Uma cozinha escura pode causar muito desconforto na hora de preparar suas refeições, não é mesmo? 

Por isso, se você não conta com luz natural de qualidade, vai adorar conhecer a iluminação zenital. Caso seja a primeira vez que você escuta o termo, saiba que ela pode transformar sua cozinha (ou ambiente que escolher aplicá-la) completamente. 

Há muitas variedades de lâmpadas, efeitos luminotécnicos, pendentes e apetrechos com luzes artificiais. No entanto, compreender as técnicas para um ambiente ficar mais claro sem precisar recorrer à energia elétrica é uma ótima alternativa para o lar.

Com essa prática, você pode otimizar a cozinha, economizar dinheiro, colaborar para o desenvolvimento sustentável, ajudar na preservação ambiental, além de deixar o local mais agradável sem grandes esforços. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é iluminação zenital?

Na arquitetura, o termo zenital vem de “zênite”, ou seja: algo que vem de cima, o ponto ou grau mais alto e o que está em culminância. Desta maneira, iluminação zenital é o nome dado à  técnica de utilizar a luz natural nos ambientes, por meio de aberturas no teto. 

O ângulo zenital é a orientação solar que indica de onde vem a luz natural para aquela área. Vale destacar que esse tipo de efeito é útil tanto para deixar a cozinha mais funcional, quanto para aperfeiçoar o estilo decorativo de um cômodo. 

Com esse aproveitamento da luz do sol, você consegue deixar a claridade mais uniforme e aconchegante nos interiores. 

Além das casas, a iluminação zenital é uma saída muito utilizada em projetos de construção de shoppings, museus, fábricas etc. Com essa solução criativa, fica mais fácil driblar a falta de luminosidade, tanto em áreas amplas, quanto em espaços reduzidos. 

As aberturas zenitais são produzidas com materiais como: vidro, acrílico ou policarbonato, aproveitando um revestimento com estruturas de madeira ou em metal. Dessa forma, também evita o excesso de luz solar no imóvel. Claro, oferecendo todo um charme ao espaço.

Vantagens da iluminação zenital 

No momento de planejar a iluminação zenital, é importante ter cautela e fazer esse procedimento com um profissional. Se o projeto estiver mal estruturado, ocorre o superaquecimento do ambiente, prejudicando móveis e ocasionando até mesmo pontos de infiltração de água. 

Fora isso, acaba sendo desconfortável permanecer em um local com muito calor, não é mesmo? Por isso, acompanhe a seguir os benefícios da iluminação zenital:

Aproveitar a luz natural

Como não poderia ser diferente, a primeira vantagem de usar a iluminação zenital é diminuir o uso da luz artificial no período de sol. Essa iluminação natural é um recurso fundamental para manter a edificação mais eco-friendly.  

Poupar energia elétrica

Por consequência, com a redução dos gastos com energia elétrica, sua conta de luz virá muito menor. Assim, aproveitar os raios solares é a melhor maneira de não precisar manter muitas lâmpadas acesas para ter uma cozinha iluminada. 

Ilustrando a economia, uma lâmpada fluorescente acesa consegue gastar R$1,44 a cada 8h, em média. Colocando na ponta do lápis, a inlu

Garantir ventilação local

Em locais fechados, o ar frio costuma se concentrar no chão, já o ar quente fica perto do teto. A iluminação zenital atua no comportamento próprio da ventilação. Assim, abrindo espaços no teto, permite a melhor circulação no cômodo e faz com que o acúmulo de ar quente saia pelas aberturas superiores. 

Com essa dinâmica, você não precisa utilizar o ar-condicionado ou o ventilador com tanta frequência durante os dias mais ensolarados.

Melhorar a saúde

A exposição à luz natural faz com que a saúde e qualidade de vida melhorem significativamente. Ao receber iluminação solar, os seres humanos aceleram a produção de vitamina D, fundamental para o funcionamento correto do organismo. 

Além disso, estar em ambientes com mais presença da natureza aumenta o bom humor,  trazendo vitalidade para a pele e para os olhos. Os ossos ainda são fortalecidos, devido ao estímulo da produção hormonal. 

Preservar o meio ambiente

Outro ponto para realçar aqui, é a colaboração para a sustentabilidade do meio ambiente. Quando se usa luz artificial, também é possível contribuir para o esgotamento dos recursos naturais. 

Logo, uma consequência ainda mais grave é a potencialização do aquecimento global.

