Renovar a casa é uma delícia, não é? E a boa notícia é que você não precisa se dedicar a uma grande reforma para revitalizar o ambiente: uma parede colorida já é capaz de transformar completamente a estética de um cômodo, criando pontos focais e destacando ainda mais os móveis.

Além disso, as cores podem mudar a atmosfera local, despertando diferentes sensações e interferindo até mesmo no nosso humor. É disso que trata a psicologia das cores, e há muitos estudos que comprovam a relação entre esses estímulos visuais e respostas cognitivas, como uma maior concentração ou tranquilidade.

Para falar sobre esse assunto, preparei este texto! Continue a leitura e veja como revitalizar sua decoração com uma parede colorida e, ainda, confira 5 ideias para inspirar o seu projeto!

Como escolher a cor certa para a parede ao combinar com móveis Madesa

Considerar a estética dos móveis, pensar na influência da iluminação natural sobre a percepção dos tons, testar diferentes cores, buscar inspirações em tendências e levar em conta as sensações que cada cor desperta: entenda essas dicas para acertar na sua parede colorida!

Considere o estilo e as cores dos móveis

Harmonizar as cores das paredes com o estilo e a paleta de cores dos móveis é muito importante para criar um ambiente coeso e esteticamente agradável. A escolha certa de cores pode realçar a mobília e destacar seus objetos decorativos.

Por exemplo, móveis brancos ganham protagonismo em um ambiente com paredes em tons de cinza-escuro ou cores mais vivas. O contrário também acontece: móveis escuros podem ficar com uma estética totalmente realçada quando dispostos contra paredes em tons mais claros.

Quanto ao estilo, leve em conta que móveis mais clássicos combinam mais com tons sóbrios. Isso não significa que você não possa explorar diferentes cores, mas tente apostar nas tonalidades mais fechadas dentro de uma mesma paleta.

Observe se há iluminação natural

Outro ponto a considerar é a quantidade e a qualidade da luz natural no ambiente, pois isso afeta a forma como as cores são percebidas, influenciando a atmosfera e o visual geral.

Em ambientes com menos luz natural, escolher tons mais claros para as paredes é uma boa estratégia. Cores como cinza-claro, amarelo e azul-turquesa podem ajudar a refletir a luz disponível, tornando o espaço mais luminoso e com aparência de arejado.

Em áreas com abundante luz natural, por outro lado, há mais flexibilidade na escolha de cores mais escuras para as paredes. Azul-marinho, verde-escuro ou tons de carvão podem ser explorados para criar um contraste elegante.

Teste cores antes

A aparência das cores pode mudar ao longo do dia devido à variação na intensidade e na temperatura da luz natural. O que parece agradável durante o dia pode não ser tão atraente à noite.

Por isso, vale muito a pena testar várias amostras de cores em diferentes horários para ter uma visão mais abrangente de como elas se comportam. Ao testá-las, você pode avaliar como elas interagem com os móveis existentes e outros elementos de decoração no espaço.

Inspire-se em tendências de decoração

Essa é, provavelmente, a parte mais gostosa de um novo projeto decorativo: colher inspirações! Visite sites especializados com galerias de fotos, dicas de design e informações sobre as últimas tendências em design de interiores.

Alguns sites até permitem que você simule diferentes cores em um ambiente semelhante ao seu, facilitando a escolha de esquemas de tons que se adequem ao seu espaço.

Além disso, plataformas como Instagram, Pinterest e Houzz são excelentes fontes de inspiração visual. 

Nessas buscas, tenha atenção às tendências do momento. Nos últimos anos, os alaranjados, terracota e os tons de azul-verde ficaram em alta, por exemplo. Pesquise as cores em voga e considere como elas podem se integrar ao seu estilo pessoal e aos seus móveis Madesa.

Porém, não faça dessas tendências uma regra absoluta. Muitas vezes, a combinação de cores pode criar um espaço que seja verdadeiramente seu. Solte a criatividade e siga suas preferências para criar um projeto totalmente personalizado!

Pense na sensação que você deseja no ambiente

Como dissemos lá em cima, a seleção de cores influencia diretamente o clima e a atmosfera do espaço, com impactos nas sensações e na experiência geral de uma pessoa dentro do ambiente.

