As cidades estão crescendo e os espaços diminuindo cada vez mais, seja em imóveis residenciais ou até mesmo comerciais. Essa situação nos impõe limitações na hora de planejar um ambiente, mas podemos contar com uma grande aliada para superar esse desafio: a otimização de espaço.

Quer aprender como fazer um ótimo aproveitamento de espaço no seu lar? Então siga a leitura!

O que é otimização de espaço?

A otimização de espaço nada mais é do que pensar na distribuição de móveis e objetos decorativos de um modo que aproveite ao máximo o espaço disponível no ambiente. Além disso, otimizar um espaço ajuda a trazer mais funcionalidade e praticidade para o seu cotidiano.

Um ambiente, seja do tamanho que for, precisa ser aconchegante, funcional e emanar boas energias a quem convive nele. O segredo está na proporção das coisas e no saber aproveitar os espaços.

Como otimizar os espaços da casa?

Agora que você já entendeu o que significa otimizar espaços, confira 5 dicas valiosas para aproveitar melhor os ambientes do seu lar.

1. Aproveite o espaço vertical

Decorar e organizar não significa somente dispor as coisas no chão. O aproveitamento dos espaços verticais é uma das mais preciosas dicas de otimização de espaço para aplicar em ambientes pequenos. Prateleiras, nichos, ganchos e tudo mais que pode ser usado como suporte é muito bem-vindo.

As plantas também entram nessa! Você pode pendurá-las na parede e no teto ou colocá-las em prateleiras. Além de decorar, elas trazem mais vida e harmonia para os ambientes.

Outra ideia interessante são as texturas em paredes, pinturas geométricas ou até mesmo azulejos diferenciados, que agregam muita personalidade ao ambiente.

2. Evite acúmulos

Sabe aquele monte de coisas velhas que você nem lembra de onde surgiu? Não precisa guardar. O acúmulo excessivo de objetos acaba ocupando uma coisa que usuários de locais pequenos não tem: espaço.

Olhar para todos os seus pertences e fazer uma avaliação do que é necessário ou não é a melhor forma de se organizar. Vire tudo de cabeça para o ar e faça uma limpa criteriosa na sua casa.

3. Pense na iluminação

As luzes, além de não ocuparem quase nada de espaço e serem ótimas para decoração e ambientação, são capazes de despertar inúmeras sensações e emoções.

Letreiros neon, janelas que se transformam conforme a luz natural e iluminação embutida são algumas das alternativas super possíveis para incrementar pequenos espaços.

4. Invista no conceito aberto

Se você ainda estiver construindo sua casa ou começando a planejar uma reforma, uma ótima ideia de otimização de espaço é apostar no conceito aberto.

Integrando os ambientes mais sociais (como a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar), é possível trazer uma sensação de amplitude para o lar, já que a ausência de paredes deixa o ambiente mais leve.

5. Aposte em móveis modulados e multifuncionais

De nada adianta comprar um móvel incrível se o ambiente não o comportar, certo? É fato que, para quem vive em um local pequeno, a melhor alternativa é investir em móveis pensados especialmente para o ambiente.

No entanto, os móveis planejados acabam não encaixando no orçamento de muitas pessoas. Se esse é o seu caso, não precisa se preocupar! Móveis modulados cumprem a mesma função, são mais baratos e podem ser adaptados para a sua realidade.

A possibilidade de utilizar módulos garante mais diversidade e liberdade na disposição dos móveis. Uma compra assertiva acaba compensando, pois, além de garantir um aproveitamento melhor de espaço, traz mais funcionalidade para o dia a dia.

Conheça a Madesa

E aí, gostou de aprender mais sobre otimização de espaço? Então, não perca tempo e siga a Madesa no Instagram e no Facebook para não ficar de fora das novidades do nosso blog. Aproveite também para conferir as promoções imperdíveis da nossa loja oficial.