Desde a pandemia, as buscas sobre dicas de decoração aumentaram muito. E não é à toa, já que o tempo a mais em casa nos últimos anos fez com que as ideias fluíssem e a vontade de transformar os espaços ficasse maior. Nesse sentido, a cor de parede para sala é uma questão comum que pretendemos abordar no decorrer do conteúdo.

Trocar os móveis de lugar, comprar novos objetos decorativos, mudar a cor das paredes ou investir em soluções caseiras são as alternativas mais procuradas por quem quer deixar a decoração do ambiente mais harmoniosa, confortável e com personalidade.

Hoje, separamos para você dicas incríveis do uso de cor de parede para sala com tendências e as mais variadas composições que vão destacar seu espaço e transformar seu lar. Acompanhe!

Qual a importância da cor de parede para sala?

As cores por si só podem inspirar e provocar as mais diversas emoções. Na decoração, isso não é diferente. Por isso, a escolha correta da cor de parede para sala influencia a experiência nesse ambiente e estimula nossos sentidos, que pode encorajar o relaxamento, o trabalho, o divertimento ou o movimento.

Para iniciar uma boa composição de ambiente que envolve a cor de parede para sala e decoração, considere quatro pontos fundamentais: harmonia, funcionalidade, composição e ergonomia.

Inspirações com tendências

Para ajudar a inspirar você na escolha das cores que combinam com a sala, separamos algumas técnicas relativamente simples que dão um novo ar para o ambiente. E claro, com exemplos e composições reais. Confira abaixo:

A divertida decoração colorida

É comum, em termos de decoração, que as pessoas pensem em ambientes apenas com variações básicas de branco, preto ou nude. Porém, as possibilidades que as cores proporcionam nas composições tem o impacto de sair do óbvio e garantem beleza e sofisticação aos mais diversos tipos de decoração.

A composição utilizando uma cor de parede para sala descontraída, proporciona um ambiente com sensação de amplitude quando composto com os móveis adequados e com objetos bem distribuídos.

Ousar e trazer cor ao ambiente pode rejuvenescer o espaço e tornar muito mais aconchegante.
O monocromático é um modelo bastante adotado por pessoas que preferem uma decoração minimalista. Para complementar, o uso de espelhos também pode ser um grande aliado.

A beleza da pintura de meia parede

Essa tendência veio com força no universo da decoração dos últimos tempos. Inspirada nos antigos painéis de madeira, a pintura de meia parede ganhou novas composições e formatos na decoração do ambiente.

Além de simples e barata de fazer, basta escolher bem a cor de parede de sala. Use a criatividade com duas ou três cores, variações de tons também são interessantes. Para toques mais sóbrios e minimalistas, opte por cores neutras como escalas de cinza ou azul.

Esta opção de cor de parede para sala de jantar combina também para a cozinha, principalmente se ela tiver móveis de madeira ou com linhas minimalistas, garantindo ainda mais destaque para a decoração. Aposte na pintura de meia parede para compor outros ambientes, como quartos e escritórios.

Composições geométricas: uma tendência!

A alegria e espontaneidade expressada pela aplicação de composições geométricas no ambiente é uma escolha assertiva para definir a cor de parede para sala de TV e quartos descolados.

Os móveis, objetos de decoração e a pintura da parede compartilham características mais acentuadas e funcionam bem se forem usados de forma complementar. A pintura geométrica como adorno é uma tendência que exemplifica essa indicação. Com ela, você pode dar mais personalidade ao espaço e criar um item de decoração por si só.

Na Madesa você se inspira

Se você quer saber mais sobre cores, confira nossas matérias exclusivas sobre o uso do tom amarelo na decoração e o azul, cor tendência dos últimos anos.

E aí, ajudamos você a se inspirar? Continue acompanhando as principais tendências de cor de parede para sala e outras dicas de decoração no nosso Blog!