A nossa casa é uma extensão da nossa personalidade, é o lugar onde ficamos 100% à vontade para sermos nós mesmos. Para crianças e adolescentes, esse lugar seguro normalmente é o próprio quarto. Por isso, vale a pena deixar esse cantinho ainda mais especial para os pequenos. Para ajudar nesta tarefa, preparamos um guia sobre quarto de menina.

Neste texto, mostraremos como deixar o quarto funcional e aconchegante, por exemplo, com o uso de iluminação embutida. Além disso, falaremos um pouco sobre as cores e temas de decoração que podem agradar à sua pequena. Continue a leitura para conferir as dicas!

Quais cores usar no quarto de menina?

Há muitas opções de decoração para quarto de menina. É possível apostar nos tradicionais cor-de-rosa, lilás e amarelo, ou investir em paredes em tons pastéis suaves e deixar os toques de cor para os móveis e objetos.

Outra ideia legal é fazer o inverso: investir em móveis mais neutros e usar papel de parede para quarto de menina e deixar o espaço totalmente temático. Por exemplo, com estampas de figuras espaciais para as pequenas astronautas ou castelos e arco-íris para as que sonham em ser princesas.

Se é um quarto de menina adolescente, a dica de ouro é perguntar quais cores ela deseja. Essa é uma fase de afirmação da própria identidade e, mais do que nunca, ela vai querer que esse ambiente reflita a sua personalidade.

Nesse caso, as opções são ainda mais versáteis e podemos deixar um pouco de lado o clássico cor-de-rosa. Afinal, na adolescência, as meninas já têm gostos bem particulares e não precisamos mais ser tão generalistas. Sua filha pode adorar azul ou roxo, por exemplo.

Seja qual for a cor escolhida, o importante é aproveitar os recursos decorativos para deixar o quarto mais aconchegante para a pequena moradora. 

Quarto completo Madesa

Dicas para montar um quarto de menina completo

Montar um quarto completo confortável e bonito vai além de pintar as paredes de uma cor diferente. Temos que pensar em funcionalidade, objetos de decoração, iluminação e móveis que atendam às necessidades da sua filha. Separamos algumas dicas, dê uma olhada!

Escolha um tema

Ao criar um espaço que reflita os gostos da criança, ela se sentirá mais conectada ao ambiente e desenvolverá um senso de pertencimento, vendo o quarto como um lugar de conforto e segurança. 

A dica novamente é perguntar diretamente o que ela mais gosta. Se estamos falando de um quarto de uma menina mais nova, observe com quais temas e personagens ela costuma se empolgar mais ao assistir filmes e desenhos: dinossauros, balões, fadas, sereia, floresta, ursinhos… Há muitas opções!

Posicione os móveis adequadamente

Depois de decidir a estética do quarto, é hora de pensar em funcionalidade. Tudo começa com a disposição estratégica dos móveis para otimizar o espaço disponível e garantir um fluxo suave de movimento. 

Agora, planeje o posicionamento de modo que haja menos riscos de tropeços e quedas. Também é importante deixar espaços vazios para, depois, colocar tapetes e deixar a criança brincar no chão com mais conforto.

Se o espaço é pequeno, pense em um layout mais verticalizado, com armários fixos nas paredes ao redor e acima da cama ou berço. Também vale a pena investir em nichos e prateleiras para otimizar a organização e liberar mais espaço.

Estante escada com prateleiras 

Crie um espaço para criatividade e estudo

Como crianças e adolescentes veem o próprio quarto como um “universo particular”, é importante que o ambiente não seja só dedicado ao sono. Monte um cantinho de estudos ou de atividades artísticas, a depender da idade da sua filha.

Para isso, basta providenciar uma mesa espaçosa ou escrivaninha e um lugar confortável para sentar, que pode ser uma cadeira, puffs ou almofadas. Nesse cantinho, forneça material para a sua pequena desenvolver suas ideias, como livros, cadernos, jogos e caixas organizadoras com materiais de arte.

