendências de cozinhas para 2022. Mas, com diversas opções de cozinha hoje em dia, escolher qual a que mais combina com você, e que atenda o que você realmente precise, pode ser uma tarefa difícil. Por isso, destacamos as principais tendências de cozinhas para 2022, e vamos te mostrar o que deve vir por aí ao longo dessa temporada. Temos certeza que alguma dessas vai se encaixar perfeitamente no que você procura.

1. Multifuncional

Uma das maiores tendências para 2022 são os móveis multifuncionais, que são aqueles que possuem mais de uma função. Esse é o caso das mesas retráteis, dos balcões e gabinetes e das bancadas, que podem ser usadas como mesa para refeições rápidas. 

Esse tipo de móvel prático possibilita aproveitar melhor os espaços de maneira mais objetiva e personalizada. Ele atende às suas necessidades, ao mesmo tempo que tira a obrigação de outros móveis maiores, principalmente se a sua casa for pequena. Uma cozinha no estilo multifuncional é perfeita para ambientes menores, mas agrega tudo o que você precisa mesmo assim. 

Considerando os móveis multifuncionais, a @aptodaaline optou pela cozinha Smart da Madesa.

2. Retrô Moderno

O estilo de cozinha retrô, com uma pegada mais moderna, segue com tudo em 2022. Esse modelo de cozinha tem os armários geralmente inspirados em móveis populares nas décadas de 60, 70 e 80, podendo ter pé palito, linhas retas e cores diversas. 

Se a cozinha é o seu lugar favorito da casa, esse modelo de decoração pode ter tudo a ver com você, já que utilizar detalhes que remetem aos tempos passados traz conforto e infinitas lembranças em família. Uma boa ideia é abusar das cores típicas dessas décadas, como o amarelo, laranja, verde, marrom, roxo e turquesa. Para ter equilíbrio visual, o ideal é deixar as cores mais vibrantes para os detalhes da decoração, assim como utensílios e revestimentos, com os móveis em tons mais sóbrios, porém, dentro dessa proposta. 

A cozinha Reims da #ClienteMadesa é a cara dessa tendência.

3. Metalizado

Os tons metalizados voltaram com tudo para esse ano e aparecem em vários detalhes nos móveis de cozinha e na decoração do cômodo em 2022. O dourado e o bronze são as fortes tendências, mas outros tons também aparecem bastante. 

Uma maneira perfeita de incorporar esse estilo na sua casa é deixar itens à mostra, como panelas e eletrodomésticos de inox, através de ganchos, nichos e armários com portas transparentes. Outro detalhe que agrega valor ao modelo são os armários com vidro reflex, material que pode refletir o ambiente ou mostrar o interior do móvel conforme a iluminação, e dão ares modernos e metalizados ao espaço, com muito mais brilho. 

Os armários reflex deram um charme especial na cozinha Glamy da @home_537.

4. Rústico

Muito procurado pelos acabamentos simples, o estilo rústico proporciona, também, neutralidade e sofisticação para o cômodo. Atualmente, esse modelo está revisitado, trazendo uma visão mais moderna e elegante. A simplicidade é o foco da decoração, com os elementos dando um ar tranquilo e suave, onde a madeira e os materiais que remetem à natureza são as atrações principais. 

Na cozinha rústica, a escolha dos móveis é imprescindível, e optar por armários em tons de madeira já resolve boa parte dos seus problemas. Na hora de decorar, dê preferência para itens de fibras naturais, palha, couro, madeira de demolição, plantas e também alguns móveis antigos, contrastando com elementos modernos.

5. Modulado

As cozinhas moduladas vem sendo uma das mais procuradas de todos os tempos pela praticidade, valor acessível e facilidade na hora de projetar o seu espaço

Nesse estilo, você tem a melhor opção para o aproveitamento do seu ambiente de maneira criativa, objetiva e econômica. Essa é a escolha mais inteligente para que os seus móveis e eletrodomésticos estejam estrategicamente distribuídos de acordo com a sua necessidade, e 2022 pede exatamente por isso. Uma cozinha modulada te proporciona planejar os detalhes de cada combinação e organização de seus armários, acessórios e elementos, muito além das cores, modelos, formatos e características, independente do tamanho do seu cômodo.

A @elisazibetti optou pela cozinha modulada e olha o charme que ficou o cantinho dela.

Minha cozinha precisa seguir as tendências do momento?

A resposta é óbvia (ou deveria ser): não. Mas convenhamos que ter um espaço que imprima a sua personalidade é sempre uma ideia excelente. E o momento atual exige isso cada vez mais. Se sentir bem dentro da própria casa nunca foi tão importante, principalmente depois dos últimos anos que enfrentamos. 

Se você tem dúvida na hora de investir, ou se faz o tipo que enjoa fácil das coisas, o melhor é não ousar tanto e apostar em móveis de cozinha com design clássico e atemporal, assim como em cores mais neutras. Afinal, a moda muda constantemente, mas não é por isso que você vai deixar de aplicar as novas tendências e as suas preferências. É possível transformar um ambiente inteiro prestando atenção nos detalhes. A decoração faz toda a diferença e isso é o que mais importa no final das contas. E o melhor disso tudo? É facinho renovar quando você bem entender. 

Como decorar a cozinha com as tendências de 2022

Pintar as paredes e os azulejos, mudar os objetos, exibir suas louças e utensílios, abusar do DIY e dos papéis de parede, envelopar eletrodomésticos, dar espaço para cadeiras, nichos e prateleiras e destaque para os têxteis pode causar uma verdadeira revolução na sua cozinha e te surpreender.