Não é novidade que usufruir de um cantinho organizado para os estudos é mega importante – considerando o aumento da produtividade e, de bônus, a possibilidade de sentir aquela sensação de bem-estar. É mesmo tudo de bom, concorda? 

Temos a necessidade de contar com ambientes adequados para os momentos de maior concentração, pois não é possível desenvolver uma boa qualidade nos estudos se você estiver deitado na cama ou sentado de forma desconfortável no sofá. Até poderia fazer o teste, mas o seu desempenho não seria, nem de longe, parecido.

Por esse motivo, você merece um espaço só seu, que destaque a sua personalidade e imprima o melhor do seu estilo. E é desse cantinho de estudos que estamos falando. Um ambiente propício para estudar, que seja bem decorado e com a disposição dos móveis certos.

Se você ficou tentado a se inspirar com a gente, não perca a seleção de dicas que a Madesa preparou.

Leia também: 3 aplicativos de organização para facilitar a sua rotina.

Como fazer um canto de estudos?

Para auxiliar na concentração, e te deixar focado nas demandas, a organização e a qualidade dos móveis é fator chave. E esse processo de escolha pode ser bem mais fácil do que parece, sabia?

Seguindo o passo a passo abaixo – que apresenta os detalhes de todas as etapas do planejamento de um bom cantinho de estudos, como a definição do cômodo, a organização dos móveis e itens necessários – você consegue criar o espaço perfeito para as suas tarefas. 

Então, para dar um up na sua motivação e lidar bem com os conteúdos, acompanhe os benefícios que um canto de estudos simples tem a oferecer.

Escolha um local da casa

É bem importante que você defina, primeiramente, o local que vai comportar o seu canto de estudos. O ideal é que o espaço tenha capacidade suficiente para acomodar todos os móveis necessários – sem comprometer a circulação.

Dê preferência para um ambiente calmo e sem distrações. Isso vai auxiliar muito na sua privacidade, pois as atividades poderão ser feitas, na medida do possível, sem interferências por parte dos demais moradores da casa.

Defina um móvel apenas para estudar

Para fazer uma escolha bem acertada, já tenha uma boa noção da quantidade de pertences e itens de estudo que você vai precisar. Com isso em mente, a definição do móvel ideal fica muito facilitada e você garante que o seu espaço conte com móveis práticos e funcionais para a sua rotina de estudos.

Outro fator de extrema importância é em relação à ergonomia, ou seja, avalie suas necessidades e defina as funcionalidades indispensáveis de cada móvel, de modo a não prejudicar a sua postura. 

Mantenha o canto de estudos organizado

Como já mencionamos, a organização sempre será um ponto-chave para o sucesso da sua produtividade. O espaço de armazenamento é essencial para que você consiga estabelecer uma ordem de prioridade das suas demandas. 

Utilize, da melhor forma possível, o espaço interno do seu móvel. Deixe os pertences que você utiliza com maior frequência bem à mão. Mantenha as gavetas sempre em ordem, para não se atrapalhar e perder tempo na hora de achar algum item importante.  

Use um mural para fazer anotações

Livre-se logo das pendências. Para que a organização e a produtividade se mantenham alinhadas, um mural de anotações pode funcionar muito bem. Isso porque a questão visual favorece muito a nossa atenção, no sentido de conseguir estabelecer um grau de prioridade adequado para cada tarefa.

Assim, você evita aqueles contratempos ou, ainda, eventuais esquecimentos. Faça um checklist diário e vá pontuando o que precisa ser feito com antecedência para evitar apertos nos trabalhos importantes. 

Tenha uma boa iluminação

Em algum momento, você já deve ter ouvido falar da importância da iluminação de qualidade nos ambientes. Ela tende a favorecer a nossa concentração, além de atuar de forma super positiva na decoração. 

Por isso, atente-se para as seguintes indicações, considerando o bem-estar no seu cantinho de estudos: aplicar um meio de iluminação direta sobre o material de leitura permite um melhor aproveitamento do conteúdo. 

Porém, tenha em mente que a cor mais adequada para as lâmpadas é a branca, pois possibilita manter a atenção focada na tarefa por mais tempo.