Para as crianças maiores e adolescentes, também é legal reservar um espaço para o autocuidado. Que tal uma penteadeira completa? Sua filha certamente vai gostar.

Penteadeira e escrivaninha branca

Use móveis que facilitem na organização

Mesmo o quarto mais bonito do mundo perde seu charme se estiver muito desorganizado. Por isso, invista em diferentes móveis para acomodar todas as roupas, objetos e brinquedos da sua filha. Alguns móveis essenciais para a organização são:

Lembre-se de incentivar a autonomia na organização desde cedo. Isso vale para meninas e meninos: é legal estabelecer um cronograma de arrumação e mostrar aos pequenos como eles podem participar ativamente do cuidado com os seus pertences, estabelecendo tarefas de organização e limpeza de acordo com a idade.

Utilize a iluminação adequada

A maneira como o quarto é iluminado pode afetar o humor, o conforto e a funcionalidade do espaço. Existem muitas opções para otimizar seu projeto de iluminação: luminárias de teto, um abajur temático ao lado da cama e luzes decorativas.

As barras de led, por exemplo, são superversáteis! Você pode colocá-las sobre a penteadeira, na mesa de estudos e nas prateleiras. Além de melhorarem a visibilidade ao longo do dia, elas fornecem uma luz noturna que pode agradar sua pequena na hora de dormir. 

Escolha roupas de cama e cortinas aconchegantes

A seleção de roupas de cama e cortinas que complementam o tema das paredes é fundamental para criar uma atmosfera alegre e aconchegante. Se a decoração do quarto de menina segue um tema específico, procure um enxoval com cores e estampas que se relacionem com ele.

Adicione travesseiros decorativos e almofadas para deixar a cama ainda mais confortável e divertida. Importante: para bebês, não se esqueça de escolher edredons e lençóis hipoalergénicos e de textura suave.

Inclua espelhos

Para dar o toque final ao quarto, instale um espelho grande. Esse item é muito importante no quarto e vai muito além da vaidade: ele também é uma ferramenta de autoconhecimento. 

Você já ouviu falar nos quartos montessorianos? Neles, o espelho tem papel de destaque, sendo acompanhado de barras de apoio para que o bebê possa desenvolver a coordenação motora e construir sua autopercepção. 

Mas atenção: coloque o espelho de maneira segura para evitar que a criança se machuque. Certifique-se de fixá-lo muito bem à parede ou usar espelhos de acrílico, que é um material menos delicado do que o vidro.

Se o objetivo é otimizar o espaço das paredes, você pode escolher um guarda-roupas com espelho: existem modelos assim tanto para armários infantis como juvenis.

Guarda-roupas com espelho

Envolva a criança e seja flexível 

Ao permitir que sua pequena participe ativamente das decisões sobre a decoração do quarto, você a incentivará a expressar sua personalidade e interesses desde cedo. Essa participação ajuda a desenvolver autoestima e autoconfiança, sem contar que o resultado certamente vai agradá-la muito mais.

Conforme ela for crescendo, lembre-se de manter a flexibilidade para mudanças de decoração, às vezes até radicais. Afinal, nossos gostos mudam bastante da infância para a adolescência e não há por que o quarto não acompanhar as diferentes fases da sua filha.

Dê asas à criatividade!

Neste texto, você conferiu algumas dicas gerais para decorar um quarto de menina aconchegante e funcional. Vimos as vantagens de investir em iluminação embutida, montar um cantinho de estudos e cuidar do posicionamento dos móveis para deixar o ambiente mais organizado.

Quanto às cores, objetos de decoração e temas, há mil e uma possibilidades. O mais importante é refletir ao máximo os gostos e interesses da sua pequena. 

E, se ela já tiver idade para participar, não deixe de aproveitar esse projeto como uma oportunidade de fortalecer laços. Essa é uma ótima atividade familiar para compartilhar momentos divertidos e criar um cantinho especial para a criança.

Aproveite e chame a sua pequena para ver nossos móveis de quarto!