Você também sente que as tarefas estão se acumulando? No fim do dia, parece que você não conseguiu dar conta de nada? Saber como organizar a rotina doméstica é extremamente importante para evitar essa situação.

Assim, fica muito mais fácil se focar no que realmente é importante, dando conta de todas as demandas, sem acabar o dia na exaustão. Para lhe ajudar, separamos várias dicas importantes. Confira!

Como organizar a rotina doméstica?

Algumas dicas simples podem ser introduzidas no seu dia a dia, tornando-se hábitos capazes de transformar a sua rotina.

1. Planeje a sua semana

Ter o hábito de planejar a sua semana é algo que você precisa incluir na sua rotina. Assim, é mais fácil reduzir o estresse cotidiano e focar sua ação no que realmente importa. Além disso, as atividades planejadas têm muito mais chances de serem concluídas.

Você pode fazer esse planejamento em um bullet journal, uma agenda, um planner ou até um aplicativo de organização. O importante é incluir tudo o que precisa ser feito no dia, por ordem de prioridade – ou seja, começando com as tarefas mais importantes e terminando com as menos urgentes (que podem ser alocadas em outro dia, caso lhe falte tempo).

É claro que esse planejamento deve ser realista, considerando o que você realmente conseguirá fazer. Assim, é mais fácil visualizar as tarefas urgentes e focar sua atenção nelas, evitando perder tempo com outras de pouca importância.

2. Estabeleça metas diárias

Estabelecer pequenas metas diárias ajuda você a se manter animado e produtivo. Podem ser metas simples, como conseguir realizar X tarefas urgentes, arrumar a cama todos os dias da semana, entre outros.

O foco aqui acaba sendo no processo e não tanto no resultado final, ajudando a se cobrar menos e a entender que, em alguns dias, é normal você ser menos produtivo do que em outros.

3. Levante as atividades que precisam ser feitas

Fica difícil planejar a semana se você não sabe o que precisa fazer, não é? Por isso, antes de começar o seu planejamento, levante tudo o que precisará ser feito, como: lavar a roupa, limpar os vidros, fazer compras, lavar o banheiro e limpar a cozinha.

A partir de então, comece a dividir essas atividades no seu planejamento semanal. Você pode até criar uma rotina fixa, como lavar roupa toda quinta-feira.

4. Monte um menu para a semana

Cozinhar é algo que demanda tempo e disposição – e fica ainda mais difícil se você precisa decidir o que fazer em cima da hora. Uma ideia para evitar esse estresse mental é criar um menu para a semana.

Dessa maneira, você consegue se planejar melhor até na hora de ir ao supermercado, pois já saberá o que precisará comprar e em quais quantidades, evitando gastos excessivos.

Se você não consegue cozinhar todos os dias, pode tirar algumas horas do final de semana para preparar as refeições e deixá-las congeladas em marmitas.

5. Crie um calendário das atividades

Existem algumas atividades que precisam ser feitas todos os dias. Outras, podem ser feitas a cada 15 dias ou 1 mês. Entender esses pontos e se planejar para eles é muito importante.

Por exemplo, todos os dias, você pode estabelecer como ações: arrumar a cama, organizar a roupa, passar pano no chão, lavar a louça, tirar o pó dos móveis e cuidar das refeições.

Todas as semanas, você pode faxinar a casa, limpar janelas e vidros, trocar a roupa de cama e toalhas, lavar roupa e limpar o banheiro.

A cada 15 dias, limpar o forno e micro-ondas, limpar a geladeira e retirar o filtro do ar condicionado ou, ainda, realizar a limpeza dos ventiladores de teto.

A cada mês, limpar os armários da despensa, limpar as estantes com livros ou outros objetos, higienizar os guarda-roupas etc.

É claro que essas são só sugestões – e você deve pensar no que funciona para sua rotina e sua família.

6. Divida as tarefas

Para não se sobrecarregar, é importante incluir todos os familiares no processo. Afinal, todos precisam contribuir para a manutenção da casa, a não ser que você more sozinho.

Ao dividir as tarefas, você faz com que todos os membros da família entendam a importância delas (e o trabalho que dão) e passem a valorizar melhor esse quesito.

