A sala de estar é um espaço central da nossa casa, onde relaxamos e convivemos com nossos amigos e familiares. Além disso, costuma ser a primeira parte da casa que apresentamos às visitas. Então, vale a pena deixá-la bem aconchegante e estilosa, não é? Um bom projeto de decoração para sala de estar faz toda a diferença.

O melhor é que, com algumas dicas simples, inspiração e um pouco de criatividade, você pode deixar a sua sala digna de uma revista de design de interiores! Por isso, preparamos este texto com macetes que vão desde a escolha da paleta de cores, do estilo de decoração e da aquisição de bons móveis, até os detalhes na iluminação e nas paredes. Continue a leitura e confira!

Decoração de sala de estar

Dicas para decoração a sala de estar 

Independentemente se você tem uma sala de estar pequena ou grande, as 7 dicas abaixo certamente ajudarão a deixá-la coesa e cheia de estilo. Veja!

Defina (ou combine) os estilos

Certificar-se de que o ambiente reflita a sua personalidade fará toda a diferença no seu projeto de decoração. Quanto mais “a sua cara”, mais você gostará da aparência final do ambiente. Tudo começa com a escolha do estilo de decoração: você quer uma sala mais moderna, mais rústica ou mais romântica e clássica?

Se você tiver interesse em mais de uma tendência, não há a necessidade de se comprometer apenas com uma, e o legal de combinar estilos é que você terá como resultado um visual único. Porém, tente estabelecer um esquema geral para manter a coerência no design. 

Por exemplo, se você gosta do charme rústico, mas quer uma casa moderna, pode ser uma boa unir cores quentes, como terracota e marrom, com móveis intercalados entre madeira mal-acabada e peças de ferro.

Outra forma de combinar estilos é entrar de cabeça no maximalismo, uma supertendência cuja única regra é misturar tudo o que você quiser no mesmo espaço, mesmo que sejam elementos de estilo, texturas, estampas ou cores diferentes. O resultado, por incrível que pareça, forma uma unidade de estilo, além de refletir ousadia e gerar sensação de aconchego. 

Escolha a cor do ambiente

A escolha da paleta de cores é uma das maiores responsáveis pela atmosfera do ambiente. Ela vai ser muito guiada pelo estilo desejado para a sala de estar decorada. Veja alguns exemplos de composições:

  • salas mais modernas combinam com tons sóbrios como preto, cinza e branco; 
  • uma decoração vintage permite a junção de cores mais vivas, como azul, amarelo e roxo;
  • para um visual clássico e atemporal, tons neutros como branco, cinza e bege são excelentes escolhas;
  • se você quer um toque de sofisticação, adicione cores ricas como azul-marinho ou verde-esmeralda.

Lembre-se de criar harmonia na paleta de cores. Use cores complementares e pequenas mudanças de tons para adicionar profundidade ao ambiente.

Selecione móveis confortáveis

Os móveis contribuem com o projeto de decoração da sala de estar, mas, principalmente, devem ser funcionais. Então, na hora de escolher, valorize o conforto e a qualidade dos materiais. Conferir definições técnicas e avaliações de outros compradores pode não ser tão divertido como olhar inspirações estéticas no Pinterest, mas é essencial.

Quanto ao visual, uma dica legal é evitar jogos completos de móveis. Antigamente, era comum adquirir conjuntos de sofás e poltronas com o mesmo design e cores. Agora, a tendência do design de interiores é escolher peças que se complementem, mas não sejam idênticas.

Outra dica, essa para espaços pequenos, é escolher peças que possam ser multifuncionais. Por exemplo, mesas encaixáveis ou puffs que possam ser usados como assentos ou como apoio lateral para um livro ou uma bandeja. 

