Atualmente, o tema sustentabilidade tem gerado ações para conscientizar a população mundial para a preservação do planeta. Atitudes como diminuir o consumo de energia, reduzir o consumo de água e a reciclagem, são ações simples e eficazes. Para isso, as ideias de reciclagem que aproveitam materiais na decoração de casa são uma ótima forma de contribuir.

A Madesa, nos últimos anos, acompanhou e inseriu-se nas reflexões sobre a importância da conservação dos recursos naturais. Diariamente, a empresa trabalha a consciência ambiental como prioridade. 

Por esse motivo, o tema do conteúdo de hoje é sustentabilidade. Vamos trazer ideias de reciclagem para decoração com materiais que podem ser reaproveitados para dar mais charme à sua casa. Acompanhe a leitura e inspire-se!

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é a manutenção do planeta por meio da preservação dos recursos naturais, de modo que estes possam suprir as necessidades das gerações atuais e futuras. Com ações de preservação, o equilíbrio entre o crescimento econômico, meio ambiente e bem-estar social, refletirão de geração em geração.

O que é decoração sustentável?

A ideia de sustentabilidade evidencia-se em diferentes setores, e um deles é o setor moveleiro e decoração. Arquitetos e decoradores adotam práticas que auxiliam na manutenção e preservação da natureza. Por isso, atualmente, já podemos falar em decoração sustentável nos projetos residenciais e comerciais.

Decoração sustentável é um estilo de vida, que respeita os 3Rs – reduzir, reutilizar e reciclar. 

Dessa forma, é possível ir em busca de mais qualidade de vida para todos. A decoração sustentável vai além da reciclagem com garrafas pets, pallets ou materiais que são usualmente descartados. Ela engloba agregar conscientização de consumo. Propõe uma decoração que além do visual coopere com o meio ambiente. 

A Madesa tem muito respeito pelo meio ambiente, e preza pela sustentabilidade, através de diferentes ações em prol da preservação do planeta. Desenvolvemos várias práticas, presentes no nosso dia-a-dia:

  • Utilizamos folhas recicladas para a impressão de notas fiscais e materiais de escritório;
  • Fechamos parceria com empresas, que tornaram possível que o plástico, que é recolhido no nosso centro de coleta de resíduos plásticos, fosse tratado  e transformado em embalagens 100% recicláveis que utilizamos para embalar nossos produtos.

O que pode ser reciclado?

Todas as pessoas preocupadas em colaborar com a preservação do meio ambiente precisam ter conhecimento para iniciar a reciclagem de forma correta. A seguir, vamos detalhar alguns materiais que podem e não podem ser reciclados, para depois te darmos ideias de reciclagem para a decoração da sua casa. Acompanhe: 

Materiais recicláveis:

  • Plástico: garrafas, copos, embalagens pets, sacos e sacolas, tampas, frascos de produtos, caneta (sem a tinta), canos e tubos de PVC, embalagens de produtos de limpeza, embalagens tipo Tupperware, brinquedos, baldes.
  • Vidros: embalagens, copos, tampa de forno microondas, frascos de remédios vazios, potes de conserva, cacos, garrafas.
  • Papel: de fax, jornais e revistas, envelopes, listas telefônicas, rascunhos, sulfite, cartazes velhos, folhas de caderno, fotocópias, embalagens longa vida Tetrapak, formulários de computador, caixa de pizza, caixas em geral, cartolinas, papel cartão e aparas de papel.
  • Metal: enlatados, tampinhas de garrafas, chapas, latas, ferragens, arames, talheres, panelas sem cabo, papel alumínio limpo, canos, pregos, aerossóis, cobre e embalagem de marmitex.

Materiais não-recicláveis:

  • Plástico e isopor: espuma, esponja de cozinha, tomadas, bandejas de plásticos, embalagens metalizadas, cabos de panela, isopor.
  • Vidro: óculos, lâmpadas, espelhos, louças, ampolas de remédios, boxes temperados, pirex, cerâmicas, para-brisa de carros, porcelanatos, tubos de tv e monitores.
  • Papel: plastificados, papel higiênico, etiquetas adesivas, papéis engordurados, papel carbono, papel parafinado, fotografias, papel celofane, bitucas de cigarros e guardanapos.
  • Metais: clips, tachinhas, latas de inseticidas, grampos, latas de solventes químicos,esponja de aço, latas de verniz.

