Pode não parecer, mas a cozinha é um dos cômodos mais importante da casa. É o lugar de preparo das refeições e também de convivência. Por isso, ela merece uma atenção especial na hora de planejar a decoração de cozinha.

É importante pensar em todos os detalhes na hora de começar a decorar o espaço, principalmente se a cozinha for pequena. Saiba que um cômodo compacto exige um pouco mais de cuidado.

Por isso, para ajudar você nesta transformação, nós preparamos um conteúdo completo com dicas indispensáveis de decoração. Acompanhe o conteúdo até o final!

Você também pode ler: Tendências para cozinha 2023: 7 lugares para aplicar as mudanças

Como fazer a decoração de cozinha e economizar?

Linha Acordes Madesa

Quando iniciamos um projeto de reforma, é certo que vamos ter uns gastos a mais no orçamento. No entanto, existem algumas dicas que vão ajudar a montar uma decoração sofisticada e em conta. Confira a seguir!

Faça um planejamento

Ao começar a pensar na decoração da sua casa, uma das principais etapas que não pode faltar no projeto é o planejamento. Esse é o momento onde você vai definir orçamento, estilo do ambiente, entre outros pontos essenciais.

Pense em todos os detalhes, o que você deseja mudar, qual material usar, espaços disponíveis, entre outros. Assim, é possível evitar desperdícios durante a execução da reforma da sua cozinha.

Feito todo o planejamento, você pode seguir para os próximos passos e iniciar seu projeto de decoração.

Pesquise por inspirações

Depois de montar o seu planejamento, definido ideias e estilos, é hora de começar a pesquisar por inspirações de cozinha decorada.

Lembre-se que neste momento, você deve considerar as necessidades e preferências dos frequentadores do espaço. Existem variados modelos para se inspirar e começar a decoração.

No Pinterest, é possível encontrar uma variedade de opções, onde você pode visualizar a sua cozinha simples. Basta criar sua conta para ter acesso aos recursos dessa rede social.

Invista na decoração funcional

Pense o quanto um ambiente funcional traz infinitos benefícios na hora dos afazeres. E neste cômodo, toda praticidade é bem-vinda.

Por exemplo, uma decoração com tinta lousa é bastante recomendada para o ambiente. Ela oferece praticidade na hora de lembrar suas principais atividades do dia, pois a parede pode receber desenhos ou escrita com giz. Apesar de ter um estilo vintage, essa ideia deixa seu ambiente moderno e bastante funcional. 

Lembre-se que para garantir a funcionalidade do espaço, a mobília precisa ser considerada. Aposte em móveis planejados, que atendam às suas necessidades, principalmente na hora de preparar as refeições. 

Os demais itens podem ser pensados mais futuramente, a dica é começar pelo básico e o essencial, para depois continuar complementando. 

Torne seus eletrodomésticos em novos

Linha Agata Madesa
Linha Agata Madesa

Comprar eletrodomésticos pode ser um gasto a mais e um tanto desnecessário. Muitos desses itens estão funcionando perfeitamente, apenas sua aparência está um pouco desgastada.

O ideal é investir em adesivos para encapar os seus eletrodomésticos, seja fogão, geladeira e outros itens. Saiba que essa prática tem se tornado bastante comum na hora de reformar a cozinha.

Existem adesivos de diversas estampas, seja colorida ou minimalista, conforme a preferência de cada pessoa. Escolhendo o ideal, você garante eletrodomésticos novinhos na hora sua decoração.

Use prateleiras na decoração de cozinha

Caso você precise de mais espaço para organizar seus itens, como louças, temperos e até mesmo alimentos, as prateleiras são super econômicas e funcionais. 

Essa é uma solução inteligente, que pode ser instalada sobre a pia ou no espaço que achar melhor. Dessa forma, você consegue aproveitar bem as paredes da cozinha. Opte pelos seguintes tipos:

  • Prateleira vazada;
  • Prateleira flutuante;
  • Prateleira com haste de metal;
  • Nichos como prateleira.

A escolha vai depender bastante do estilo do ambiente, além das necessidades dos frequentadores.

Pense nos itens decorativos básicos

Na hora de decorar a sua cozinha, o básico é essencial para esse cômodo. Isso porque você consegue garantir uma decoração simples, porém confortável a todos os moradores de casa.

Por isso, invista em quadros decorativos, iluminação simples e moderna, como ponto de luz ou um estilo mais industrial. Evite exageros nesse cômodo, tornando-o mais funcional e acolhedor.

Escolha a iluminação

A iluminação é um dos pontos que recebe menos atenção nos projetos de decoração de cozinha. Contudo, saiba que ele faz toda diferença na hora de deixar o cômodo confortável.

Por isso, invista na iluminação do ambiente, podendo ter uma luz direcionada, que destaque determinado ponto. Esse modelo é indicado para quem deseja ter uma cozinha mais intimista.

Existem outros modelos também, como iluminação aberta, que deixa o ambiente mais confortável e acolhedor para a família.

Quais os benefícios de ter uma cozinha funcional?

Linha Glamy Madesa
Linha Glamy Madesa

A cozinha é um cômodo que requer praticidade durante o dia a dia, pois é onde você prepara as refeições diárias ou até mesmo consome os alimentos. E um ambiente funcional beneficia você de diversas formas: 

  • Fácil organização dos itens;
  • Maior conforto;
  • Facilidade na hora de preparar as refeições;
  • Possibilidade de personalização.

A decoração de cozinha simples pode exigir um pouco mais de atenção dos demais cômodos. Com as dicas recomendadas, você consegue garantir um ambiente confortável e sofisticado da melhor forma.
Então, coloque essas dicas em prática para reformar sua cozinha. Esperamos que você tenha curtido este conteúdo. Continue aprendendo aqui sobre o assunto, conhecendo a cozinha Agata da Dani.