A casa sustentável, além de ser uma tendência, é uma forma de fazer sua parte pelo bem do planeta.

Como você viu, a iluminação zenital oferece vários benefícios para o lar, a natureza e para quem usufrui desses  efeitos positivos. Para ajudar você na decisão de investir  neste projeto, confira, no próximo tópico, as partes que podem vir a ser negativas.

Desvantagens da iluminação zenital 

Um dos fatores que pode não ser tão prático, é a necessidade de maior cuidado com essas aberturas zenitais para evitar problemas. Saiba que, antes de fazer a reforma de cozinha, a metragem total  precisa ser observada. Sempre deve-se respeitar o limite de 10% a 15% da área com abertura zenital. Agora, entenda melhor os contras. 

Necessidade de manutenção frequente

Como a sujeira pode acumular nos revestimentos e prejudicar a iluminação no interior do cômodo, a consequência é precisar fazer a manutenção periódica. Além de ser esteticamente desagradável, também pode atrapalhar a passagem da claridade.

Possível dificuldade para acesso 

Compreendendo que é importante manter as aberturas zenitais sempre limpas, a pergunta que pode surgir é sobre a dificuldade para alcançar o telhado e fazer uma higienização constante. Por isso, saiba que é importante ter escadas por perto nesse momento. 

Excesso de luminosidade no ambiente 

Caso o dia esteja muito ensolarado, ou até mesmo o espaço seja mal projetado, pode ocorrer o excesso de luz no cômodo. Para exemplificar: o uso de telhas transparentes em locais como o quarto, onde geralmente temos nosso momento de sono, pode atrapalhar o bem-estar tão buscado naquele ambiente.

Gastos com materiais e mão de obra

Outro ponto negativo é que, por ser uma implementação que precisa de materiais e mão de obra específicos, seu valor costuma ser mais caro em comparação aos projetos tradicionais. 

Se você não vê problemas em alcançar o teto para a limpeza das peças de iluminação zenital e os demais tópicos que trouxemos, vale a pena saber mais sobre o tema!

Acompanhe como a instalação é feita:

Como implementar a iluminação zenital na cozinha?

A melhor parte é entender  como usar essa estratégia para deixar sua casa muito mais agradável e iluminada. Então, aprenda as técnicas utilizadas pelos arquitetos para iluminar uma cozinha mais escura. 

Acerte nas cores escolhidas

As cores para cozinha fazem toda a diferença ao utilizar uma iluminação zenital. Com paredes nos tons de branco, bege-suave, gelo e cores bem claras, é possível ter a sensação de amplitude e deixar a cozinha com o efeito de maior claridade.  

Use armários de cozinha claros 

Os armários de cozinha claros funcionam com a mesma proposta das pinturas de parede, já que ajudam na hora de ter uma cozinha bem iluminada. O branco reflete a luz natural e permite que o cômodo fique com mais iluminação. 

Tenha claraboias

As claraboias são aberturas feitas no teto para que a luz do sol entre. Ela é feita com uma estrutura transparente, chamada de domo. Você encontra esse objeto em 3 formatos: circular, quadrado e triangular. Pode ser feito de acrílico, vidro ou policarbonato.

Também existe a claraboia tubular, sendo um tubo que liga o telhado com o teto do ambiente, ajudando na iluminação direta. 

Invista no Shed

Para ter o resultado esperado, o telhado precisa apresentar o formato de dentes de serra, com inclinação e verticalidade em vidro. Costuma ser muito usada em galpões e fábricas, por exemplo, por funcionar muito bem. Também é interessante usar caixilhos para ter melhor ventilação e radiação solar. 

Teste as telhas translúcidas

A telha translúcida costuma ser feita sob medida. Em geral, ela é de fibras de acrílico, vidro, policarbonato ou, até mesmo, de garrafa pet, em uma proposta mais artesanal de Faça Você Mesmo. Porém, é importante dosar o uso, já que essas telhas apresentam maior aquecimento.

Além disso, outras soluções para uma cozinha sem iluminação natural podem ser: usar lustres, ter luzes de LED nos armários e cantos, escolher um pendente para bancada de cozinha etc.

Agora você já sabe tudo que precisa sobre a iluminação zenital. Então, fuja da cozinha escura e aproveite todas as opções de incidência solar com os truques para ter um lar ainda mais confortável.
Se você gostou desse conteúdo, vai amar a elegância e modernidade da cozinha Nice da Madesa.