É legal levar isso em conta na hora de investir na sua parede colorida, combinando cada cor e as sensações a ela associadas com o espaço da casa mais adequado. Veja só o que cada tonalidade desperta:

  • Cores suaves e tons neutros, como azul-claro, verde suave ou variações de cinza, têm o poder de criar uma atmosfera tranquila e relaxante;
  • Cores vibrantes, como amarelo, laranja ou vermelho, são conhecidas por estimular a energia e a criatividade, o que é ótimo para ter uma atmosfera dinâmica e inspiradora em espaços de trabalho;
  • Tons mais frios, como azul e verde-escuro, são associados à concentração e tranquilidade mental, caindo bem em escritórios e cantos de estudo;
  • Cores quentes e tons terrosos, como marrom, bege e terracota, podem criar uma sensação de aconchego e acolhimento. Essas cores são ideais para áreas de convívio, salas de estar e quartos;
  • Cores escuras, como cinza-escuro, azul-marinho ou verde profundo adicionam um toque de elegância, além de promover ares de vastidão e imponência.

5 ideias de parede colorida para te inspirar

Agora que você já viu algumas dicas gerais para colocar cores nas suas paredes, veja só 5 ideias para inspirar seu projeto!

1 – Revitalize o escritório com parede azul vibrante

A escolha de uma parede azul vibrante no escritório é uma excelente maneira de estimular a produtividade e o foco. Tons de azul, como o cobalto ou o azul-turquesa, são conhecidos por promover um ambiente calmo e concentrado. Combine a parede azul com um kit de estante branca para criar um contraste elegante e trazer mais equilíbrio ao espaço de trabalho.

Escritório da cliente @estante_da_bruna 
Cliente Madesa: @estante_da_bruna 

2 – Renove a iluminação com parede amarela no escritório

A cor amarela é associada à estimulação da criatividade e à energia. Uma parede dessa cor no escritório pode trazer vitalidade e iluminar o ambiente, especialmente em espaços com pouca luz natural.

Combine a parede colorida com escrivaninhas de design moderno e adicione algumas plantas internas para criar um ambiente inspirador e cheio de vida, favorecendo a produtividade.

Escrivaninha Madesa
Escrivaninha Madesa

3 – Experimente a parede metade branca, metade verde menta na sala 

A tendência de pintar as paredes em duas cores traz frescor e leveza à sala. Você pode apostar em degradês com diferentes tons de uma mesma paleta de cores ou investir no contraste, por exemplo, de uma parede metade branca e metade verde menta (ou outra cor bem viva).

Essa escolha destaca os móveis de uma forma única. Na sala, uma dica é complementar o projeto com uma estante escada estilosa. Com a parede bicolor, ela cria um visual moderno e dinâmico.

Estante escada branca
Estante escada branca

4 – Crie um espaço glamoroso com a parede vermelha

A cor vermelha é uma escolha ousada e glamourosa. Ela pode criar um ponto focal em um quarto ou closet, especialmente ao redor de uma penteadeira camarim. Certifique-se de equilibrar a intensidade do vermelho com elementos de decoração e iluminação mais suaves, deixando o ambiente sofisticado.

Penteadeira camarim branca
Penteadeira Para Quarto Madesa

5 – Transforme sua sala de estar com tons de verde

Os tons de verde são uma escolha certeira para a sala de estar, pois ajudam a estabelecer em um ambiente tranquilo e relaxante, perfeito para o descanso e o convívio com pessoas queridas.

Experimente diferentes tonalidades, como verde-claro, escuro ou esmeralda, combinado com móveis elegantes, como o rack Cancun. Adicione elementos naturais, como plantas, para criar uma atmosfera calmante e orgânica.

parede colorida na sala de @paulacbohn
#ClienteMadesa: @paulacbohn

Transforme sua casa!

Diante desta leitura, você viu que a escolha de uma parede colorida não é apenas sobre adicionar pigmento a um espaço, mas sim sobre criar uma experiência única e personalizada. As cores mudam completamente o clima de um ambiente e são aquele elemento-chave para o sucesso do seu projeto decorativo.

Aproveite para explorar as opções de móveis que complementam suas escolhas de cores. Navegue pelo site Madesa e conte com quem é referência no mercado!