Você já deve ter ouvido falar sobre terapias que ajudam a melhorar o bem-estar físico, emocional e mental. Entre elas, uma bastante conhecida é a aromaterapia. Mas, apesar do nome ser comum aos ouvidos de muitos, poucos sabem, de fato, o que é aromaterapia. E esse é justamente o assunto do conteúdo de hoje. 

Nós da Madesa nos preocupamos muito com o bem-estar dos nossos clientes, desde a fabricação até a venda dos nossos móveis. Queremos que eles proporcionem conforto, beleza e aconchego, e é justamente isso que a aromaterapia também busca entregar. Então, por que não unir as duas coisas? 

Hoje, vamos conhecer essa terapia que visa proporcionar harmonia às pessoas e aos ambientes. Vamos entender, em detalhes, o que é aromaterapia, como ela funciona, quando é indicada e como pode ajudar na composição dos ambientes. Vamos lá? 

O que é aromaterapia?

A aromaterapia utiliza uma mistura de óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais que visam equilibrar as energias

A técnica recebeu esse nome em 1928, depois que o químico francês Maurice René de Gattefossé realizou uma experiência de cicatrização de uma queimadura com óleo essencial de lavanda, o que lhe chamou a atenção para dedicar mais tempo aos estudos das propriedades desses óleos.

Mas, para entender melhor o assunto, é preciso se perguntar: para que serve a aromaterapia? Segundo estudiosos dessa técnica, ela ajuda pessoas a lidar com ansiedade e insônia; amenizar dores e desconfortos e a provocar sensações relaxantes ou estimulantes. Pronto, agora você já sabe o que é aromaterapia. O que achou? 

Quando a aromaterapia é indicada?

A aromaterapia deve ser feita por um aromaterapeuta, que indica esse tipo de terapia para os seguintes casos: 

  • Desconfortos musculares;
  • Alívio nos sintomas da TPM;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Controle de queda de cabelo;
  • Ansiedade e depressão;
  • Doenças respiratórias;
  • Melhora no desenvolvimento cognitivo e concentração.

Aromaterapia funciona?

Não basta saber o que é aromaterapia. Você deve estar se perguntando, será que a aromaterapia funciona mesmo? A resposta é sim! 

Nosso cérebro reage rapidamente aos efeitos dos óleos essenciais. Dessa forma, a aromaterapia pode melhorar a qualidade de vida de toda uma família que vive em uma mesma casa, por conta da melhor energia do ambiente.

Além disso, muitas comprovações existem a respeito dos efeitos dos óleos essenciais para a saúde física e mental das pessoas. O SUS oferece a aromaterapia como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). No entanto, é importante ressaltar que ela não substitui o tratamento com remédios, apenas complementa  tratamentos e outras terapias.

E os benefícios da aromaterapia, quais são eles? Por meio dos óleos essenciais, é possível combater muitos sintomas físicos e mentais, entre eles a ansiedade e as dores de cabeça. 

Além disso, a aromaterapia para dormir propicia o relaxamento da mente e do corpo, melhorando a higiene do sono e sua qualidade. O ideal é aromatizar o ambiente com o óleo certo, uma hora antes de se deitar para dormir.

Como a aromaterapia ajuda na ambientação da casa?

Muitas pessoas gostam da sensação que o odor de determinadas plantas deixam no ambiente. Dessa forma, mais do que espalhar um cheiro bom nos ambientes, a aromaterapia utiliza os óleos essenciais – substâncias ativas – que possuem componentes químicos que atuam de maneira positiva no organismo.

Os difusores são os melhores aliados na dissipação dos aromas pelos ambientes. Você os encontra desde versões em  porcelana, que ficam colados à tomada, até os ultrassônicos, que não utilizam calor para dispersar o óleo. Há também os de varetas, cujo alcance é um pouco menor. 

A seguir, vamos ver a ação da aromaterapia nos diferentes ambientes do lar. Acompanhe!

No quarto

Dormir bem é essencial ao organismo como um todo. Assim, esse cômodo pede um aroma que promova relaxamento e ajude a dormir. A lavanda francesa é uma opção adequada, já que diminui a ansiedade, tensão e insônia. 

Manjerona, aloe vera e camomila também podem ser usados. Escolha um difusor ultrassônico já que ele traz beleza ao quarto e coloque-o sobre a cômoda. Veja alguns modelos da Madesa.

Na sala

A sala costuma ser um ambiente com interação social. Por isso, são propícios aromas cítricos, como tangerina e limão, que trazem harmonia, aconchego e alegria. Aproveite o nosso Rack Metz para TV e decore-o com o seu difusor ultrassônico.

No banheiro

Para deixar o banheiro cheiroso e bem receptivo, a aromaterapia é uma boa aposta. Invista nos óleos de capim-limão, menta, e melaleuca. Aqui você pode utilizar os difusores de vareta e, claro, velas aromáticas, aproveitando uma estante escada Madesa, bem original. Vem conferir!

Na cozinha

Este é o espaço mais apreciado por todos da família, e por nós da Madesa também. Aqui, podemos apostar nos aromas de temperos, como alecrim, orégano, manjericão e canela, que deixam o ambiente ainda mais agradável. A mesa de jantar retangular com tampo de madeira Madesa, oferece espaço para colocar um recipiente com a mistura desses aromas, que também vai integrar a decoração do ambiente. Confira!

Como fazer aromaterapia?

A técnica da aromaterapia utiliza aroma natural de óleos essenciais extraídos das plantas. Os óleos essenciais são substâncias químicas puras e concentradas, extraídas da folha, caule, fruto, raízes e flores. A indicação para o uso da aromaterapia em casa é sempre através de difusor de ambiente ou um aromatizador

Como já falamos, existem modelos elétricos ou à base de velas e de varetas. Outras utilizações possíveis são por inalações, banhos terapêuticos e massagens, mas todas necessitam da orientação do profissional aromaterapeuta especializado.

Óleos essenciais mais utilizados

  • Lavanda: melhora o sono e controla a pressão sanguínea;
  • Laranja: relaxa e diminui a ansiedade;
  • Alecrim: estimula o raciocínio e melhora o ânimo;
  • Canela: aumenta a concentração;
  • Limão: melhora o humor e combate enjoos;
  • Eucalipto: reduz o muco e congestionamento nasal;
  • Bergamota: bom para atingir o relaxamento máximo, diminui o estresse;
  • Capim-limão: diminui os níveis de ansiedade e tensão, e ainda afasta insetos;
  • Camomila: ajuda a relaxar e a dormir;
  • Jasmim: melhora o humor e traz mais positividade e otimismo.

Madesa: esteja bem na sua casa!

Gostou de saber o que é aromaterapia? Com ela você harmoniza as energias do lar e proporciona bem-estar à família. E o melhor de tudo é que você pode integrar os difusores, aromatizadores e velas aromáticas na decoração de sua casa, aproveitando os móveis e espaços de decoração que ficarão ainda mais elegantes e funcionais. 

Então, continue acompanhando os conteúdos do blog e vá muito além de saber o que é aromaterapia. Por aqui, estamos sempre trazendo conteúdos para deixar a sua casa do jeitinho que você sempre sonhou, regada de boas energias e com uma decoração apaixonante!