Instale uma iluminação adequada

O projeto de iluminação é aquele toque-extra na decoração da sala de estar. Com ele, você consegue criar uma atmosfera ainda mais acolhedora e relaxante. Algumas opções são:

  • luminárias de teto — elas fornecem iluminação geral. Use lâmpadas com diferentes intensidades para ajustar a atmosfera conforme necessário;
  • lâmpadas de mesa — são ideais para leitura e iluminação direcional. Escolha modelos que complementem a decoração;
  • iluminação de destaque — use spots ou barras de LED embutidas para destacar elementos decorativos, como quadros, prateleiras ou plantas.
Iluminação de sala de estar

Use as paredes para dar vida ao ambiente

Deixar as paredes vazias pode comprometer todo o seu projeto de decoração. Se há um ambiente da casa que “pede” itens decorativos, é a sala de estar. Quadros, espelhos, prateleiras, nichos, macramé e outros elementos nas paredes adicionam uma outra camada ao estilo do espaço.

Escolha cortinas apropriadas

As cortinas desempenham um papel importante na decoração e na funcionalidade da sala de estar. Elas são úteis para adicionar mais privacidade ao ambiente e também para reduzir a luminosidade para a hora de relaxar em frente à TV. Opte por cores e estilos que combinem com o restante da sala. 

Quanto ao comprimento, as mais longas ficam muito elegantes na sala de estar. Outra dica é usar modelos que tenham uma base mais pesada, o que confere um caimento melhor e contribui com a vedação de luz. 

Use plantas de interior

Por fim, as plantas de interior são uma supertendência e dão um toque final que certamente chamará a sua atenção, proporcionando vida e frescor ao ambiente. Além disso, elas costumam ter preços bem acessíveis, então, é um recurso com excelente custo-benefício para o seu projeto.

Escolha espécies de plantas adequadas para o ambiente interno, ou seja, as que precisam de luminosidade mas não gostam da exposição direta ao sol. Há várias: alocasia, jiboia, costela-de-adão, zamioculca, ficus e muitas outras. Coloque-as em prateleiras ou suportes de parede, sobre o rack ou, as maiores, no chão ao lado da porta ou do painel de TV. 

Quais são os móveis essenciais da sala de estar?

Agora que você já sabe como decorar a sala de estar, confira uma lista de móveis essenciais para deixá-la funcional!

Sofá

O sofá é o coração da sala, por isso, a dica é sempre comprar o melhor modelo que você puder no momento. Se não puder gastar muito em seu projeto de decoração, economize com os demais móveis e dê preferência para um bom sofá, com acabamento resistente e estofado confortável. 

Existem vários estilos e tamanhos de sofás para escolher, como os seccionais, sofás-cama, chesterfields e muito mais. Para torná-lo mais confortável e atraente, adicione almofadas, mantas e outros acessórios que reflitam sua personalidade e complementem a decoração da sala.

Rack 

Considere suas necessidades de armazenamento ao escolher um rack. Se você tem muitos aparelhos eletrônicos, opte por um rack com prateleiras e compartimentos adequados. Personalize seu rack com organizadores, cestas ou decorações que reflitam sua personalidade e a estética da sala.

Rack preto para sala de estar

Painel

Um painel de TV é uma escolha elegante e funcional para montar a televisão na parede. Um dos principais benefícios é ocultar cabos e fios, deixando a aparência da sala mais organizada. Use o espaço ao redor do painel para adicionar prateleiras flutuantes, arte de parede e iluminação embutida.

Painel para TV até 55 Polegadas Rustic

Estante

Se você tem muitos livros ou objetos decorativos, a estante é uma ótima aquisição. Existem as abertas e as que têm portas, essas impedem a exposição dos itens armazenados, o que pode ser ruim caso você queira deixá-los à mostra, mas têm a vantagem de conservá-los melhor. 

Estante Escada para Livros com 4 Prateleiras Branca

Aparador

O aparador é uma peça versátil na sala de estar, que oferece armazenamento e superfície adicional. Utilize o aparador como um bar, uma superfície de apoio na entrada ou uma área para exibição de objetos decorativos e até mesmo um cantinho do café, adicionando um toque de sofisticação ao espaço.

Aparador Buffet Cantinho do Café com Pés  Palitos 2 Portas Preto 

Tenha uma sala estilosa e acolhedora

Com as dicas que você viu neste texto, seu projeto de decoração de sala de estar vai ficar superestiloso! E o melhor: além de adicionar beleza à sua casa, você terá um ambiente de descanso aconchegante e funcional.

Comece seu projeto passeando pela nossa seção de sala de estar!