A cozinha é um ambiente acolhedor que serve para reunir a família, amigos e preparar refeições incríveis. Além disso, pode ser um cômodo de conforto para quem ama cozinhar ou mesmo para aqueles que só preparam o básico. Mas, para quem vai planejar ou reformar a cozinha, quais são as tendências para 2023?

Em resumo, a moda da vez inclui o uso de revestimentos naturais (pedra de verdade, por exemplo), móveis mais coloridos e fuga do lugar comum na escolha dos acessórios.

Quer conhecer todos os detalhes sobre as mudanças mais esperadas para 7 partes da cozinha em 2023? Então, acompanhe as dicas e tendências que destacamos aqui.

Quais são as principais tendências para a cozinha em 2023?

Conhecida como um espaço de relaxamento para quem tem o hábito de cozinhar, ou como o pesadelo de quem não curte usar as panelas, a cozinha é um cômodo essencial em qualquer lar. 

Independentemente da preferência, vale a pena investir em móveis e decorações de qualidade para ter um espaço confortável, atual e que tenha tudo o que precisa quando for usá-lo.

Nesse sentido, conheça as tendências para cozinhas em 2023, pelo menos no que diz respeito aos revestimentos, móveis, eletrodomésticos e outros componentes.

Revestimentos

Para o ano de 2023 as cozinhas vão acompanhar uma tendência mais naturalista nos revestimentos. Desse modo, a ideia é que se use pedras naturais, mármore, granito, ardósia, concreto e cimento, tanto nos pisos quanto nas paredes e bancadas.

Os revestimentos também vão fugir do lugar comum. Assim, eles não precisam necessariamente ser todos da mesma cor. Ou seja, na hora de fazer a escolha de azulejos, ladrilhos e pedras, vale usar a criatividade para montar um ambiente confortável e descolado.

Outra ideia bem em alta neste ano é a presença de paredes de tijolos expostos, principalmente para quem quer dar um ar industrial ao cômodo.

Móveis

A partir de 2023, a cozinha toda branca dos “pés à cabeça” deixa de ser uma tendência. Com isso, surge espaço para equilibrar detalhes amadeirados junto à mobília clara, numa combinação chamada de serendipity.

Outro detalhe interessante é que as cores dos móveis para cozinha voltam a explorar tons escuros de madeira que contrastam muito bem com acessórios e utensílios nas cores preta e aço inox.

Além disso, móveis com cores vivas, principalmente em tons de azul, vermelho e verde, podem ganhar destaque. Nesse sentido, eles podem aparecer tanto em pequenas partes da marcenaria quanto ser a cor predominante.

Por fim, não podemos esquecer que o estilo total black se estabelece nas cozinhas. Longe de ser mórbido ou algo do tipo, esse tom dá um ar contemporâneo aos móveis e pode ser usado como elemento principal do cômodo.

Eletrodomésticos

Quando o assunto é a presença dos eletrodomésticos, duas cores são predominantes, conforme dito antes, o aço inoxidável e o preto fosco

A tendência para as cozinhas projetadas em 2023 é que elas possuem muitos utensílios nessas cores. O primeiro porque é um material resistente e que combina bem com vários tipos de mobília.

O segundo porque a cor preta está em alta tanto na mobília quanto na decoração. Portanto, ter eletrodomésticos combinando com essa orientação será um acerto neste ano.

Um pouco menos frequentes, mas ainda assim importantes, muitos projetos estão considerando colocar eletros em suas versões retrô. Muitas vezes as cores das geladeiras, micro-ondas, fornos e outros são vibrantes e, por isso, combinam com marcenarias mais sóbrias. 

Leia também: Aproveite o espaço da sua cozinha com nichos para forno e micro-ondas.

Ambientes compactos

Apesar da cozinha com bancada, no melhor estilo americano ainda ser uma queridinha, muitas casas e apartamentos não possuem espaço suficiente para esse tipo de mobiliário.