Optar por lâmpadas amarelas favorece a sensação de relaxamento, o que pode prejudicar seu desempenho. Agora, com relação ao posicionamento a fim de evitar sombras, coloque a luminária do lado oposto àquele que você utiliza para escrever.

Como montar uma parede de estudos?

Está lembrado do mural de anotações? Então, vamos reforçar um ponto aqui: montar uma parede de estudos para potencializar a produtividade é essencial. As suas anotações precisam ficar visíveis, tanto para não perder os prazos, como para saber o que já foi feito, o que está sendo feito e o que ainda deverá ser realizado. 

Dica de ouro: a sua parede pode ficar ainda mais organizada e atrativa com o uso de painéis, cartolinas, papéis e post-its. Use a criatividade na criação da sua parede e deixe seu espaço com a sua cara.

Como organizar um cantinho de estudos para as crianças?

Para as crianças conseguirem manter o foco, é essencial contar com um espaço que venha ao encontro dos interesses dos pequenos. E saiba que tudo isso pode se tornar uma tarefa divertida, personalizando o cantinho ao máximo e deixando-o bem convidativo. 

Considerando a ideia de que a hora dos estudos pode, e deve, ser um momento atrativo para as crianças, trouxemos algumas dicas para auxiliar no planejamento e escolha dos itens corretos.

Veja as sugestões que chamam a atenção dos pequeninos e ajudam a tornar a hora de estudos mais especial.

Decoração

Para deixar o canto de estudos com a cara da criançada, a decoração conta bastante. Decore com itens que façam sentido para o ambiente. Lembrando que os pequenos podem participar dessa etapa também. Assim, eles têm a oportunidade de sugerir e dar dicas de cores e objetos que mais amam.

Painéis

Como forma de auxiliar na organização, os painéis são ótimos aliados. Você pode complementar com elementos que despertem a atenção da criançada, como post-its coloridos, grampinhos para fixar recados.

Essa é uma boa forma de gerar um certo gatilho, auxiliando a manter o foco nas tarefas e, automaticamente, proporcionar o envolvimento da criançada.

Brinquedos

E se engana quem pensa que os brinquedos não podem estar presentes em um cantinho de estudos para as crianças. Muito pelo contrário, eles se tornam uma forma de potencializar o engajamento. 

Afinal, quem não gosta de um ambiente bem decorado com aqueles itens bonitos de encher os olhos? Vamos combinar que dá até um ânimo a mais nessas horas de foco. 

Conforto

Além de toda a parte estética, não esqueça do conforto. Para que os pequenos possam se manter concentrados por mais tempo, é importante que o espaço tenha móveis confortáveis e que deem conta de armazenar, com tranquilidade, todos os itens necessários. 

Como decorar uma sala de estudos?

A sala de estudos deve ser pensada de modo a promover o foco e a concentração, certo? Definir uma paleta de cores que venha ao encontro desses objetivos também é super válido – evidenciando os objetivos e as sensações desejadas no espaço. 

Um exemplo, aqui, são as cores vibrantes, que tendem a despertar a criatividade, trazendo um ar mais descontraído. Mas, atenção, tenha sempre em mente as suas prioridades, pois cada cor tem um significado e pode nos trazer diferentes sentimentos – influenciando diretamente o nosso cérebro. 

Além disso, a decoração de uma sala de estudos precisa ser funcional e garantir conforto. Você pode decorar com objetos que evidenciem a sua identidade e gostos pessoais. 

O legal mesmo é que esse cantinho tenha a sua cara e desperte energias positivas, muito foco e concentração.  

Tudo isso aliado a bons móveis, que sejam práticos e funcionais e, desse assunto, pode deixar que a Madesa entende e dá conta do recado. 

Que tal aproveitar a semana dos melhores descontos de Black Friday. Acesse a Loja Madesa.com e confira os produtos que precisam fazer parte do seu cantinho de estudos aí na sua casa. 

São inúmeras opções de móveis para criar o ambiente perfeito, e tem para todos os gostos. Vai ser difícil não se encantar!