A melhor maneira de fazer essa divisão é prestando atenção no tempo que cada atividade demanda e na habilidade de cada pessoa. Se um membro da família adora cozinhar, ele pode ficar com essa função, enquanto outro ficará responsável pela limpeza dos banheiros, por exemplo, que toma bastante tempo e energia.

As crianças, a partir dos 8 anos, também já podem começar a ajudar em tarefas pontuais, como pôr e tirar a mesa, pendurar roupas em varais de chão ou ligar a máquina de lavar. Já os mais velhos podem ficar responsáveis por lavar a louça, tirar o pó e colocar a própria roupa para lavar.

O cuidado com os filhos também deve ser revezado entre os pais, para que ambos tenham tempo para si e para seus hobbies.

7. Atenção ao home office

Quem está fazendo home office também precisa organizar a sua rotina para não trabalhar além da conta. Uma forma de fazer isso é começar a criar rituais de início e encerramento, para que seu cérebro entenda que o momento de trabalhar acabou. Por exemplo, desligar o computador ou trocar de roupa (uma mais formal para o trabalho e outra aconchegante para o descanso).

Quem tem um horário mais flexível, pode pensar em quais horários é possível encaixar algumas atividades domésticas, como lavar louça ou colocar a roupa para lavar. E não se esqueça de criar pequenas pausas para simular os momentos no escritório e não sobrecarregar a mente.

8. Dilua a faxina pesada

Se você não tem um dia em que sobre tempo para fazer a faxina mais pesada, que tal diluir as atividades ao longo da semana? Assim, você pode escolher um cômodo por vez para fazer o trabalho mais pesado.

Por exemplo, de manhã você pode passar pano na casa e, no fim da tarde de segunda-feira, lavar o banheiro. Na terça, pode ser dia de higienizar a cozinha e, na quarta, de limpar os vidros. Assim é possível dar conta de tudo, sem se sobrecarregar.

9. Crie atividades diárias para organizar a cozinha

A cozinha é, sem dúvida, uma das áreas da casa que mais exige cuidados para se manter limpa e arrumada. Se você tiver o hábito de realizar algumas tarefas diariamente, o esforço será menor.

Algumas atividades são imprescindíveis e devem ser feitas todos os dias, como lavar a louça, passar pano no chão, limpar o fogão após cozinhar e tirar o lixo.

Além disso, você pode criar o hábito de separar um dia da semana para descartar as sobras e alimentos vencidos, higienizar frutas e verduras e arrumar a geladeira, por exemplo.

10. Programe as atividades para o próximo dia

Antes de ir se deitar, você pode programar algumas atividades para o próximo dia – o que ajuda você a dormir um pouco mais e ter uma manhã menos agitada.

Por exemplo, você pode colocar a mesa do café da manhã antes de ir dormir (organizando os pratos, xícaras e talheres), montar duas bandejas com os produtos que serão oferecidos no café e também planejar o dia seguinte, deixando tudo o que você precisa a postos.

11. Inclua os exercícios físicos na sua rotina

Aproveite que está organizando a rotina doméstica e organize também a sua vida pessoal. Se você nunca tem tempo para fazer exercícios físicos, coloque-os na sua lista de tarefas. Pense em quais atividades podem ser remanejadas para que sobre um tempinho na agenda.

12. Tenha um momento de lazer

Impossível manter a rotina doméstica em dia se você não tiver momentos de lazer para espairecer a mente. Aproveite para tirar algumas horinhas do seu dia ou um dia da semana para descansar e fazer algo que lhe dê prazer.

Não é preciso fazer uma grande viagem toda semana para recarregar as baterias. Você pode incluir 10 minutos de meditação, 30 minutos de leitura, separar algumas horas para aprender uma língua nova, para ouvir música, para dançar ou para fazer uma caminhada pelo seu bairro. Pense em algo que você gosta e invista nisso.

Com todas essas dicas, você já sabe como organizar a rotina doméstica? Aproveite e veja 10 dicas simples para organizar a lavanderia!

Siga a Madesa

Se você gostou desse conteúdo, que tal seguir a Madesa no Facebook e no Instagram? Assim, você fica por dentro de todas as novidades do blog e recebe em primeira mão as promoções exclusivas da nossa loja oficial!