E você sabe o que dá para vender para reciclagem? Entre os principais itens, podemos citar: papelão, plástico, ferro, cobre, alumínio, bateria, inox, pneus, entre outros. Mas, qual é a reciclagem que dá mais dinheiro? A sucata de aço é o material mais valioso na reciclagem. É utilizado em latas, automóveis, eletrodomésticos, entre outros.

Por fim, é importante ressaltar que o lixo é classificado em:

  • Lixo químico ou tóxico: embalagens de inseticidas, etc;
  • Lixo orgânico: cascas de legumes, restos de comida, etc;
  • Resíduos contaminantes: baterias e pilhas;
  • Resíduos hospitalares: seringas, ataduras, agulhas, algodão, gaze, etc;
  • Rejeitos: absorventes e guardanapos de papel sujos, lenços, fotografias, cerâmica, espelhos, etc.

Nenhum deles é reciclável.

Quais materiais posso reaproveitar para decoração?

A criatividade é o principal elemento na decoração, e na decoração sustentável, ela se torna ainda mais presente. Na hora de pensar nas ideias de reciclagem, você pode utilizar diferentes materiais, como caixas, caixotes, latas, garrafas, garrafas pets, pallets, rolhas e também móveis antigos.  

A decoração sustentável, possibilita usar objetos de maneira diferente da usual. Eles se incorporam aos diferentes estilos e deixam os ambientes muito bonitos e charmosos. Além disso, ela pode se tornar um momento divertido!

Dentre as vantagens, pode-se pensar na redução de custos, e na possibilidade de ter um ambiente com uma nova roupagem, gerando economia e benefícios para a natureza. Vejamos algumas ideias:

Caixotes de madeira

Os caixotes de madeira podem se transformar em porta-livros, nichos de paredes, estantes, fruteiras, pufes, mesa de cama, prateleiras, cabeceiras de cama ou cachepôs. Alguns cuidados ao reaproveitá-los: 

  • Limpe bem antes de levá-lo para casa;
  • Lixe bem as superfícies para remover as farpas;
  • Escolha os mais fortes e reforce a sua estrutura com parafusos para utilização como estantes ou prateleiras;
  • Para pintura, use tintas livres ou com baixos níveis de COV.

Decoração com garrafa pet

As garrafas pet podem ser personalizadas de acordo com o estilo dos ambientes. Elas podem ser transformadas em lindos vasos, baleiros, divisórias de ambientes, cestinhos multiuso, porta-trecos, flores de plástico, luminária boho, etc.

Decoração com papelão

Na decoração com papelão você pode utilizar esse material tão comum para fazer um lindo porta-bijuteria, nicho de parede para acomodar os objetos do dia-a-dia, sousplat com papelão e tecido, brinquedos, molduras, etc.

Decoração com sobras de tecido

Uma outra dica de decoração é: aproveite as sobras de tecidos e crie capas de almofadas, tapetes ou cortinas. Encape blocos de anotações, agendas ou aproveite para revestir cúpulas de abajur, etc. 

Os retalhos podem ser utilizados em quadros ou esculturas. Outra utilização dos tecidos é para o revestimento de parede. 

Decoração com potes/garrafas de vidro

A última opção na lista de ideias de  são os potes e as garrafas de vidro. Existem potes de vidro bem grossos. Estes, em particular, podem ser aproveitados como base para um lindo abajur de mesa, luminárias e organizadores. Também podem servir como armazenamento de feijão, arroz, quando pintados e decorados para essa finalidade, ou ainda como jarros ou vasos para flores.

Sustentabilidade é na Madesa

Como vimos, a Madesa se preocupa com a sustentabilidade. E, para isso, aplica muitas práticas sustentáveis, entre elas a utilização de madeira de reflorestamento em seus produtos e energia renovável em todas as suas fábricas

Mas, não paramos por aí. A Madesa ainda planta milhares de mudas de árvores, através do programa Compensação de Emissões de Carbono. Novas ações são discutidas e implantadas sempre. 

Se você também pensa nas suas próximas gerações, aproveite nossas ideias de reciclagem e continue acompanhando os conteúdos do nosso blog. Para encontrar nossos produtos, basta acessar nossa  loja virtual. Conte com a Madesa para ter uma vida sustentável. Até mais!