Com a diminuição das áreas para colocar balcões, bancadas e utensílios de cozinha, cada vez mais as versões compactas ganham destaque. Na esteira disso, ambientes compactos e planejados com móveis que se encaixam perfeitamente é uma tendência para as cozinhas em 2023.

Para se adequar ao espaço diminuto, é interessante investir em eletrodomésticos que sejam 2 em 1 e comprar acessórios que realmente serão necessários. Aqui, já não se usa mais todos os tipos de eletroportáteis que existem no mercado e sim uma proposta minimalista, só com o básico.

Armários aéreos

Outra área da cozinha que está passando por mudanças é a presença de armários aéreos, pelo menos do jeito que conhecemos. Para 2023, uma tendência que está crescendo é o uso de nichos, prateleiras e estantes para substituir os blocos de balcões superiores.

Esse tipo de estrutura aberta pode ser combinado ou não de armários aéreos com portas de vidro. Sendo assim, como você pode observar, a ideia é deixar tudo à mostra, sem esconder a bagunça dentro da mobília.

Aliás, para que tudo fique mais exposto, é importante que seja mantida alguma organização. Afinal, essas estruturas novas dão a cara para a cozinha.

Leia também: Motivos para ter um balcão porta-temperos na sua cozinha.

Decorações

Com o cômodo recebendo móveis mais coloridos e com detalhes, como estantes e nichos, para 2023, a tendência é que a decoração seja um pouco mais minimalista.

Ela pode aparecer em pontos estratégicos: nas prateleiras, pequenos objetos que façam sentido ou até mesmo integrada ao projeto de revestimento de paredes, pisos e bancadas.

Além disso, a ideia é que se use materiais mais rústicos fazendo um contraponto com a marcenaria mais “certinha”.

Na iluminação, por exemplo, o LED aparece tanto como iluminação principal quanto nos detalhes sob os armários aéreos. As luminárias pendentes sobre bancadas e ilhas também ganham força.

Conceito aberto

O modelo de cozinha aberta e integrada a outros cômodos como a sala de jantar e sala de estar que era tendência nos anos anteriores parece perder força em 2023. Os novos projetos de marcenaria já consideram separar a área de preparo dos alimentos do restante da casa.

Isso se deve por dois motivos principais:

  • Não espalhar a gordura presente na cozinha para o restante da residência;
  • Evitar mostrar a bagunça do cômodo, especialmente depois de receber várias pessoas para uma refeição.

Acabamentos e detalhes

Para concluir, os acabamentos e detalhes das cozinhas também estão sendo revitalizados neste ano. Nesse sentido, gavetas e portas de armários recebem aditivos de tecnologia, com sistemas elétricos para abertura e fechamento.

Mas, para quem acredita que esse tipo de novidade não é necessária, ainda existem outras tendências que já surgiram em anos anteriores e que seguem vivas. Um exemplo disso são as gavetas com corrediças telescópicas, que facilitam a abertura e as portas de balcões com amortecimento para abrir e fechar com suavidade.

Em relação aos puxadores, muitos projetos minimalistas estão incluindo este acabamento na própria marcenaria. Outra tendência é colocá-los na mesma cor dos móveis para cozinha.

Qual das tendências acima você vai aplicar na sua cozinha em 2023?

Seja qual for a tendência para cozinha do ano de 2023 que você vai implementar no seu espaço, a Madesa tem uma linha completa de móveis para ajudar a compor um novo visual.

Nesse sentido, as cozinhas planejadas são perfeitas. Com isso, você tem a possibilidade de adaptar cada módulo no local disponível da sua cozinha, e pode aproveitar para decorar como preferir – deixando o ambiente bem personalizado.

Além disso, o Blog Madesa está sempre publicando novidades quando o assunto é decoração, mobília e bem-estar dentro de casa. Fique de olho e não perca nenhuma atualização!