Se você quer trazer mais personalidade com um toque pessoal à decoração do seu espaço, que tal resgatar fotografias antigas, imprimir algumas ou até mesmo investir em uma câmera fotográfica e fazer novas fotos?

O importante é tornar o cômodo mais aconchegante, divertido e repleto de lembranças de bons momentos. 

Pensando nisso, nós da Madesa, separamos alguns modelos de murais de fotos com diferentes estilos e gostos, que funcionam para decorar a sala, o escritório, o quarto, a varanda e onde mais você quiser. Confira!

Inspire-se com estas sugestões de murais de fotos

Existem diversos modelos de murais de fotos, que podem ser montados de diferentes maneiras, criando assim, uma decoração exclusiva.

O mais interessante em fazer o seu próprio mural é poder participar de todo o processo: escolher as fotografias que mais têm relação com você e suas vivências, e decidir que tipo de montagem ficará melhor.

Veja alguns modelos inspiradores.

Colagens aleatórias

O modelo de mural mais fácil de todos: colagem de fotos de forma aleatória.

Claro que a montagem desse painel não precisa ser assim tão aleatória — você pode selecionar apenas fotografias preto em branco, somente coloridas, de um mesmo tamanho ou de tamanhos diferentes. 

O interessante nesse jeito de criar um painel é que ele proporciona mais liberdade na hora de montá-lo, já que não existe nenhuma técnica envolvida.

Cole suas fotos com fitas ou durex e onde você quiser, especialmente se você pretende deixar a sua decoração com uma pegada mais informal. 

Fotos em molduras

Se você quer trazer uma decoração mais formal, organizada e padronizada, a melhor escolha pode ser criar um mural de fotos emolduradas. 

Selecione apenas algumas fotos (várias fotos de um mesmo momento ou com uma mesma paleta de cores, por exemplo), escolha um mesmo estilo de moldura ou, para deixar o ambiente mais dinâmico e alegre, vale molduras coloridas com acabamentos diferentes.

Ah, e não esqueça de acrescentar um vidro para proteger as suas fotos. 

Talvez para esse tipo de decoração você precise ampliar algumas fotos, então, opte por fotografias com uma boa resolução e escolha qual ambiente da sua casa será decorado.

Esse tipo de mural funciona superbem como ponto focal em uma sala ou quarto. 

Cordão de luz

Para acrescentar um toque mais charmoso ao espaço, que tal montar um mural de fotos em cordões de luz?

Pode ser até mesmo aqueles pisca-piscas de Natal, minilanternas japonesas ou qualquer outro modelo de pequenas luzes. Pendure as fotos com um cordão ou pregadores.

O interessante é que você não vai precisar gastar muito com esse mural, pode variar nas suas fotografias e ainda terá mais uma fonte de luz no ambiente.

O melhor lugar da casa para esse tipo de decoração é o quarto, principalmente se a intenção também for acrescentar jovialidade ao lugar. 

Fotografias no varal

Esse modelo lembra um pouco o estilo de mural feito com cordão de luz, mas é um pouco diferente, já que nesse estilo não há o cordão de luz e sim, um simples varal com as fotografias.

Você também pode incluir, entre uma fotografia e outra, algum tipo de recorte fofo e alegre, como: corações, frases em post-it e até mesmo ramos de flores de plástico.

Para dar ainda mais a sensação de varal, basta prender as fotos com pequenos pregadores.

Vale ressaltar, que esse modelo de mural é uma decoração mais divertida, o que significa que fica muito interessante em quartos de crianças e adolescentes.

Então, esse é um bom momento para incluí-los no processo de criação. 

Molduras de fitas coloridas

Se você quiser criar um mural de fotos com um estilo mais alternativo, por que não emoldurar suas fotos com fitas coloridas?

Escolha alguns modelos diferentes, com padronagens variadas, brilhos e cores, e deixe a criatividade rolar solta. 

Não se esqueça de marcar as posições das fotos e quanto de fita vai precisar usar.

Considere criar molduras diferentes, misturando estilos variados de fitas ou sobrepondo umas às outras para obter molduras com formatos geométricos ou mesmo combinando as cores das fitas com a paleta de tons das fotos. 

Mural na grade

Outra forma de criar um mural de fotos é usando como base uma grade ou mural armado. Essa é uma ótima sugestão para decorar escritórios ou ambientes de estudo.

Além disso, quanto maior for o tamanho da grade, mais fotos ou anotações importantes poderão ser adicionadas. 

Pendure na parede perto da escrivaninha ou escolha aqueles modelos que podem ser apoiados na própria mesa e, se achar que uma grade não é suficiente, coloque outra e crie uma decoração única. 

Parede de fotos

A nossa última sugestão para um mural de fotos é para quem deseja causar impacto com a decoração: com uma parede inteira de fotografias.

Pode parecer extravagante, porém, se combinado com as molduras certas e outros itens de decoração entre as fotos, o mural pode ficar incrível!

Para criar esse efeito de caos organizado, misture algumas fotografias pessoais com obras e pinturas.

Analise qual a temática você deseja seguir e adicione outros itens, como: vinis antigos, palhetas, pôsteres, molduras vazias, entre outros objetos que você possa prender ou pendurar à parede.

Siga a mesma temática, crie um design e brinque com o layout. 

Considere alguns pontos e capriche no seu mural

Não se esqueça de prestar atenção em alguns pontos antes de criar o seu mural em casa, como:

  • onde você vai montar o seu mural de fotos — sala, varanda, quarto, escritório;
  • criar uma harmonia entre as fotografias escolhidas — selecione as fotos por cores, temática, lugar onde a foto foi tirada etc.;
  • incluir outros itens para tornar o seu mural mais interessante ou até mesmo funcional, como os modelos de cordão de luz ou com base em grade. 

Gostou do conteúdo? Para ler mais sobre esse tema ou receber dicas para tornar sua casa cada vez mais completa, continue acompanhando as publicações no Blog Madesa.